Como não escorregar no tapete de Yoga: melhorando a aderência do mat

Leitura: 4 min
Aderência do Tapete de Yoga

De tempos em tempos, e principalmente dependendo do material do seu mat, seus pés e mãos podem escorregar durante a prática, e isso fará com que a fluidez seja prejudicada. Não escorregar no tapete de Yoga fará com que você fique mais presente, além de trazer segurança em ásanas mais desafiadores.

Confira abaixo algumas dicas que separamos para você não escorregar no tapete de Yoga e ter uma qualidade melhor de prática!

Importância do Mat

Antes de tudo, precisamos salientar a importância do tapete para o praticante. Nas últimas décadas o Yoga tem se tornado cada vez mais popular no ocidente e, apesar de existirem diversos tipos de Yoga e práticas ao redor do mundo, todos eles possuem algo em comum: MAT.

Nosso tapetinho é como um templo, nossa casa, e é exatamente por isso que deve ser bem cuidado! Nele precisamos nos sentir acolhidos e seguros. Além disso, é importante escolher o modelo mais adequado para seu estilo de prática, levando em consideração seus gostos pessoais, aspectos físicos e orçamento.

Mas isso quer dizer que preciso comprar o mais caro?

De forma alguma! E é exatamente para ajudar com isso que estamos aqui. Independentemente do modelo escolhido, há certas medidas que podem ser tomadas para você não escorregar no tapete, e outras que aumentarão a vida útil dele. A aderência do mat é um ponto crucial, mas isso não quer dizer que você precisa escolher o material mais caro para não escorregar.

*Aliás, se quiser conferir dicas de como higienizar e cuidar do tapetinho no dia a dia, basta conferir esse nosso artigo aqui.

Como melhorar a aderência

Se você tem escorregado no seu tapetinho, confira abaixo algumas ações que podem solucionar essa questão.

Crie uma base firme

É importante distribuir o peso igualmente em todas as partes do corpo que estão em contato com o solo. Em posturas como o “cachorro olhando para baixo” esse tipo de consciência se torna ainda mais importante. Essa ação fará com que toda a sua estrutura fique mais sólida, além de proteger suas articulações ao eliminar pressão desnecessária e desigual em certas áreas.

Mantenha o core ativo

Quando o seu core está relaxado o seu corpo acaba fazendo uma espécie de compensação ao aumentar a pressão em áreas desnecessárias do corpo, causando desequilíbrio. E adivinha só… Isso fará com que você escorregue na prática!

Além disso, um abdômen ativo é base essencial em qualquer atividade física. Trabalhar o core trará estabilidade nos ásanas e a fundação necessária para subir nas invertidas, por exemplo. Posturas boas para ativar o centro do corpo são o Navasana e o Vasisthasana.

Navasana
Vasisthasana

Use o seu tapete

Sim, você leu certo. É quase como se, no início, você precisasse “ajustar” o seu tapetinho de Yoga. Materiais como o EVA e o PVC são revestidos por uma película fina no processo de fabricação, e apenas o uso constante irá eliminar esses resíduos de fábrica.

Para acelerar o processo, recomendamos uma lavagem com sabão neutro e água (assista o nosso vídeo aqui) antes da primeira prática, e passar um pano úmido antes do uso nas primeiras semanas, sempre deixando secar antes. Deixá-lo aberto pode ajudar também.

Evite cremes antes da prática

Pode parecer meio óbvio, mas evite passar cremes hidratantes ou qualquer tipo de loção corporal antes da prática. Alguns produtos impactam na química do corpo, e farão até mesmo com que a pele fique mais oleosa, prejudicando a prática de Yoga. O ideal é passar qualquer tipo de cosmético apenas após a prática, mesmo que ela ocorra no final do dia.

Use uma toalha

Todos os praticantes podem se beneficiar do uso da toalha em algum nível, seja por questões de aderência ou mesmo higiene. E se você pratica em estúdio com mats compartilhados, esse item se torna ainda mais importante! Fácil de lavar e transportar, ela pode ser uma excelente aliada à prática, além de poder substituir o tapetinho em viagens também.

Veja os nosso modelo aqui.

Mats super aderentes

Anteriormente explicamos tudo que pode ser feito para melhorar a aderência do seu tapetinho. Todavia, caso queira ir para um próximo nível, existem tapetes com materiais específicos que são antiderrapantes e trarão uma experiência ainda mais enriquecedora à prática. Confira abaixo:

Tapete de PU

Esse material é referência mundial em aderência e absorção. PU é a sigla para Poliuretano, que é um polímero que possui microcélulas abertas. Essa composição garantirá um mat super antiderrapante e aderência extrema para a prática. Confira alguns modelos disponíveis aqui.

Tapete de Cortiça

Um dos nossos queridinhos! Temos até um artigo no blog dedicado a ele. Sinônimo de sustentabilidade, esse mat é bastante aderente e irá proporcional uma estabilidade acima da média para sua prática. Com um aspecto mais rústico, ele é a opção ideal para quem quer uma alternativa eco-friendly e acessível. Para adquirir é só ir no nosso site.

Bora colocar as dicas em prática? Namastê!

2 respostas

    1. Que bom que gostou!!! Estamos aqui para ajudar no que for necessário, e tendo qualquer dúvida é só mandar uma mensagem para a gente que retornaremos o mais brevemente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram