Qual o melhor tapete de Yoga para você?

Leitura: 5 min

Queremos começar a praticar Yoga e então surge a dúvida: Qual tapete compro? Qual o melhor tapete de Yoga?

Na Om Joy sempre salientamos que não existe o melhor tapete, mas sim aquele que se adequa melhor à sua necessidade. Nossa prática é dinâmica ao passo que vai mudando em termos de frequência, comprometimento, rotina e disponibilidade financeira.

Neste texto descrevemos diferentes tipos de mat para você poder escolher o melhor para você 😊.

EVA

É o material mais em conta – ideal para quem está começando e não quer investir muito. Ele tem um bom amortecimento e uma aderência razoável para uma prática iniciante ou não muito intensa. Se você sua muito nas mãos, possivelmente prefira gastar um pouquinho mais e comprar um de PVC (descrevo a seguir).

EVA é que é um material bem leve, o que facilita o transporte. Ele, no entanto, não é um material muito durável.

PVC

O tapete de PVC é aquele que normalmente vemos disponível para aluguel nos estúdios de Yoga. Existem diferentes qualidades de PVC – na Om Joy trabalhamos com um PVC Premiuim, que tem excelente durabilidade e, se bem cuidado, durará por muitos anos.

É um material que aguenta tranquilamente práticas em ambientes externos e, além disso, proporciona bastante funcionalidade e conforto, pois tem uma boa aderência e amortecimento para as articulações. Outra vantagem é o peso- o PVC é um material bem leve e fácil para ser transportado.

Em resumo, se você está começando (ou já prática) e quer fazer um bom (e não tão alto) investimento, o PVC vai te atender muito bem.

Veja os nossos modelos clicando aqui.

TPE

Uma excelente escolha para todos os perfis de praticantes, o tapete de TPE tem um custo um pouco mais elevado do que os mencionados acima.

Tem uma aderência muito boa (um pouquinho melhor do que o PVC) e, falando dos modelos que temos na Om Joy, o TPE com certeza é o mais confortável para as articulações – ele tem 6 mm de espessura e é uma borracha um pouco mais macia do que a de PVC.

Vale a pena mencionar que 6mm é a espessura máxima ideal para práticas de Yoga, com tapetes mais grossos do que 6mm você terá perda em estabilidade e pode comprometer suas articulações.

O peso também é uma vantagem do TPE – o material é bem leve!

Veja os nossos modelos clicando aqui.

Cortiça

O mat de cortiça tem um custo mais elevado, mas existem motivos. A cortiça vem da casca de uma árvore então é uma material de origem 100% vegetal, ecológico e biodegradável.

Além disso, o tapete de cortiça é excelente por outras razões: Tem a melhor aderência que você vai encontrar, então aguenta muito bem práticas vigorosas ou suor nas mãos.

Outra vantagem é que a cortiça é um material naturalmente antibacteriano, o que faz com que esse tipo de tapete seja higiênico e não fique com mau cheiro. Basicamente é autolimpante! Em outras palavras, as propriedades antimicrobianas naturalmente encontradas na cortiça matam os germes e as bactérias e previnem os odores.

Veja os nossos modelos clicando aqui.

PU

O Tapete de PU é conhecido por ser o mais antiderrapante de todos (no mesmo nível da cortiça), garantindo que mãos e pés não escorreguem. Isso acontece devido ao fato dele possuir células abertas, as quais fazem com que todo o suor seja absorvido.

Os nossos Tapetes de PU ainda vêm com borracha natural no verso, fazendo desse mat uma alternativa 100% livre de PVC e muito mais ecológica. Também é um tapete de custo mais elevado, mas sua aderência proporciona mais aprofundamento durante as práticas!

Veja os nossos modelos clicando aqui.

Aveludado

Com diversas estampas maravilhosas, os tapetes aveludados têm vantagens além da beleza: o tecido aveludado é macio, suave, leve e gostoso ao toque.  Ele absorve o suor e traz uma boa aderência durante a prática.

Os mats avelulados são fáceis de limpar e não sofrem desgaste na parte superior, então vão durar por muitos anos.

Veja os nossos modelos clicando aqui.

Dobráveis para viagem

Ideais para quem busca praticidade, pois são bem leves e cabem em qualquer lugar. Os tapetes para viagem são normalmente bem fininhos (os nossos modelos tem 1,5mm de espessura), então se você sentir necessidade, pode usar uma toalha antiderrapante por cima deles durante as práticas.

Veja os nossos modelos clicando aqui.

Para facilitar 🙂

Abaixo está uma tabela que ilustra bem a ficha técnica dos tapetes que temos na Om Joy:

Vale lembrar que

É importante cuidar da higiene e preservação do seu mat para aumentar o tempo de vida dele. Aqui vão algumas dicas:

  • Sempre limpe os pés e as mãos antes de usar o seu mat;
  • Não deixe ele exposto ao sol por longos períodos;
  • Enrole o seu mat com a parte superior sempre virada para cima;
  • Use um pano úmido com água para limpar após o uso (ou uma solução 1/3 vinagre branco + 2/3 água em um borrifador);
  • Não enrole o mat úmido, deixe sempre ele secar aberto na sombra;
  • Guarde seu mat preferivelmente em uma bolsa – ela o protegerá do pó e sujeira.

E aí, ficou mais claro para você qual tapete de Yoga escolher? Esperamos que sim!

Boas práticas,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram