Yoga para Todos – Sobre um Yoga Inclusivo

Leitura: 3 min
Yoga para Todos e Inclusivo - Mulheres fazendo Yoga na cadeira

Afinal, Yoga para todos?

Se sua experiência com a prática diz que não, ou se você acha que não é para você especificamente, fica com a gente até o final do artigo!

Yoga é uma prática milenar e muito popular atualmente no Ocidente, apesar de ter raízes orientais. A maioria das correntes trata o Yoga como uma prática integral, trazendo benefícios para seus praticantes nos corpos físico, mental, emocional, energético e até espiritual.

Algumas pessoas que não gostam de exercícios convencionais poderiam ser beneficiadas em diversos aspectos pela prática do Yoga, mas sentem algum nível de aversão, aquele sentimento de que “yoga não é para mim”, seja devido a uma imagem estereotipada de alguns praticantes ou ao fato de o Yoga não ser tão acessível para determinadas camadas da população.

A falta de representatividade pode causar esse estranhamento, essa sensação de que apenas corpos dentro do padrão socialmente imposto podem praticar Yoga, ou beneficiar-se desse conhecimento ancestral.

A verdade é que há professores engajados em mudar essa realidade e levar o Yoga aos públicos mais diversos. Confira abaixo alguns perfis no Instagram com essa proposta:

Perfis para Seguir – Yoga Inclusivo

1. @allihopabrasil – Acessibilidade e adaptação são as palavras-chave. O foco de Rodrigo, seu idealizador, é usar o Yoga como uma ferramenta de inclusão social. O perfil disponibiliza aulas de Yoga adaptadas, direcionadas principalmente a usuários de cadeiras de rodas. Para professores que queiram investir no estudo de acessibilidade, workshops regulares de Yoga Adaptado são oferecidos por Rodrigo e divulgados no perfil. Vale a pena conferir!

Perfil no Instagram - @allihopabrasil

E para o Yoga adaptado pode-se explorar o uso dos acessórios, tais como bolster, blocos, manta e cadeira. Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos Props, acesse esse outro artigo nosso aqui.

2. @perifayoga – O foco da professora Marta Fabiana é levar o Yoga para comunidades e grupos periféricos. Além disso, o perfil disponibiliza uma guia com aulas práticas e permite que os seguidores acompanhem essa missão de levar a sabedoria do Yoga de forma gratuita e regular a pessoas que antes não tinham a oportunidade de praticar Yoga.

Perfil no Instagram - @perifayoga

3. @leniseghiorzicorrea – Psicomotricista e pedagoga, Lenise dá aulas extremamente lúdicas e gostosas de Yoga para crianças neurodivergentes, além de workshops, que ensinam professores a adaptar suas práticas a crianças autistas ou com outros tipos de neurodivergências.

4. @yogamarginal – Tainá trata sua experiência do Yoga como uma prática comunitária, disponibilizando reflexões sociais frequentes e algumas aulas gravadas no seu perfil. Ela trabalha com as modalidades de Kemetic (vertente do Yoga de origem africana) e Hatha Yoga, além de ter criado o “Sarra Yoga”, assim levando de Caxias para o mundo uma prática decolonial com a alegria do funk carioca. Por fim, através do link na sua bio, ela disponibiliza um Mapeamento Yogui de professores negros, indígenas ou de ascendência asiática.

Perfil no Instagram - @yogamarginal

5. @surdoyoga – Leandro oferece aulas de Yoga e meditação legendadas e adaptadas para pessoas com surdez oralizadas. Segundo Leandro, muitas pessoas acreditam que uma prática adaptada a pessoas com surdez precisaria ser em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), mas ele explica que a maior parte da comunidade de pessoas com surdez é formada por pessoas oralizadas, por isso suas aulas são faladas em português. Dessa forma, o principal objetivo do professor é reduzir a ansiedade de seus alunos, auxiliando-os a “perceberem de forma potente novas formas de SER”.

Perfil no Instagram - @surdoyoga

Enfim, podemos dizer que a prática do Yoga é individual e tem o objetivo de trazer paz para cada praticante. Nesse sentido, você pode escolher como canalizar esse bem-estar que cultivou. O professor é um facilitador, e adaptar as aulas para cada público é extremamente importante, pois o Yoga é sim para todos, sendo a parte física apenas um pedacinho de tudo que o Yoga oferece.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Luciana Guerra

Luciana Guerra

É praticante e estudante de Yoga desde 2015. Atua como instrutora de Yoga Integrativa desde que fez sua primeira Formação de Professores, pelo Centro de Yoga Montanha Encantada. Atualmente, está buscando aprofundar seus conhecimentos e cursando sua segunda formação, desta vez em Vinyasa Yoga (Intu Vinyasa Yoga School), além de ter estudado Yoga para Gestantes e pesquisar sobre Yoga Adaptado. Cientista política e ativista dos Direitos Humanos, acredita no Yoga como instrumento para Paz Interior e na Política como arena de luta pelos direitos fundamentais de todos.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram