Afinal, ao que se refere a palavra Yoga?

Leitura: 2 min

A prática do Yoga está se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil. Algumas pessoas a conhecem de longe, e outras, mais de perto. Em geral, nós sabemos que o Yoga nasceu na Índia e é um exercício para o desenvolvimento físico, mental e espiritual…Mas você já parou para pensar como e quando tudo isso começou? Qual o significado histórico por trás da palavra Yoga? Ao que o Yoga se refere, para além das posturas físicas?

Neste artigo falaremos um pouco sobre essas questões :).

Ao que se refere o termo Yoga?

Se buscarmos um significado histórico mais amplo, Yoga refere-se à toda cultura, isto é, o conjunto de valores, atitudes e práticas espirituais que se desenvolveram na Índia ao longo de pelo menos cinco milênios. Esses eram os fundamentos da antiga civilização indiana.

Em um sentido mais restrito, o termo Yoga se refere ao sistema de Yoga Clássico proposto pelo mestre Patanjali (saiba mais aqui) há cerca de 2000 anos – Neste sistema, Patanjali descreve um “caminho” para o êxtase do ser, sustentado por 8 pilares (princípios éticos, posturas, práticas respiratórias, meditações e aprofundamentos do estado meditativo).

Apesar de ter bastante influência em toda a amplitude do Yoga histórico, na prática, o Yoga que aprendemos aqui no ocidente é fundamentado neste caminho proposto por Patanjali.

Etimologia

A palavra Yoga vem do sânscrito e é etimologicamente derivada da raiz Yuj, que significa “conjugar, juntar, ligar, unir”. Quando falamos em Yoga, falamos na união entre o eu individual e o eu transcendental, entre o eue o “todo”, entre o eue o divino, entre o eu e a realidade transcendente.

Como é definida a palavra Yoga, nos textos clássicos?

  • Yoga é êxtase – Yoga- Bhâshya de Vyâsa (1.1)

  • Yoga é a cessão das modificações ou flutuações da mente – Yoga- Sûtra (1.2)

  • Yoga é equanimidade da mente – Bhagavad-Gîtâ (2.48)

  • Yoga é perfeição na ação – Bhagavad-Gîtâ (2.50)

Como é definida o Yoga, segundo autores do nosso tempo?

  • Yoga é independência, é sentir-se bem e feliz em si mesmo, quando fazemos o caminho de volta para casa, momento em que nos unimos à nossa esfera mais sagrada.– Hermógenes

  • Yoga é estar em perfeito alinhamento, em absoluta harmonia, em completa sincronia com a existência. – Sadhguru

  • Yoga é um espelho através do qual olharmos para nós mesmos, desde dentro. – B.K.S. Iyengar

  • Yoga é uma arte tanto quanto é uma ciência. É uma ciência porque oferece métodos práticos para o controle do corpo e da mente, possibilitando, portanto, a meditação. E é uma arte porque, se não for praticada de forma intuitiva e sensível, trará somente resultados superficiais. – Paramhansa Yogananda

O fato é que hoje em dia o Yoga é tão relevante quanto era na Índia antiga.

O Yoga é uma prática incrivelmente poderosa, de aprendizado infinito e que nos ajuda a nos autoconhecermos, ressignificar e transmutar as condições que nos fazem sofrer.

O Yoga é um desenvolvimento integral do ser, e com ele, aprendemos a encontrar conforto e prazer, em ser quem somos.

Seguimos no caminho!

Boas práticas,

Com carinho,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram