Ustrasana – Postura do Camelo – Dicas e Curiosidades

Leitura: 4 min

Backbends e os Chakras

Em um backbend, ou seja, em uma flexão para trás, todos os chakras estão envolvidos, uma vez que requer alinhamento de todos os segmentos do corpo. Isso é necessário para que encontremos equilíbrio nas posturas e a execução correta. Todavia, devido à abertura de peito trabalhada, o Chakra Cardíaco (Anahata) é onde ocorre a maioria dos movimentos.

À medida em que as flexões para trás abrem o tórax e a parte superior do corpo, elas estimulam o chakra do coração. Isso permite que nos abramos mais plenamente à vida também, às nossas emoções, experiências e aos nossos relacionamentos.

Ustrasana – Postura do Camelo

Ustrasana (Ushtrásana), ou postura do Camelo, fortalece e energiza o seu corpo ao mesmo tempo em que trabalha o chakra cardíaco.

Quanto à sua simbologia, “ustra” significa camelo e sua raiz “us” quer dizer calor e também amanhecer. Ela trabalha a expansão da área do peito, cultivando vitalidade e entusiasmo, além de despertar confiança plena no fluxo da vida.

Na parte física esse ásana alonga os flexores mais profundos do quadril, ou seja, o psoas. Esse músculo faz a ligação entre a coluna vertebral e as pernas, portanto, é ele que fornece estabilização ao nosso corpo, além de ser super importante para a manutenção da saúde, vitalidade e bem-estar emocional.

Abaixo as principais ativações para uma execução segura e um melhor alinhamento:

Alinhamentos - Ustrasana: Trabalhando a Abertura de Peito

Benefícios

  • Expande a capacidade respiratória
  • Trabalha a abertura de peito
  • Alonga a parte frontal do corpo
  • Ativa a glândula timo, contribuindo para o equilíbrio do sistema imunológico
  • Massageia as glândulas suprarrenais e a tireoide
  • Fortalece as costas
  • Melhora a postura

Contra-Indicações e Cuidados

Aqui vale notar que essa é uma postura intermediária que prepara o seu corpo e mente para flexões para trás mais avançadas, por isso, antes de praticar, sempre busque o auxílio de um profissional capacitado.

Um cuidado especial é necessário caso você possua dor ou lesão no joelho ou coluna, hérnia umbilical, inguinal ou mesmo problemas cardíacos.

Posturas Preparatórias / Complementares

  • Dhanurasana (Arco)
  • Bhujangasana (Cobra)
  • Anjaneyasana (Crescente)

Modificações e o Uso de Props no Ustrasana

Esse ásana, conforme dito anteriormente, é de nível intermediário, logo precisamos conquistar espaço de forma gradativa na postura. Além disso, é necessário um aquecimento do corpo antes de entrar na postura final.

Para que você não se machuque e conquiste o correto alinhamento, algumas modificações podem ser válidas! Existem variações feitas com acessórios e outras mais simples.

Com as Mãos no Sacro

Variação - Iniciante

Iniciando de joelhos, basta apoiar as palmas das maõs sobre o sacro com os dedos voltados para baixo. Aqui a cervical deve sempre seguir a linha da curvatura da coluna. Vá até onde você se sentir confortável.

Dedos dos Pés Enraizados

Enraizando os Pés

Para reduzir a distância até os pés uma alternativa é enraizar os dedos, conforme mostrado na imagem. Ao entrar na postura segure os calcanhares e vá conquistando espaço até que consiga realizá-la com o dorso do pé apoiado no chão.

Usando Blocos

Variação com Blocos

Seguindo a mesma ideia da variação anterior, para reduzir a distância você pode usar dois bloquinhos, um de cada lado dos seus pés. Aqui vale usar tanto o bloco de EVA quanto o de madeira, o importante é que ele seja firme e pese pelo menos 500g para fornecer a estabilidade adequada.

Usando Cadeira

Como usar a Cadeira

Aqui o propósito é similar ao da variação com as mãos no sacro, porém o apoio é o da cadeira. A altura permitirá um maior conforto no ásana para os iniciantes. Você pode usar qualquer cadeira em casa ou adquirir uma específica para Yoga, conforme essa aqui.

Vamos praticar?

A postura do camelo trabalha bem a abertura de peito e é um dos backbends mais comuns nas práticas. Ela cultiva confiança plena no fluxo da vida e abre o nosso coração para novas perspectivas e novas experiências. Ela permite que liberemos emoções reprimidas e é exatamente por isso que deve ser trabalhada com muito carinho e zelo. Tenho certeza que você se beneficiará de inclui-la na sua prática!

E se quiser mais dicas sobre diferentes ásanas é só conferir nossos posts no blog dedicada especialmente a isso.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram