Saiba de que forma o Yoga pode te ajudar no trabalho

Leitura: 3 min

Se você ainda não pratica Yoga, possivelmente tenha uma ideia sobre quais os benefícios que o Yoga traz, mas ainda não se organizou para começar. Ou, talvez queira começar, mas algumas ideias o impeçam – a falta de tempo e dinheiro, a preguiça de aprender algo novo e complexo ou os músculos um pouco “enferrujados”.

A verdade é que a prática de Yoga pode verdadeiramente transformar toda dinâmica da sua vida para melhor, inclusive, melhorar o seu desempenho e relacionamento com o trabalho.

Todos nós sabemos que começar é sempre o mais difícil, por isso, traremos neste texto alguns motivos para te incentivar a experimentar :).

Melhora o foco

Além das meditação feitas em uma aula de Yoga, os asanas (posturas) exigem bastante foco – somos constantemente lembrados de manter a respiração em fluxo suave e a atenção nos movimentos e limites do nosso corpo.

Com a prática e o tempo, melhoram a concentração e auto percepção. Conseguimos nos manter nas posturas por mais tempo, com mais envolvimento e suavidade.

Essas habilidades seguirão conosco no dia-a-dia e no trabalho, onde estaremos mais focados e consequentemente, mais produtivos.

Consciência corporal e alívio de dores

Todos nós eventualmente lidamos com desconforto na cervical, lombar ou em qualquer outra parte do corpo enquanto trabalhamos. Sabemos que não é fácil.

Inclusive, se você sofre com alguma dor crônica, possivelmente pense que isso te impedirá de praticar Yoga, mas não é verdade.

O Yoga pode ajudar porque além de ser uma atividade de baixíssimo impacto, todas as posturas podem ser adaptadas com os props (acessórios) para diferentes pessoas e tipos de corpos.

Em uma aula de Yoga movimentamos, alongamos e fortalecemos todo o corpo, o que distensiona os músculos e lubrifica as articulações.

Aprendemos e entendemos o funcionamento de alguns alongamentos que podem nos salvar em determinados dias. Começamos a perceber mais nossa postura e cuidar do bem estar corporal em todos os momentos da nossa vida, inclusive durante a jornada de trabalho.

Consciência da respiração

Muitos afirmam (e eu acredito fortemente) que a qualidade da nossa respiração é a chave para a boa saúde e bem-estar.

Ao nascerem, os bebês intuitivamente respiram correta e completamente, isto é, usando toda musculatura respiratória (abdômen, tórax e peito). No entanto, os adultos por algum motivo desaprendem a respirar profundamente – respiram superficialmente, usando somente o peito e isso pode afetar de diversas maneiras nossa saúde.

A respiração profunda praticada e constantemente mencionada no Yoga, acalma a mente, nos traz para o momento presente e nutre melhor todo o corpo.

Muitas vezes ao enfrentarmos situações difíceis, alguns minutos praticando uma respiração profunda e atenta, são o suficiente para mudar toda a dinâmica do momento e nos acalmar.

Ou quando nos percebermos ansiosos ou remoendo eventos passados, podemos lembrar de respirar conscientemente, voltando para o presente.

Melhora a energia e a disposição

Além da respiração profunda, o Yoga melhora a nossa disposição e energia de diversas maneiras.

As posturas fortalecem, alongam e abrem o corpo, estimulando nosso organismo como um todo, melhorando o fluxo sanguíneo e o fluxo de energia através dos chakras (nossos centros energéticos – para saber mais veja este artigo). Nos sentimos dispostos, mais calmos e ativos.

Diz-se que tudo que acontece no corpo é refletido na mente então com a prática, nos tornamos mais fortes e flexíveis emocionalmente também.

Gentileza

Durante a aula somos constantemente convidados a ter uma abordagem gentil com nós mesmos e com os demais.

Fala-se sobre a aceitação e acolhimento das nossas limitações e estados emocionais, apreciação do “lugar onde estamos”, sobre honrar nosso processo e o processo alheio, respeitar os demais e não cultivar a inveja – focar na sua prática individual e interna.

Se nos conscientizarmos da importância de nutrir e meditar sobre esses valores, com o tempo eles se tornam mais automáticos, como se se tornassem parte de nós.

Dessa forma gastamos menos energia com pensamentos negativos, improdutivos e desgastantes.

E então, por onde começar?

Hoje em dia existem diversas opções acessíveis para praticar. Seja on-line ou presencial o importante é que você encontre um professor com quem sinta ressonância.

Existem vários estilos de Yoga e muitas vezes diferentes professores ensinam o mesmo estilo, mas as aulas podem ser completamente diferentes.

O estilo Hatha Yoga pode ser interessante para quem está começando, apresenta o clássico e tende a ser mais tranquilo.

A Om Joy recentemente também lançou uma plataforma de aulas online, com diversos professores e estilos. Veja aqui.

Por fim, esperamos ter conseguido esclarecer de que forma o Yoga traz mudanças positivas.

Com carinho,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram