O que é Iyengar yoga? E mais 5 posturas para começar!

Leitura: 3 min
Iyengar

Se você acompanha nossos posts e sabe um pouquinho sobre yoga, deve ter percebido que existem vários tipos de yoga, escrevemos um artigo sobre isso inclusive, e você pode ler clicando aqui.

E hoje, eu vou falar um pouquinho desta modalidade do Yoga, que foi fundada pelo mestre B.K.S Iyengar.

Mas antes, vamos conhecer um pouco mais dele, que também é conhecido como Yogacharya, é considerado um dos mais influentes de todo o nosso globo terrestre e ensina há mais de 70 anos, nasceu em 14 de dezembro de 1918, em Bellur, Distrito de Kolar, Karnataka, Índia.

O Google até homenageou ele, sabia? Mudando o seu logo! Procura lá depois!

Bom, continuando, o seu Iyengar começou sua jornada no Hatha Yoga, aos 14 anos junto ao seu Guru Yogacharya Krishnamacharya e teve o seu instituto, o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, na cidade de Pune.

Entendendo a Prática

Em 1966 foi publicado pela primeira vez, os ensinamentos no livro “Luz no Yoga” – “Light on Yoga”, e para você entender a importância disso, eu lhe digo, este livro foi traduzido para 18 idiomas!

 Ao todo, são 200 ásanas (posturas), e 14 pranayamas (respiração). Nesta modalidade, o praticante pode contar com acessórios, na qual possibilitam ajudar nas posturas.

E quais os benefícios?

  • Tonifica os músculos
  • Traz a sensação de bem estar-estar e tranquilidade
  • Melhora sua disposição
  • Dá mais energia
  • Aumenta a sua flexibilidade
  • Te dá mais força

Por ter ajuda dos acessórios o praticante não terá tantas dificuldades, pois a ideia era justamente essa, de facilitar e trazer ações terapêuticas.

Outro método do Iyengar, é a “ação interna”, que é um jeito de ativar cada músculo, tendão, osso e pele do corpo a través da consciência de cada parte e por fim do todo de maneira integrada.

Vamos para as dicas práticas!

1. Balasana (postura da criança)

Esta postura também é conhecida como folha dobrada e é uma delicinha de fazer, esta postura também é inserida entre ásanas mais complicados, pois é uma postura de descanso, mais conhecido como “compensação”, ela ajuda a normalizar a pressão arterial e ajuda a te levar para um momento de introspecção.

Como fazer: sente-se em cima dos seus pés, e após isso, flexione o tronco para frente, estique os braços para frente e coloque a cabeça no chão.

2. Postura Gato-Vaca

É uma ótima postura para alongar a coluna e é um ótimo ásana para quando você acordar.

Como fazer: Fique de quatro, arqueie a sua coluna (pra cima) e olhe para baixo nas suas coxas. Respire fundo, traga a sua coluna de volta ao ponto neutro e depois olhe para cima ao deixar cair a sua barriga.

3. Adho Mukha Svanasana ou Cachorro olhando para Baixo

É uma das posturas mais conhecidas, ela ajuda a aumentar a sua imunidade, ajuda na digestão, melhora dor de cabeça, alivia sintomas de menopausa, menstruação e ajuda nas dores nas costas. É considerada uma postura de descanso também. Esta postura está presente também no Surya Namaskar (Saudação ao Sol).

É importante os pés encostarem no chão, assim como as mãos.

4. Árvore

Esta posição ajuda a alongar os músculos internos na coxa da perna que está flexionada.

Como fazer: Em pé, flexiona-se um joelho, colocando-se a planta do pé na porção interna da coxa contralateral.

5. Guerreiro 2

Esta postura ajuda no alongamento dos braços, ativa glúteos, posteriores da coxa e quadríceps femoral da perna flexionada.

Como fazer: fique de pé e flexione o joelho para um lado, mantendo o tronco virado para frente, a cabeça roda para o lado do joelho flexionado.

Todas estas posturas possuem benefícios para o seu corpo, mas vai além, elas proporcionam sensação de liberdade, paz, estabilidade emocional e te ajuda na concentração.
Iyengar queria que o yoga fosse para todos, tanto que é permitido até para pessoas com lesões e problemas físicos além de pessoas sedentárias, claro, sempre respeitando o seu corpo e com acompanhamento médico.

Você já conhecia esta modalidade?

Deixa aqui nos comentários pra gente.

Até a próxima

Namastê!

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