Nadi Shodhana – Como e porquê praticar este Pranayama

Leitura: 3 min

‘Para onde a mente vai, o prana segue’ – Thirumoolar (Santo Indiano)

Possivelmente você já tenha praticado Nadi Shodhana (a respiração de narinas alternadas) em alguma aula de Yoga. Nadi Shodhana é um Pranayama incrivelmente benéfico e calmante para o nosso organismo, e hoje falaremos um pouquinho mais sobre esta prática, mas vamos por partes 😊.

O que é Pranayama

Pranayama é um dos pilares do Yoga.

Prana = energia vital.

Ayama = expansão, alongamento, extensão.

Na prática, são exercícios respiratórios que nos ajudam ter consciência sobre o processo de respiração – e seus efeitos sobre todo o nosso organismo.

Os antigos Yogues aprenderam que, controlando a respiração, podemos influenciar todos os aspectos de nossas vidas. Por exemplo, o suspiro de alívio que damos ao final de um dia estressante é uma forma natural de o corpo aliviar a tensão.

Quanto mais consciente do poder da respiração, mais você desfruta de seus inúmeros benefícios físicos e emocionais.

Existem diferentes tipos de Pranayama – algumas práticas são calmantes e outras energizantes, mas todas elas nos ajudam a direcionar a energia para nosso interior, regular e energizar o organismo de uma determinada maneira.

É importante mencionar que apesar de todos os benefícios há contraindicações para a prática de Pranayama:

  • Não deve ser praticado com pressa.
  • Não deve ser praticado quando os pulmões estão congestionados.
  • Não deve ser praticado imediatamente após as refeições.
  • Durante a prática, a respiração não deve ser forçada ou tensa.
  • Pessoas com hipertensão ou com problemas no pulmão, coração, olhos ou ouvidos NÃO devem segurar a respiração após a inalação ou praticar exercícios vigorosos de Pranayama.
  • Pessoas com pressão arterial baixa NÃO devem segurar a respiração após uma expiração.

Nadi Shodhana – A respiração de narinas alternadas

Nadi Shodhana, ou “respiração alternada pelas narinas”, é uma técnica simples, acessível e muito benéfica – especialmente se praticada regularmente.

Nadi significa canal energético e Shodhana, limpeza.

Esta técnica é feita para limpar nossos canais energéticos (nadis). Ela também estimula e harmoniza os dois hemisférios do cérebro (direito e esquerdo), ao passo que inalamos e exalamos com narinas alternadas durante a prática.

Nadi Shodhana tem efeito calmante sobre o organismo e é um excelente exercício preparatório para meditação, pois além de aquietar, ajuda a concentrar a mente.

Técnica:

  1. Sente-se em meditação e coloque as mãos em Gyan Mudra descansando sobre os joelhos. Deixe a respiração fluir por alguns instantes.
  2. Coloque as pontas dos dedos indicador e médio da mão direita no centro da sobrancelha, com o dedo anular apoiando suavemente no lado esquerdo do nariz e o polegar apoiando suavemente no lado direito.
  3. Comece expirando de ambos os lados e, em seguida, inspire de ambos os lados.
  4. Feche suavemente o lado esquerdo com o dedo anelar e expire suavemente com o lado direto.
  5. A prática de Nadi Shodhana começa agora com a inalaçao pelo lado direito.
  6. Feche cuidadosamente o lado direito com o polegar, abra o lado esquerdo e expire lentamente através de seu lado esquerdo.
  7. Inspire suave e lentamente pelo lado esquerdo.
  8. Feche suavemente o lado esquerdo com o seu dedo anelar, abra a narina direita e expire suavemente.

  • Continue a fazer a respiração alternada por pelo tempo que achar benéfico. De 3 a 10 minutos são indicados para começar.

  • Termine expirando pelo lado direito e então volte a mão direita para Gyan Mudra, descansando sobre o joelho (igual ao lado esquerdo).

Dica: Se seu braço direito cansar, descanse a mão sobre os joelhos por um tempo em Gyan Mudra e continue a prática visualizando mentalmente o ar entrando e saindo pelas narinas alternadas. Volte a usar a mão direita quando se sentir preparado.

Gyan Mudra
Postura para Nadi Shodhana

Importante

  • Faça Nadi Shodhana em um ritmo natural, relaxado e harmônico para você. Se você sentir qualquer desconforto, tensão, dor, ansiedade, dificuldade para respirar ou falta de ar, descontinue a prática e permita que a respiração volte ao normal.
  • Evite prender a respiração.
  • Não pratique Nadi Shodhana se estiver com o nariz entupido, apenas visualize a prática.

Erros comuns:

  • Pressionar os dedos no rosto ou nariz com muita força.
  • Sentar sem postura.
  • Respiração excessiva (hiperventilação).

Nos Yoga Sutras (2:52), Patanjali comenta sobre os benefícios do Pranayama:  “Como resultado, o véu que cobre a luz interna é destruído e a mente torna-se apta para concentração”.

Vamos praticar?

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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