Qual o melhor horário para praticar Yoga? Prós e contras de cada período

Leitura: 5 min

Manhã, tarde ou noite? Afinal, qual seria o melhor horário para praticar Yoga?

Hoje em dia é muito comum a buscar por respostas exatas e diretas mas, infelizmente, essa não é uma pergunta fácil de responder. Isso acontece pois o horário que você pratica Yoga vai depender de uma série de fatores e, além disso, é muito individual.

Yoga é uma prática pessoal em todos os sentidos, dessa forma, não há uma resposta única para essa pergunta. Todavia, cada horário do dia oferece diferentes benefícios, e é interessante analisá-los e ver o que melhor se adequa à sua realidade.

Qual o melhor horário para praticar Yoga? Veja os prós e contras.

Embora não haja uma hora específica ideal para praticar Yoga, você certamente deve considerar os prós e contras de cada período. Lembrando aqui que o mais importante é a frequência, e é apenas através dela que você irá evoluir. Logo, ao escolher um horário, considere cuidadosamente aquele que fará mais sentido para você. Confira abaixo as principais considerações que devem ser feitas:

Manhã

Tradicionalmente, o período da manhã é considerado o melhor horário para praticar Yoga. Contudo, isso não significa que seja o melhor horário para você.

Prós:

  • É a primeira parte do dia, logo, as chances de faltar são menores
  • Sua mente está clara e limpa
  • Seu corpo estará descansado
  • Define o tom para o restante do dia
  • Algumas tradições, como o Kudalini Yoga, consideram as “Horas Ambrosiais” da manhã sagradas
  • Alguns praticantes preferem praticar em jejum, o que é mais natural a ser feito pela manhã

Contras:

  • Caso você não seja uma “pessoa da manhã”, talvez você fique muito sonolento nas primeiras horas do dia – apesar disso, o Yoga pode energizar o seu corpo, então essa aqui pode até ser uma vantagem para aqueles que querem mudar o hábito e começar a levantar cedo
  • Os músculos estão mais rígidos, e a flexibilidade e mobilidade na prática poderão ser prejudicadas. Isso pode até mesmo aumentar o riso de lesão, caso o aquecimento não seja feito de forma adequada
  • Você pode ser tentado a apertar o “soneca” ao invés de pular no seu mat de Yoga

Dentre as desvantagens para praticar de manhã, citamos a rigidez do corpo, e nessa situação sugerimos considerar o uso de um cinto de alongamento. Principalmente se você possuir músculos encurtados! O cinto irá facilitar o aprofundamento em algumas posturas, e evitará que você se lesione. E, quanto ao seu uso, vale a pena dar uma olhada nesse nosso artigo aqui que fala sobre a faixa de alongamento e como ela pode auxiliar na conquista da flexibilidade.

Horário do Almoço / Tarde

Apesar de não ser tradicionalmente considerado um horário bom para a prática, a tarde pode acabar se provando o melhor horário para a sua rotina.

Prós:

  • Fornece uma pausa durante as tarefas diárias e a chance de dar um reset na sua energia
  • Oferece algo pelo que ansiar durante o dia
  • Ajuda a limpar a mente, o que provê maior clareza para lidar com as coisas durante o final do dia
  • Caso o estúdio seja próximo do seu trabalho, pode ser mais conveniente praticar nesse horário

Contras:

  • Pode ser tentador pular o Yoga e fazer outra atividade, ou mesmo enrolar no trabalho e não conseguir praticar
  • Se a prática for intensa, você pode ficar com o corpo cansado pelo resto do dia
  • Caso pratique modalidades mais vigorosas como Ashtanga, Vinyasa Flow ou Hot Yoga, praticar no meio do dia pode não ser tão simples assim, uma vez que chuveiros e vestiários nem sempre serão acessíveis.

Se você pratica nesse horário é provável que precise carregar o seu mat no carro. Nesse caso vale a pena adquirir uma “Bolsa Porta Mat”. Ela garantirá a segurança e higiene do seu tapetinho, além de facilitar muito o transporte. Alguns modelos podem ser conferidos na nossa loja.

Final da Tarde / Noite

É considerado por muitos como um período sagrado do dia também, e muitos yogis consideram esse o melhor horário para práticas mais relaxantes tais como Yin Yoga, Yoga Restaurativo e Yoga Nidra.

Prós:

  • Prepara o corpo e a mente para o relaxamento e sono
  • Ajuda a rever as questões do dia e clarear a mente
  • Facilita a liberação do estresse ou ansiedade que os eventos do dia possam ter causado
  • Para quem tem filhos e rotina de escola, esse pode ser um horário que se encaixe melhor

Contras:

  • Você poderá estar muito cansado para realizar práticas mais vigorosas
  • Você pode ser tentado a pular o Yoga porque teve um dia difícil, ou mesmo substituí-lo pelo combo “sofá + Netflix”
  • Se você pratica alguma modalidade mais suave, pode ser até mesmo que caia no sono durante o Savasana ou o relaxamento.

A melhor hora para praticar Yoga é aquela que funciona para VOCÊ!

O importante é praticar! E o melhor horário para praticar Yoga é aquele em que você faltará menos e que se adaptar melhor à sua rotina. Isso pode mudar dependendo do dia da semana, do seu trabalho, de como está sua família, e até mesmo de um mês para o outro.

Em alguns dias pode fazer sentido para você praticar logo pela manhã, mas em outros talvez um prática restaurativa antes de dormir faça seja muito mais adequado. E cabe a você se perceber e chegar ao melhor formato para sua realidade! 

E aqui vale notar que o mundo do Yoga é bastante abrangente e, dependendo do dia ou da sua energia, pode ser que um estilo de prática faça mais sentido do que o outro. Acordou disposta e cheia de energia? Faça uma aula de Vinyasa Flow! Precisa se concentrar para uma reunião à tarde? Experimente uma aula de Yoga Clássico, ou Hatha Yoga. Quer relaxar antes de dormir? Aposte no Yoga Nidra.

Yoga Online, mais perto e mais acessível!

Falamos no tópico anterior sobre a grande abrangência do Yoga, e outra coisa bacana é que recentemente houve um enorme aumento da oferta de plataformas online, aplicativos e canais no Youtube para a prática de Yoga online. Esse tipo de alternativa é uma mão na roda para quem tem a rotina mais atribulada, ou mesmo não tem muito tempo para praticar. Dependendo da plataforma que utilizar, há como escolher a duração da prática e o tipo de aula a ser feito.

Desse modo, não há desculpas! Certamente terá uma aula que se encaixará na sua agenda. Logo, use e abuse dessas possibilidades.

Ah! E caso tenha dificuldade em adaptar a prática em casa, principalmente quanto aos props, leia esse nosso artigo aqui que dá várias dicas de substituições para os acessórios.

Mas lembre-se: Yoga não é só a prática física

E aqui vale notar também que Yoga vai muito além da prática física dos ásanas. Discorremos sobre os melhores horários para praticar as posturas, porém, salientamos que uma meditação, um pranayama, um gesto de autocuidado, ou mesmo uma gentileza com o próximo, também são Yoga.

Yoga deve estar em nós a todo momento! Então, mesmo que não esteja em seu tapetinho, tente trazer os princípios dessa prática milenar para a sua vida, e colha os frutos do que é viver essa filosofia. Você certamente irá se surpreender!

Vamos praticar?

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram