Sensação de esgotamento? Aqui estão dicas possíveis para um detox

Leitura: 4 min

Em alguns momentos a vida parece não nos dar “descanso”. Nos sentimos cansados, o corpo pede atenção, a imunidade baixa, nos desentendemos com outros frequentemente etc.

Chega uma hora em que percebemos a necessidade de desacelerar, desestressar e cuidarmos de nós.

Fazer um “detox”.

Mas não me refiro a um detox radical do corpo, e sim, uma limpeza integral, um cuidado. Em outras palavras, dedicar algum tempo para cultivarmos bons hábitos e levar uma rotina mais saudável.

No entanto, nem sempre temos tempo suficiente ou podemos simplesmente parar para cuidarmos de nós, viajar ou ir à um retiro.

Pensado nisso, escrevemos aqui 7 dicas simples e acessíveis para um período de “Detox” integral (mente-corpo-espírito). Você não precisa seguir todas as instruções, claro, são apenas algumas considerações, mas se proponha a mudar alguns hábitos por 1 mês. Afinal, prevenir é melhor do que remediar!

Veja a lista a seguir. Se você se identificar com 4 ou mais itens, um detox pode te fazer bem:

  • Baixa energia
  • Muita lentidão e cansaço pela manhã
  • Irritabilidade e sensação de esgotamento emocional
  • Tensão ou dores corporais
  • Sistema imune frágil
  • Candidíase
  • Problemas digestivos frequentes
  • Problemas de pele: pele seca, irritada ou acne
  • Dores de cabeça frequentes
  • Congestão ou excesso de muco

1) Lota

A qualidade da sua respiração é essencial para manter seu corpo saudável. Segundo as tradições védicas indianas, absorvemos a energia do ar, através da nossa respiração (Prana).

Além disso, sabemos que, através de uma respiração calma, profunda e consciente, a mente se tranquiliza e se volta para o momento presente.

No entanto, quando inalamos alérgenos, poluição, ou quando consumimos muitos derivados de leite, a produção de muco pode aumentar, causando inflamações e congestionando as passagens e cavidades nasais.

O lota é um instrumento usado há milhares de anos na medicina Ayurveda para limpeza (ou lavagem) nasal. Essa prática é natural e excelente para eliminar o muco e as toxinas, e manter as passagens dos seios nasais saudáveis e limpas.

Sugestões de uso: Para casos de sinusite, rinite alérgica, ou respiração prejudicada pelo o ar seco e poluído: Use 1 vez por dia, durante 30 ou 40 dias. E então, pode seguir fazendo 1 ou 2 vezes por semana para manutenção.

Para prevenção de doenças: Use 1 ou 2 vezes por semana.

Veja as instruções completas aqui.

2) Raspagem lingual

Essa é outra prática da medicina Ayurveda, feita com um raspador específico (e mais eficiente do que a escova de dentes) para higiene bucal. Veja aqui.

O simples ato de raspar a língua pela manhã traz diversos benefícios: Tira o mau hálito, remove toxinas “eliminadas” durante o sono e melhora a sensibilidade do seu paladar -tornando as refeições mais prazerosas e fazendo que usemos menos sal, açúcar ou outros temperos excessivos.

Além disso, muitas ervas são “reconhecidas” pelo corpo-mente, ao entrar em contato com receptores na língua. A limpeza lingual melhora essa comunicação e assim, extraímos mais benefícios da alimentação.

Fazer isso diariamente faz bastante diferença.

3) Movimente o corpo

A vida sedentária é anormal e insalubre para o ser-humano. É essencial movimentar todo o corpo, nem que seja 30 minutos ao final do dia.

Quando movimentamos o corpo, estimulamos nossos órgãos, tornando-os mais saudáveis e eficientes.

Melhoramos nossa energia e humor. Fortalecemos o sistema imunológico e eliminamos toxinas. Enfim, são inúmeros os benefícios de praticar atividades físicas. No entanto, é essencial fazê-lo sempre de forma consciente e respeitando os limites do corpo.

Considero o Yoga fantástico porque trabalha movimentos, fortalecimentos e alongamentos – corpo, mente e respiração.

4) Meditação

Fazer meditações diárias ou umas 3 vezes por semana te ajuda a “limpar” as turbulências dos pensamentos e emoções– isso acontece quando praticamos respirações conscientes.

A meditação nos ajuda a entrarmos em contato com nossos sentimentos a observarmos nossos pensamentos, e, pouco a pouco, aprendemos a responder a eles ao invés de reagir.

Pode ser interessante, ao final da prática, agradecer por algo ou dedicá-la a alguém.

Existem diversas práticas guiadas em aplicativos gratuitos (o Insight Timer é ótimo) para quem está começando.

5) Alimentação

Nós já sabemos, né? Mas não poderia deixar de mencioná-la. Conseguir se alimentar de forma adequada é um processo, mas aqui vão algumas considerações:

É legal pensarmos que nossa alimentação deve, verdadeiramente, ser um ato prazeroso e benéfico, por isso, esteja presente, tente comer e mastigar com calma e se policiar para não comer “de menos” e nem demais.

Se puder, reduza o consumo de café, álcool, proteínas animais, doces, processados, industrializados e derivados de leite. Grãos, vegetais, frutas e legumes são digeridos mais facilmente.

Aumente o consumo de chás e água. Use ervas frescas.

Vá no seu tempo, respeite as necessidades do seu corpo, sem neura! Melhorar alguma coisa nesse processo já é excelente!

6) Perdão

Falar em limpeza também é falar sobre limpeza das emoções.

Muitas vezes guardamos sentimentos doloridos, que nos fazem mal, é essencial trabalharmos o perdão nessa fase de detox. Tome algum tempo para contemplar sobre pessoas e relacionamentos difíceis, ou sobre suas próprias atitudes. Busque trazer a intenção de compreensão e perdão nesse período.

Escreva, converse com algum amigo ou com seu terapeuta. Contemple sobre a ideia de que muitas vezes nos decepcionamos porque esperamos que os outros saibam e ajam de acordo com as nossas necessidades- o que é uma ilusão. Contemple sobre a ideia de que é normal errar e que faz parte do processo de nos tornarmos uma pessoa melhor.

Lembre-se que em tempos difíceis, como esse de pandemia, todos estamos de alguma forma fragilizados, demandando necessidades.

Não necessariamente vamos curar nossas feridas nesse momento, mas se dedicarmos atenção e abrirmos nossos corações para algumas questões, com certeza fazemos avanços.

Veja esta meditação.

7) Limpar o ambiente

Por fim, é importante também ter a consciência de que ter a casa limpa nos faz bem. Respiramos melhor, traz bem-estar e acalma a mente.

Tente arrumar a cama e abrir as janelas pela manhã. Se quiser, acenda um incenso ou coloque um aroma.

Se puder, faça uma limpeza nas papeladas guardadas ou no guarda-roupas.

Jogue fora qualquer coisa que diminua sua energia.

Considerações finais sobre um detox

Essas são algumas ferramentas acessíveis que temos para mudarmos a nossa frequência quando as coisas se tornam difíceis.

O mais importante não é necessariamente seguir tudo, mas fazer o que fizer sentido para você, o que você conseguir e o que te fizer bem. Afinal, não queremos sentir culpa ou pressão.

Pode ser interessante ter em mente que o objetivo não é uma mudança radical, mas seria, metaforicamente igual à alongar-se no Yoga, em que encontramos um ponto de ação que não é passivo e nem desgastante. Um caminho do meio.

Por último, essas recomendações não substituem qualquer orientação médica e em casos mais graves e específicos de saúde é recomendado buscar ajuda profissional.

Esperamos que tenha gostado!

Com carinho,

Até a próxima,

Om Joy

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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