Conheça um pouco mais sobre Vrksasana – a postura da árvore

Leitura: 3 min

Hoje falaremos sobre Vrksasana, a postura a árvore.

Primeiramente, em sânscrito, Vrksa significa árvore, e Asana, postura.

Este Asana pode parecer simples, mas tem muito a oferecer.

Em Vrksasana cultivamos equilíbrio (físico e mental) da mesma forma que uma árvore se mantém estável e firmemente enraizada em qualquer circunstância.

As árvores vivem aprofundando suas raízes cada vez mais e, simultaneamente, expandem-se, crescem em direção à luz.

Analogamente, Vrksasana nos ajuda a “aterrar”, aprofundar, estabilizar e também a evoluir.

Sua prática melhora nosso foco e concentração, nos sentimos calmos, fortes e então a mente fica menos propensa a divagar – o que é essencial no Yoga.

Nos Sutras do Yoga Patanjali escreveu:

“Yoga é a cessação das flutuações da mente. Então a consciência assume sua verdadeira natureza…”.

As árvores também simbolizam paciência, força, integridade e beleza – qualidades que podemos incorporar ao praticar este Asana.

Além disso, Vrksasana fortalece os músculos das pernas e tornozelos, abre os quadris, alonga os músculos da virilha e a coluna.

Seguem algumas dicas para o alinhamento correta da psotura:

Contraindicações e cuidados:

– Se houver lesões nas articulações sacro ilíacas: pratique a variação com o pé apoiado sobre o tornozelo (descrevo adiante neste texto).

– Em caso de lesões nos joelhos: pratique a variação com o pé apoiado sobre o tornozelo ou evite esta postura.

– Para pressão alta não controlada, não levante os braços acima da cabeça, mantenha as mãos em “Namastê” no centro do coração.

Desalinhamentos comuns:

– Ombros tensos.

– Quadril (do lado da perna estendida) desalinhado para “fora”, devido ao peso do pé apoiado.

– Não neutralização da pélvis, formando uma coluna em lordose.

Importante mencionar que você pode adaptar Vrksasana de duas formas, caso não sinta boa estabilidade no quadril (se ele inclinar para o lado com o peso do pé apoiado):

A primeira é apoiar a sola inteira do pé na panturrilha, da mesma forma que a modelo está fazendo na foto acima.

Na segunda opção (indicada com a seta vermelha), a ponta do pé apoia no chão e o calcanhar apoia no tornozelo da perna estendida.

Descrevo abaixo algumas posturas complementares à prática de Vrksasana:

– Tadasana: É a base para as posturas feitas em pé. Nos dá boa percepção de alinhamento.

– Kumbhakasana: Ajuda a fortalecer pernas e abdômen.

– Vasisthasana: Para fortalecer as pernas e as laterais do tronco.

– Ardha Chandrasana: Ajuda a fortalecer abdutores e quadris, bom exercício para equilíbrio.

– Virabhadrasana 3: Exercita o equilíbrio, fortalece pernas e abdômen. (Veja este artigo)

– Virabhadrasana 2: Para abertura dos quadris e fortalecimento das pernas.

Em conclusão, Vrksasana é uma postura muito interessante, energizante (se feita com correto alinhamento) e que nos possibilita um momento meditativo em pé.

Tente encontrar um equilíbrio entre concentração e suavidade ao praticá-la.

E por fim, busque sempre a orientação de um instrutor qualificado.

Esperamos com este texto ter incentivado você a incluir Vrksasana, a postura da árvore em sua prática!

Com carinho,

Até a próxima,

Om Joy

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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