Salamba Sirsasana – Conheça mais sobre esta postura

Leitura: 2 min

Salamba Sirsasana, em português é conhecida como a Postura Invertida sobre a cabeça. Do Sânscrito, Salamba significa suporte, Sirs, cabeça e Ásana, postura.

Salamba Sirsasana é uma postura de inversão intensa e poderosa, com a qual aprendemos muito, e podemos nos investigar sob vários aspectos: estabilidade, equilíbrio, calma, paciência, força e energia. Salamba Sirsasana requer bastante estrutura muscular e preparação física-mental, e deve ser praticada sob as orientações de um profissional qualificado.

São muitos os benefícios que este ásana nos oferece:

  • Aumenta a energia e a disposição;
  • Estimula a digestão;
  • Estimula a circulação;
  • Melhora a concentração;
  • Desenvolve o equilíbrio (físico e emocional);
  • Estimula o funcionamento integral do corpo, porque desafia os sistemas e órgãos a trabalharem contra gravidade;
  • Auxilia no processo de desintoxicação do corpo;
  • Fortalece braços e ombros;
  • Diminui a ansiedade.

Contraindicações e cuidados:

  • Esta postura deve ser praticada sob as instruções de um professor qualificado;
  • Contraindicada para lesões no ombro;
  • Se você estiver menstruando, pode querer evitar esta postura (pela ação anti gravitacional que ela exerce);
  • Contraindicada para pressão arterial alta não controlada;
  • Contraindicada para Glaucoma;
  • Contraindicada para gestantes.

Obs.: Existem diversas variações para a execução de Salamaba Sirsansa. Neste post, indicaremos a versão em que a cabeça não encosta no chão, e o corpo é sustentado pela força dos ombros e antebraços. Veja abaixo as dicas de alinhamento para Salamba Sirsasana:

Posturas Preparatórias:

A construção de (e da percepção de) força e de um bom alinhamento são fundamentais em Salamba Sirsanasa, pois assim, o corpo é sustentado de forma apropriada, sem sobrecarregar nenhum músculo ou articulação, e a energia flui de forma harmônica, trazendo, efetivamente, todos os benefícios dessa postura.

Se você ainda não possui força para fazer a inversão completa, peça orientação ao seu professor, pois existem formas de construção para se chegar lá.

Constância, atenção, dedicação, respiração e calma – com esses ingredientes você certamente conseguirá estar tranquilamente, e desfrutando da paisagem, de cabeça para baixo.

Boas práticas,

Até a próxima,

Om Joy

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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