Qual deve ser a espessura do tapete de Yoga? Dicas para o mat ideal

Leitura: 4 min
Espessura do Tapete

Por que a espessura do tapete de Yoga é importante

Ao iniciarmos o Yoga uma das coisas mais importantes e difíceis é escolher o tapetinho ideal para a sua prática. Hoje em dia a tecnologia e os avanços possibilitaram as mais diversas opções com os mais diversos preços, todavia nem sempre é fácil a escolha. Mas o que fazer com tantas opções? Uma das formas é ir afunilando as escolhas, e você pode começar pela espessura do tapete.

A espessura definirá o conforto e amortecimento que você terá durante a prática e isso é especialmente importante se você tiver alguma questão de saúde relacionada às articulações dos punhos, aos joelhos ou mesmo à coluna. Logo, independente da sua prática, identificar e estabelecer as suas prioridades é o mais importante.

Espessura ideal do mat

Você deve estar se perguntando: mas então, qual a melhor espessura do tapete? E a verdade é que não há resposta correta. Depende!

A espessura de um tapete de yoga varia entre 2mm e 8mm e o leque de opções é enorme. Primeiramente, vale lembrar que mat é uma peça essencial na prática, e é ele que fará com que você se sinta aterrado, equilibrado e protegerá suas articulações. Logo, a escolha deve ser cuidadosa! Quanto à espessura, a opção ideal irá depender do estilo que você pratica, quais suas necessidades e gostos pessoais.

Opções disponíveis

Basicamente podemos dividir em três categorias:

  • Finos / Compactos: entre 2 – 3 mm
  • Intermediários: entre 4 – 5 mm
  • Grossos / Espessos: entre 6 – 8mm

Aliás, no nosso Site temos todas essas opções disponíveis, e caso queira ir lá dar uma conferida é só clicar aqui.

Agora vamos falar um pouquinho de cada uma delas.

Tapetes Finos / Compactos

Ideais para viagens ou para quem tem pouco espaço e precisa carregar seu tapetinho (alguns modelos são dobráveis). Ajudam a aumentar a estabilidade em práticas que possuem mais posturas ativas e de equilíbrio. Por outro lado, o amortecimento é reduzido.

Espessura do Tapete - Fino / Compacto

Tapetes Intermediários

São os mais democráticos e atendem a praticamente todos os tipos de praticantes. Caso esteja em dúvida, é a escolha mais acertada, uma vez que oferecem um perfeito equilíbrio entre firmeza e conforto. Não são muito pesados e são relativamente fáceis de carregar.

Espessura do Tapete - Intermediário

Tapetes Grossos / Espessos

Oferecem mais amortecimento, reduzem o impacto e são excelentes para quem possui problemas nas articulações ou joelhos sensíveis. O contraponto é que a estabilidade é reduzida em posturas de equilíbrio. Além disso, são ideais para práticas restaurativas.

Espessura do Tapete - Grosso

Algumas dicas úteis

Confira abaixo algumas dicas que podem te auxiliar em termos de amortecimento e adaptações possíveis:

  1.  Se o seu mat for muito fino e você precisar de amortecimento extra em certas posturas, dobre-o sob os joelhos ou pulsos para que suas articulações fiquem protegidas.
  2.  Caso pratique Yoga Restaurativo com frequência, cogite adquirir uma manta. Ela oferecerá o conforto necessário e poderá ser usada como apoio em outras práticas também.
  3.  Uma alternativa para viagens, além do mat mais fino, é adquirir uma toalha. Ela pode substituir o tapetinho e ainda poderá ser usada nas práticas diárias para maior aderência.

Recomendações

Conforme mencionamos anteriormente, a escolhe da espessura do tapete de Yoga é algo que deve ser muito bem pensado e pode até mesmo variar com o seu tempo de prática. Entretanto, salientamos que há algumas opções que podem atender à maioria dos praticantes e servirão em quase todos os casos, além de possuírem um excelente custo-benefício. Confira abaixo:

Tapete TPE – Alinhamento e Conforto

Com 6mm esse modelo traz mais amortecimento e suas linhas de posturas auxiliam no alinhamento.

Confira as opções disponíveis aqui.

Tapete TPE

Tapete Aveludado – Beleza e Aderência

Com 5mm e 183x68cm, ele oferece uma perfeita combinação entre aderência, firmeza e conforto.

Confira as opções disponíveis aqui.

Conclusão

Falamos bastante aqui que essa escolha depende de uma série de variáveis e não existe uma resposta única, simples e direta. Na maioria dos casos será necessário estudar mais a fundo para entender qual a necessidade do praticante. E é pra isso que o time da loja Om Joy está aqui!

Se você tem qualquer dúvida sobre nossos os tapetes ou qualquer outro produto é só mandar uma mensagem via  Whatsapp (16 99636 2100) ou Email (contato@omjoy.com.br) que iremos esclarecer o mais brevemente possível. Podemos bater um papo rápido para definir qual a melhor opção para você!

E se você ainda está na dúvida se deve ou não adquirir seu próprio mat, sugiro ler esse artigo do blog. Por outro lado, se você já adquiriu o seu tapete, vale super a pena conferir nossas dicas de cuidado e limpeza aqui.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram