Conheça os vários benefícios do Yoga para crianças

Leitura: 3 min

Hoje falaremos sobre o Yoga para crianças, seus benefícios e o porquê essa prática vem ganhando popularidade ao redor do mundo.

Yoga como ferramenta de auto aprimoramento

A vida nos dias de hoje se mostra desafiadora. Desde pequenos enfrentamos dificuldades internas e externas.

Pressões sociais, a vida acelerada e permeada por excessivas informações, medos, etc. Encarar situações estressantes faz parte da existência humana.

No entanto, existem diversas ferramentas e recursos disponíveis para nos ajudar a lidar melhor com as dificuldades que aparecem.

O Yoga é uma delas, e quanto mais cedo nos familiarizarmos com sua prática e conceitos, mais sólido será o nosso aprendizado.

Nos tornamos mais conscientes e hábeis no sentido físico e na forma como lidamos com os desafios.

Por esses motivos (e claro, também por ser divertido) o Yoga para crianças está ganhando cada vez mais adeptos e, inclusive, sendo inserido em diversas escolas ao redor do mundo.

Explico de forma detalhada abaixo quais os benefícios dessa prática:

 Concentração e equilíbrio

É comum para as crianças das novas gerações a dificuldade de se concentrar em uma tarefa única por períodos longos, afinal, vivemos na era digital, onde somo expostos a constantes estímulos.

O Yoga pode ajudar.

Executar as posturas seguindo todas as instruções do professor requer concentração e equilíbrio.

O desenvolvimento dessas duas qualidades ajudará as crianças dentro e fora do mat.

As aulas podem se tornar um desafio divertido capaz de engajar os alunos.

Flexibilidade e força

No Yoga movimentamos todas articulações e exercitamos todos os músculos do corpo com alongamentos e/ ou fortalecimento. Nos mantemos ativos e desenvolvemos flexibilidade, mobilidade e força.

Isso ajuda a prevenir lesões e cria um excelente condicionamento físico para os pequenos.

Efeitos psicológicos

Além de melhorar a concentração (como já foi mencionado acima), o Yoga pode ajudar psicologicamente as crianças de diversas maneiras.

A atenção na respiração baixa a ansiedade os ensina a estarem mais presentes, relaxados e calmos.

Ganham consciência corporal, pois ao executar diversos movimentos, aprendem sobre seus corpos e os movimentos que são capazes de fazer.

Também se observa melhora na autoestima. Conforme os alunos começam a aperfeiçoar algumas posturas, eles se sentem mais confiantes.

Outro aspecto positivo é que as crianças aprendem a olhar para dentro. Com o tempo, isso as ajuda a entender do que realmente gostam, a acessar suas emoções e identificar o que é bom ou não para elas.

Diversão, empatia e socialização

Para as crianças a prática do Yoga é um momento social. As aulas geralmente incluem músicas, jogos, imaginações visuais e algumas atividades em duplas ou grupos.

O legal é que no Yoga fala-se muito sobre o respeito consigo mesmo e com o próximo. Cria-se, durante as aulas, um ambiente positivo, divertido, harmonioso, respeitoso e gentil. E é saudável que as crianças se familiarizem com essas qualidades nos espaços em que convivem.

Considerações finais

É interessante pensar que tudo que aprendemos na infância fica, de certa forma, enraizado em nós.

Nesse sentido, o Yoga pode ser uma ferramenta extremamente benéfica para as crianças porque seus princípios e filosofias abrem um caminho para viver de forma mais saudável, empática, alegre e equilibrada.

No Brasil existem vários profissionais qualificados e muitos estúdios já estão incluindo as aulas de Yoga para crianças. A partir dos 4 anos elas já podem praticar.

Por fim, deixo uma sugestão de livro sobre Yoga para crianças: O Pequeno Yogue , conta um pouco sobre esse universo e sugere práticas divertidas.

E se quiser conhecer um pouco mais sobre a filosofia do Yoga, leia este artigo.

Com carinho,

Até a próxima,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram