Dandasana – A Postura do Bastão – Dicas e Benefícios

Leitura: 2 min

Neste artigo falaremos sobre Dandasana, em português, a Postura do Bastão. Assim como Tadasana é a base para todas as posturas feitas em pé, Dandasana é a base para todas as posturas feitas sentadas. Isso significa que, ela trará as condições físicas e a percepção de alinhamento e fluxo de energia que servirão de referência para execução de outros asanas sentados.

Apesar de parecer simples, Dandasa é um asana bastante importante e poderoso – fortalece o abdômen e os músculos das costas, abre os peito e facilita a respiração torácica, ajuda a corrigir a postura, estimula os rins, acalma a mente e traz uma sensação de aterramento e conexão com a terra.

Abaixo estão algumas dicas para o alinhamento correto da postura:

Adapte para o seu corpo

Uma dica bacana para Dandasana – e para todas as posturas sentadas- é sentar-se sobre a beirada de uma manta dobrada, isso fará com que a pélvis se incline para frente e a colune se alongue mais e com mais facilidade. Veja a imagem ilustrativa abaixo:

Além disso, para estar em Dandasana com o alinhamento da modelo acima é necessário ter um bom alongamento na parte posterior das pernas. Se este não for o caso, você sentirá a coluna comprimida e impossibilitada de se alongar com suavidade (o fluxo de energia no corpo não acontecerá). A dica aqui é colocar um bolster um uma manta enrolada sob os joelhos, dobrando as pernas, isso porque o mais importante nesta postura é manter a coluna alongada!

Posturas complementares

  • Kumbhakasana e Chaturanga Dandasana – Para desenvelver força no abdômen e costas.

Dicas de posturas para fazer na sequencia

  • Paschimottanasana

Contraindicações e cuidados:

  • Mulheres grávidas devem manter as pernas afastadas na largura do quadril (ou mais);
  • Pessoas com encurtamento na parte posterior da perna ou com dores na coluna devem usar um apoio sob os joelhos, para manter as pernas flexionadas.

Por fim, vale mencionar que Dandasana é uma postura bastante comum para crianças… Assim, ela nos ajudará na conquista de algo que podemos perder com o passar dos anos: a força nas costas, a flexibilidade das pernas e a capacidade de sentar-se correta e confortavelmente.

Vamos praticar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram