A arte de viver com simplicidade

Leitura: 3 min

Muito tem se falado sobre simplicidade e minimalismo e muitas pessoas vêm adotando este estilo de vida, que parece estar na contra mão da sociedade acelerada e materialista que a maioria das pessoas vive hoje.  O mais interessante é que não são apenas aqueles ligados às praticas zens, mas também pessoas de vários ramos distintos, como o financeiro Um exemplo é a Maiara Xavier, educadora financeira, que possui um canal e um IG intitulado “A Rica Simplicidade”.

A felicidade não está presente nas coisas grandiosas, podem até estar, claro, mas o que eu quero dizer é que muitas vezes, esperamos coisas grandiosas acontecerem para ficarmos felizes, mas e em nosso dia a dia normal?

Abro um parêntese para debater um pouco sobre grandiosidade. Quando falo grandiosidade, me refiro a feitos que não acontecem todos os dias, que não são tão comuns, como por exemplo, uma viagem para a Inglaterra, ou para a Índia, a compra de um bem material caro, como um carro, uma casa, etc. Queremos tudo isso, claro, e devemos querer, somos merecedores, porém, eu também acredito em outros tipos de grandiosidades. Já parou para pensar o quão privilegiado você é por ver o pôr do sol? Agora, nesta quarentena, estar morando com pessoas que gostam de você, num lar cheio de amor, enquanto muitas pessoas estão sofrendo violência doméstica?

A vida nos dias atuais não apresenta simplicidade, estamos em modo automático, sempre com prazos apertados, correria, excesso de desejo, dependência emocional, etc. As pessoas acabam confundindo individualidade com egoísmo, acabando por escolher a segunda opção, sem interesse verdadeiro no outro.

Além de fatores externos, precisamos primeiramente cuidar do nosso interior, da nossa morada, do nosso Eu, afinal, como viver tranquilamente se dentro de você está tudo um caos?

Separamos algumas dicas para te ajudar nesta busca pela simplicidade:

  1. Meditação

É uma prática que sempre enfatizamos, devido ao grande bem que ela faz. Práticas como yoga e meditação nos ajudam a criar uma conexão com nós mesmos e na busca pelo autoconhecimento. Nosso amigo produtor do site www.sermultidimensional.com.br postou um artigo bem interessante sobre meditação, clique aqui para ler.

  1. Yoga
    Outra prática que nos ajuda na busca pelo autoconhecimento e também uma prática que nos conecta com nós mesmos. Além de todos os benefícios que já postamos aqui .
  1. Café da manhã

São pequenos feitos rotineiros da qual eu gosto muito! É o momento para você acordar, preparar o seu café da manhã com carinho, ter um tempo para si e para a sua família. Cafés da manhã conectam!

  1. Dança / Exercícios físicos

Sabemos que atividades físicas ajudam na liberação de vários hormônios, não só a serotonina, que ajuda na normalização do humor, do sono, do desejo sexual, etc., mas também libera: endorfina (analgésico natural), Insulina, adrenalina, somatotrofina (hormônio do crescimento), e vários outros, além de também ser uma prática que te possibilita conectar-se consigo mesmo.

  1. Dizer não é muito importante

Lendo o livro da Liliane Prata “O mundo que habita em nós”, a autora comenta sobre a questão da liberdade, citando algumas correntes filosóficas. Ela cita Espinosa e fala sobre a sua concepção de ser ativo e passivo, em que o ser ativo é um ser livre, com isso, me vem à cabeça a questão de saber falar não e o quanto é libertador. Você não precisa fazer o que não está a fim nem de dar satisfação.

  1. Gratidão

Quando você cria o hábito de agradecer, você cria consciência de todas as coisas boas que acontecem na sua vida, desfocando da parte negativa. Todos temos os dois lados, qual você prefere focar a sua atenção, nas coisas boas ou nas ruins? Lembrando que até as situações ruins são construtivas, te moldam para um ser cada vez mais evoluído e melhor, e você sempre pode focar o positivo do negativo.

  1. Faça mais coisas que você ama

Tem coisa mais prazerosa do que fazer o que se gosta? Se você não conseguiu um trabalho na área que você gosta, é fundamental que você tenha atividades que te dão prazer fora do trabalho, como tocar um instrumento, fazer artesanato, escrever, praticar esportes, criar conteúdo, fazer um canal no youtube, enfim, tudo que te dá prazer.

  1. A importância não importa

É importante se importar com as pessoas, mas até um certo ponto, pare de se preocupar com o que os outros vão falar, lembra da questão da liberdade? É a mesma coisa.

  1. A gente não quer só comida

É exatamente como a musica dos Titãs, a gente não quer só comida, quer diversão e arte! Tire um tempinho para as coisas que você gosta, passear no parque, ir a um show, visitar uma exposição, ir ao cinema, caminhar, etc. Trabalho é importante, mas não é tudo!

  1. Consumismo / Apego / Dependência emocional

Deixe de lado tudo isso, que acaba te atrasando e fazendo você desconectar do seu verdadeiro Eu.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a pensar e observar a simplicidade da vida, que é… bem simples!

Esta simplicidade pode ser levada a qualquer lugar e situação, você pode ser um milionário e ser simples, você pode praticar tudo isso no seu dia a dia.

E você, tem mais dicas de como levar uma vida mais simples? Deixe aqui nos comentários.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram