Taoísmo – uma filosofia inspiradora para se conhecer

Leitura: 3 min

Vivemos atualmente sob um ritmo bastante acelerado e conhecemos bem o que significa ansiedade. Muitas vezes fazemos as coisas de forma desatenta, apressada ou agimos por impulso ou medo.

A ansiedade e a busca pelo controle das circunstâncias nos desgastam além do necessário e a verdade é que muitos de nós estamos sentindo a necessidade de levar uma vida mais calma e com menos estresse.

Buscamos terapias, filosofias e diferentes práticas, a fim de encontrar ingredientes que nos ajudem a viver de forma mais saudável e plena.

De alguns anos para cá, estamos conhecendo e usufruindo cada vez mais de filosofias e práticas orientais tais como o Yoga, meditação, conceitos budistas, medicina Ayurveda, acupuntura etc. São estudos muito ricos e que de fato tem mostrado sua veracidade e eficácia.

Hoje falaremos um pouco sobre o Taoísmo, uma filosofia muito interessante e que pode inspirar àqueles que buscam mais qualidade de vida e harmonia.

A origem – o Taoísmo

O Taoísmo é uma filosofia religiosa chinesa muito antiga. Acredita-se suas origens datam de 2500 a. C.

Seus ensinamentos foram eternizados, principalmente, através de um livro chamado Tao Te Ching, escrito por um grande mestre chamado Lao Tse, que teoricamente viveu por volta de 500 a.C – 400 a. C.

Tao Te Ching é uma obra profunda que foi traduzida para vários idiomas e continua a inspirar pessoas até hoje.

A essência dos ensinamentos Taoístas é viver em harmonia com o Tao.

Mas o que é o Tao?

Primeiramente, não existe uma tradução literal e precisa para o Tao, e segundo Lao Tse, o Tao está além da nossa compreensão. Não podemos racionalizá-lo, apenas senti-lo.

Podemos dizer que o Tao é o fluxo natural do Universo, o movimento que faz tudo acontecer, as leis que regem os eventos do universo e da natureza.

Em outras palavras, uma espécie de organização suprema que está além da nossa capacidade racional.

Encontrando nosso ritmo natural de ser

 Uma vez ouvi dizer que a felicidade é algo parecido com sentir que se está no lugar certo, na hora certa.

O que o Taoísmo sugere é exatamente isso. Através da assimilação e prática de alguns conceitos, podemos estabelecer nosso ritmo natural de ser e agir, a fim de viver no tempo na natureza, no tempo natural da vida ou, em outras palavras, em harmonia com o Tao.

Através do cultivo da atenção plena em nós mesmos, em nossas ações e no presente, passamos a estar em harmonia com “o todo” e assim podemos nos sentir parte dele.

A ideia é que quando seguimos essa filosofia, aprendemos a abrir mão do nosso controle, e a confiar no que a vida trouxer. Aprendemos a confiar na espontaneidade sábia da vida, sem nos desgastarmos tanto brigando com os eventos aleatórios e adversos.

É um processo de humildade e coragem.

Em seus ensinamentos, Lao Tsu comenta que é fútil e inútil nosso desejo e busca por controlar os eventos da vida. Ele salienta que somente quando verdadeiramente deixamos de querer controlar tudo, começamos a ter um pouco do controle que tanto desejávamos, mas de uma forma distinta, diferente de tudo que podemos imaginar.

A vida é muito dinâmica e poderosa e é preciso contemplar isso.

Os ensinamentos Taoístas são muito amplos e ricos, mas essencialmente falam sobre aprendermos a viver o presente de forma consciente e a confiar nas diferentes “estações” ou “ventos” que a vida trouxer.

“Aqueles que fluem com a vida sabem que não precisam de nenhuma outra força”. – Lao Tse.

É claro que seguir a filosofia Taoísta não é tão simples e fácil, mas pode ser interessante nos abrirmos para aprender novas ideias e quem sabe, pouco a pouco, incorporarmos alguns desses ensinamentos espirituais.

Por fim se tiver interesse em conhecer mais sobre o Taoísmo, recomendo o livro “A leitura do Tao: uma sabedoria que nos espera” de Marc Halévy. No Youtube também há bastante conteúdo 😊.

Com carinho,

Até a próxima,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram