Como Substituir Acessórios de Yoga – Adaptando Props em Casa

Leitura: 4 min

Acessórios de Yoga

Quando pensamos em praticar é muito comum visualizarmos apenas um tapetinho, mas a verdade é que há uma infinidade de acessórios de Yoga disponíveis. Também conhecidos como Yoga Props, a sua função é auxiliar a prática, adaptar as posturas e evitar lesões. Além disso, eles permitem que praticantes iniciantes evoluam na prática e construam, aos poucos, a força, flexibilidade e consciência corporal necessárias para uma prática segura e eficiente.

Os acessórios são mesmo necessários?

Quando praticamos em estúdios os acessórios normalmente são fornecidos, mas com o crescimento das aulas online muitas pessoas têm praticado em casa. Nesse caso é comum o praticante se perguntar: preciso fazer um alto investimento? E a verdade é que isso não é necessário, podemos facilmente adaptar os acessórios de Yoga em casa!

“Feito é melhor que perfeito.”

Às vezes buscamos tanto o momento ideal e as condições perfeitas para fazer algo que, no final, ficamos postergando eternamente aquela ação. O importante é começarmos com as ferramentas que temos naquele momento, mas principalmente com garra e vontade. Isso vale para a vida e para o Yoga.

Investir em acessórios nem sempre é acessível para todos, e a falta deles não pode ser uma desculpa para não praticar. Pensando nisso, vamos listar aqui algumas substituições que podem ser feitas com artigos que todos temos em casa.

Quais são os principais acessórios?

Primeiramente, vamos recapitular: um Yoga Prop nada mais é do que um objeto par auxiliar na prática. No decorrer da sua jornada você poderá se deparar com variadas modalidades de Yoga, sendo que algumas delas utilizam mais ou menos esses acessórios.

Como exemplo temos o método desenvolvido por B.K.S. Iyengar, que frequentemente envolve o uso extensivo de uma variedade de acessórios, muitos dos quais ele foi pioneiro em usar. Dessa forma, estes são especialmente benéficos para iniciantes e alunos mais exigentes, e todos os professores Iyengar terão amplo conhecimento e experiência no uso de props para ajudar seus alunos. Caso queira mais detalhes  dessa linha de trabalho basta conferir nosso artigo aqui. Da mesma forma, outro uso muito frequente deles é na prática de Yoga Restaurativo.

No geral é comum nos depararmos com os seguintes acessórios:

Agora confira abaixo como substituir cada um deles.

Cinto de Alongamento

Substituições:

  • Toalha Rosto
  • Laço Roupão
  • Cachecol
  • Cinto

Para alongamentos básicos um Yoga Strap pode ser substituído facilmente por algum dos itens mencionados. Por outro lado, salientamos que, se for necessário prender alguma parte do corpo, será necessário algo com fivela, como um cinto comum.

Acessório de Yoga - Cinto de Alongamento

Manta / Cobertor

Substituições:

  • Toalha Banho
  • Cobertor Comum

Caso a manta seja usada apenas para esquentar ou cobrir o mat, qualquer cobertor simples vai funcionar. Mas, se o uso for para o suporte em algum ásana, é necessário substituir esse acessório por um cobertor mais grosso ou mesmo uma toalha.

Acessório de Yoga - Manta / Cobertor

Bloco

Substituições:

  • Livro
  • Caixa Sapato
  • Pacote Café

Se você precisar apoiar o peso do corpo inteiro nos blocos, como em um arm balance, vai ser difícil conseguir substituí-los. Porém, caso ele seja usado para suporte de uma das mãos ou nas costas por exemplo, você pode substituir por livros (mais grossos e com capa dura de preferência) ou caixas de sapatos preenchidas para dar firmeza. Uma alternativa também é usar um daqueles pacotinhos de café que possuem um tamanho bem similar ao dos blocos.

Acessório de Yoga - Bloco

Bolster

Substituições:

  • Almofada
  • Cobertores
  • Travesseiro

Esse é um dos acessórios mais difíceis de replicar. O bolster possui uma alta densidade, e isso não é facilmente encontrado em artigos da nossa casa. Caso você já tenha mantas, pode usá-las dobradas para substituí-lo, ou, dependendo da postura, poderá usar em seu lugar almofadas comuns ou travesseiro.

Acessório de Yoga - Bolster

Cadeira

Substituições:

  • Cadeira Jantar
  • Cadeira Escritório

Esse acessório é facilmente substituída por… Cadeira! Mas não pode ser qualquer uma, para sua própria segurança. Ou seja, utilize aquelas sem rodinhas e que possuam uma estrutura bastante resistente para fornecer todo o suporte e apoio necessário.

Acessório de Yoga - Cadeira

Considerações

Por fim, podemos dizer que essas são excelente alternativas para quem está iniciando ou com o orçamento um pouquinho apertado. Todavia, salientamos que essas opções jamais substituirão perfeitamente os acessórios que foram desenvolvidos especialmente para a prática de Yoga.

Aliás, uma coisa super importante, antes de usar qualquer acessório ou fazer alguma substituição, é consultar o seu professor para que ele possa fazer suas considerações e dar as indicações adequadas.

Assim como, caso queira adquirir algum desses acessórios, você poderá conferir os preços e condições diretamente na nossa Loja Virtual.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram