Virabhadrasana 2 , a postura do Guerreiro 2 – um panorama geral

Leitura: 2 min

Virabhadrasana 2 é também conhecida como a postura do Guerreiro 2. Do sânscrito Vira significa herói, Bhadra, auspicioso e Asana, postura.

As posturas dos guerreiros no Yoga representam o mitológico guerreiro Virabhadra, criado pelo Deus Shiva para vingar a morte de sua esposa Sati.

De acordo com a mitologia Hindu, Sati se joga em uma fogueira porque seu pai, Daksha, era inimigo de Shiva e não aprovava o casamento dos dois.

Cada um dos 3 asanas que representam Virabhadra simbolizam três diferentes momentos de seu ataque à Daksha.

A postura do Guerreiro 1 representa no surgimento de Virabhadra; na postura do Guerreiro 2, ele se prepara para o ataque e em Guerreiro 3, golpeia e decapita Daksha.

A Postura do Guerreiro 2 expressa força, determinação e coragem. É um asana energizante e aterrador.

Sua prática regular ajuda a fortalecer as pernas e braços, estimula os órgãos abdominais, alonga os adutores e abre os quadris.

Abaixo estão algumas dicas para o alinhamento correto da postura:

Contraindicações e cuidados:

  • Se houver lesão ou desconforto na cervical: Não vire o rosto para o lado das mãos, mantenha o pescoço em uma posição que não faça esforço.
  • Para lesões na articulação sacro-ilíaca: não force o tronco a estar em linha com o quadril (virado para frente), permita que o tronco gire suavemente em direção ao lado da perna dobrada.
  • Em caso de dores nos joelhos: não os dobre tanto, faça a postura usando uma cadeira (foto abaixo) ou evite este asana.

Se quiser deixar a postura um pouco mais desafiadora, pode segurar um bloco de madeira em cada mão, isso ajudará a ativar mais os braços.

Desalinhamentos comuns:

  • Joelho dobrado ultrapassando a linha do calcanhar (isso sobrecarrega o joelho);
  • Torso inclinado para frente (em direção ao joelho dobrado);
  • Braço de trás desalinhado para baixo.

Considerações finais

Experimente praticar em sequencia, as posturas do Guerreiro 1, 2 e 3. Pode ser interessante incorporar as qualidades de um guerreiro que ataca simbolicamente suas sombras e ilusões.

Por fim, experimente também praticar o Guerreiro 2 Reverso após o Guerreiro 2. Para saber mais sobre essa variação, leita este texto.

Neste outro artigo, falamos sobre a postura do Guerreiro 3.

Desejamos a você uma excelente prática!

Com carinho,

Om Joy.

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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