Culinária Ayurveda e yoga para uma vida mais saudável

Leitura: 5 min

“Sem a alimentação adequada a medicina é inútil. Com a alimentação adequada a medicina é desnecessária.” (antiga medicina Ayurvédica)

Você sabe o que é a alimentação Ayurveda? Não se trata propriamente de uma dieta, mas de um estilo de vida. É conhecida também como “medicina indiana”, pois tem como principal objetivo, a prevenção de doenças através da alimentação e outras práticas. Nós do ocidente temos como costume, curar doenças, a Ayurveda trabalha com a educação e prevenção.

Originária da Índia, esta filosofia existe há 5 mil anos, ayur significa “vida” e veda significa “conhecimento”.

O ayurveda além da alimentação, trabalha com yoga, prática de exercícios, exercícios de respiração, meditação e outras terapias, que atuam no campo energético, ajudando a equilibrar.

Mas antes, precisamos saber o que é metabolismo e como a comida age no nosso organismo.

No nosso organismo existem várias reações químicas que auxiliam nas nossas necessidades estruturais e energéticas, como produção de energia, desenvolvimento e renovação das nossas células. O metabolismo ocorre em todos os seres vivos.

Mas o que o metabolismo tem a ver com a alimentação?

Tudo a ver!

A nossa escolha em relação aos alimentos vai definir a qualidade do nosso metabolismo.

É aí que entra o Ayurveda, que vai possibilitar melhores condições, para cada tipo de pessoa (que são divididos em três grupos), auxiliando na digestão, criando um corpo saudável e prevenindo doenças. Ojas são substâncias criadas pelo organismo, que traz a sensação de bem estar e leveza e Ama gera fraqueza e doenças. A Ayurveda vai contribuir para a produção de ojas.

DOSHAS – OS 3 GRUPOS DE PESSOAS

Photo by Daniel H. Tong on Unsplash

Cada Dosha tem um determinado tipo de característica que reflete na alimentação, todos nós possuímos os três, e eles devem estar em equilíbrio, o que muitas vezes é difícil, é aí que entra o ayurveda, que vai possibilitar essa harmonia.

Cada pessoa possui dois doshas, um profundo, que é o predominante (a pessoa nasceu com ela) e um superficial, que precisa equilibrar, estes doshas possuem necessidades específicas nutricionais.

Os doshas são:

  • VATA (ar e espaço): controla os movimentos internos e externos no corpo.

É o que dá movimento a toda existência e dá movimento aos outros dois: Kapha e Pitta.

Características: seco, leve, áspero, frio e agitado.

Quando estão equilibradas: criatividade, entusiasmo, flexibilidade, adaptabilidade, boa comunicação, mente ativa, rapidez para aprender.

Quando estão desarmonizados: ansiedade, insegurança, indecisão, agitação, medo, depressão e facilidade para esquecer.

  • PITTA (fogo): promove processos de transformação, digestivos, enzimáticos ou hormonais.

Características: oleoso, agudo, quente, leve, móvel e líquido.

Quando estão equilibradas: caráter empreendedor, falantes, liderança, coragem, lógica, percepção e inteligência.

Quando estão desarmonizados: irritabilidade, inquietação, orgulho, ambição, raiva, crítica excessiva, orgulho, ódio, desejo de vingança e desejo de destruição.

Também promove alterações na coloração da pele, urina e fezes, ficando com uma coloração mais amarelada.

  • KAPHA (água e terra): responsável pela lubrificação, nutrição e estruturação do corpo e da mente.

Fornece o suporte para a manifestação dos outros humores, é o que mantém a união das coisas.

Características: fria, húmida, pesada, pegajosa, macia, sólida e lenta.

Quando estão equilibradas: paz, calma, estabilidade, paciência, alegria, perdão, receptividade e amorosidade.

Quando estão desarmonizados: provocam náuseas, sonolência, calafrios, apego, cobiça, acomodação, depressão e materialismo.

Provocam doenças respiratórios, alergias, diabetes e sinusite.

MAS COMO DESCUBRO MEU DOSHA?

Existem alguns sites com testes para você descobrir o seu dosha, recomendamos Ayurveda e ayurvedaonline.

YOGA E OS DOSHAS

Dentro do Yoga, existem vários asanas que ajudam a equilibrar cada um dos doshas.

Photo by Nate Johnston on Unsplash

ASANAS PARA VATA

Bhujangãsana (postura da cobra): Aquece o corpo (posição para doshas frio).

Sarvãngásana (postura da vela): acalmar a mente avoada (posição para doshas frio).

Posição do gato: ajuda a trabalhar bem as articulações.            

Halashana: esquentar mente e corpo.

Ardha Matsyendrãsana (postura de torção da coluna sentada): ajuda no alongamento dos músculos e ajuda com as dores nas articulações.

Bharadvasana (torção rishi): posição de torção que promove alongamento dos tendões.

ASANAS PARA PITTA

Matsyásana (postura do peixe): promove melhor absorção dos nutrientes.

Ardha Matsyendrãsana (postura de torção da coluna sentada): ajuda a acalmar, já que os Pitta são agitados.

Bharadvasana (torção rishi): posição de torção que promove relaxamento.

ASANAS PARA KAPHA

Bhujangãsana: Aquece o corpo (dosha frio)

Posição do gato: ajuda com problemas de coluna.

Sisashana: energizar doshas frios, pois esquenta a cabeça.

Halashana: esquentar mente e corpo.

Adhomuka Suanasana: trabalha com a preguiça, traz energia.

Ustrasana: também trabalha com a preguiça, trazendo energia.

ALIMENTAÇÃO PARA CADA DOSHA

Photo by Calum Lewis on Unsplash

Separei algumas dicas de alimentação para cada dosha, os alimentos que devem ser evitados e os mais indicados.

VATA

Alimentação: quente, oleosa e úmida.

Sabores: adocicados, ácidos e salgados.

Evitar alimentos: frios, secos, leves e gelados

Evitar sabores: amargo e adstringente

Frutas: adocicadas e maduras, exemplo: banana, melão, mamão, abacate, coco. Evitar: frutas secas, passas, maçã, pera, melancia.

Bebidas: água de coco, leites vegetais (soja, coco, amêndoas). Evitar: álcool, mate café, refrigerantes, chocolate, chá preto.

Chás: camomila, erva doce, hortelã

Vegetais: devem ser cozidos com condimentos: aspargo, beterraba, cenoura, pepino, cebola, ervilha, batata doce, abóbora, espinafre, lentilha, azeitona, alho, feijão verde, aipim, inhame, cará, brócolis e couve-flor. Evitar: crus, secos e frios, alface, tomate, brotos, berinjela, batata e saladas.

PITTA

Alimentação: fria e pouco seca

Sabores: amargo, adocicado e adstringente

Evitar alimentos: quentes e oleosos

Evitar sabores: picante, ácido e salgado

Frutas: cereja, amora, uva, laranja lima, passas, pera, figo, melão, manga, melancia, ameixa, coco, maçã e abacate. Evitar: banana, maçã, morango, limão, laranja, mamão, pêssego, abacaxi, pêssego.

Bebidas: leites de vegetais (arroz, soja e amêndoas) e suco de frutas. Evitar: energéticas

Chás: camomila, dente de leão, hortelã, erva doce, carqueja e capim limão. Evitar: chá preto e verde

Vegetais: adocicados e amargos, beterraba, brócolis, alface, cenoura, couve flor, cogumelos, batatas, abóbora, espinafre, pepino, saladas, azeitona. Evitar: berinjela, espinafre, tomate, rabanete e mostarda,

KAPHA

Alimentação: Leve seco e quente

Sabores: picante, amargo e adstringente

Evitar alimentos:

Evitar sabores: adocicado, salgado e ácido

Frutas: maçã, pera, framboesa, amora, figo, limão, lima, pêssego, morango. Evitar: adocicados, como banana, melão, manga, melancia, abacate e mamão.

Bebidas: suco de frutas e leite de soja. Evitar: álcool e bebidas geladas

Chás: café preto (moderadamente), chá verde (moderadamente), canela e gengibre.

Vegetais: aspargos, beterraba, brócolis, couve flor, alface, berinjela, espinafre, brotos, tomate (cozido), cogumelos, cenoura, rabanete, verduras e saladas. Evitar: batatas, abóbora, azeitonas, pepino, tomate (cru).

Viu como alimentação e yoga é importante para alinhar nossos doshas, promovendo equilíbrio e evitando complicações de saúde?

Escreva nos comentários qual seu dosha.

Aproveite e Clique aqui para conhecer nossos produtos que auxiliam nas suas práticas de yoga.

Namastê =)

 

 

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