Terapia com Florais – Conheça a história e os benefícios

Leitura: 3 min

Você já deve ter ouvido falar em terapia com florais. De uns tempos para cá essa prática vêm ganhando bastante popularidade, sobretudo durante a pandemia.

Hoje contaremos um pouco sobre a história e os benefícios dessa medicina alternativa.

A história

A terapia floral foi descoberta pelo médico inglês Dr. Edward Bach na década de 1930.

Bach estudou medicina e no início de sua carreira, trabalhou como cirurgião residente na University College Hospital de Londres. Alguns anos depois trabalhou em um hospital de campanha, tratando soldados que regressavam da Primeira Guerra Mundial. Nessa época sofreu um desmaio causado por uma grave hemorragia. Seu caso era crítico e lhe deram a estimativa de mais três meses de vida.

Assim que se recuperou razoavelmente do trauma, voltou a trabalhar e a realizar pesquisas. Após os três meses, se sentia forte e bem.

Dr Bach tinha uma visão crítica em relação a abordagem da medicina tradicional, que focava nas doenças isoladas, sem levar em consideração a totalidade do organismo e os aspectos psicológicos. Sua busca era por uma alternativa.

E isso foi o que o levou, alguns anos depois, a sair do trabalho que lhe era muito lucrativo, mudar-se de Londres e abandonar as antigas lógicas de raciocínio.

Nos anos seguintes, esteve mais perto da natureza e a partir de tentativas e erros com estudos pessoais e com terceiros, pôde desenvolver uma compreensão profunda sobre o tratamento com o uso de flores. Cada uma das flores que encontrou se mostrou eficaz para um determinado estado emocional.

Surgiram então os famosos 38 remédios, ou os 38 florais de Bach.

Em 1936, aos 50 anos, Dr Bach faleceu pacificamente, pouco depois de “concluir” seus estudos. Superou a expectativa de três meses, para vinte anos de vida e deixou um legado que continua a ajudar muitas pessoas até hoje.

Como são feitos os Florais?

Diferentemente dos óleos essenciais, que são uma substância física (óleo) extraída da planta, os florais são obtidos através da água.

Existem dois métodos: As flores mais delicadas ficam com as cabeças flutuando em água pura, sob a luz do sol, por três horas.

Para as flores mais robustas, são fervidas as partes floridas por meia hora.

Nos dois casos, a água é coletada, filtrada e potenciada por meio de métodos de diluição. Através desse processo, a força vital e as qualidades vibracionais da planta são transferidas para a água.

Como funcionam?

As essências florais funcionam pelo princípio da ressonância dentro do campo de energia sutil do ser humano, que afeta a saúde física e emocional.

Em outras palavras, as essências florais são baseadas na energética vibracional ao invés da bioquímica, e estimulam a capacidade natural do corpo de realizar a homeostase.

Todas as plantas carregam padrões de energia vibracional, e diz-se que as flores são o auge dessa energia. Dr Edward Bach observou que elas têm o potencial para nos ajudar a superar emoções limitantes – que impactam diretamente na nossa saúde.

“A ação das essências florais eleva a vibração do ser … Elas curam, inundando o corpo com as belas vibrações mais elevadas da natureza – assim, existe a oportunidade para a doença derreter como a neve ao sol.” – Edward Bach.

Usos

A maioria das essências florais são muito seguras e podem ser usadas por qualquer pessoa, incluindo crianças e animais (para esses dois últimos, há florais específicos feitos em base não alcoólica).

Podem ter um efeito imediato, e outras vezes você pode sentir um desdobramento mais lento dos efeitos ao longo de dias ou semanas.

Pode ser interessante você consultar um Naturopata para indicar o melhor tratamento para você.

Também vale a pena conhecer a linha Rescue– se trata de uma mistura de 5 flores para auxiliar no tratamento dos estados negativos humanos mais comuns que Bach observou, são eles: Medo, ansiedade, dispersão, desamparo e descontrole. “Rescue” significa resgate, e como o nome diz, o objetivo de seu uso é um resgate emocional.

No entanto, é importante mencionar que em muitos casos os Florais não substituem os medicamentos e tratamentos indicados por orientação médica. Eles atuarão apenas como um apoio.

Nos dias de hoje conhecer sobre alternativas e diferentes fontes de ajuda é sempre bem vindo, você não acha? Foi por isso que resolvemos escrever um pouco sobre a terapia com Florais.

Veja outras formas de terapias naturais, clicando aqui.

Até a próxima,

Com carinho,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram