A importância da respiração no yoga

Leitura: 4 min

“A mente é o rei dos sentidos, a respiração é o rei da mente” – B.K.S. Iyengar

Inicialmente, o ato de respirar parece simples, já que fazemos isso naturalmente, porém, é um processo que envolve algumas etapas. É através da respiração que o nosso corpo absorve oxigênio e é através do oxigênio que produzimos energia e eliminamos gás carbônico. O sistema respiratório, além de outras coisas, auxilia no controle do Ph do sangue e calor do organismo.

Não prestamos atenção a este processo, mantendo-o como uma função automática, porém, quando damos devida atenção, através de várias técnicas, descobrimos vários benefícios que podem nos trazer mais qualidade de vida.

Estas técnicas são chamadas de pranayama.

Os pranayamas possuem três propósitos dentro do yoga:

  1. Levar oxigênio para o sangue,
  2. Controlar energia vital (prana),
  3. Dominar e equilibrar a mente e com isso as emoções.

Alguns benefícios ao tornar a respiração consciente

  • Trazer para o aqui e agora,
  • Não ficar divagando em pensamentos, principalmente durante atividades importantes,
  • Ser levado para o momento presente
  • Acalmar pensamentos acelerados e desordenados.
  • Harmonizar,
  • Foco,
  • Concentração

Jaqueline, 28, relata como foi introduzir a prática de respiração consciente no seu dia a dia:

“Não só durante a prática do yoga que eu fui tendo mais consciência, mas a prática da respiração me trouxe consciência em diversos momentos, no dia a dia por exemplo, que me ajuda a ter presença e mais foco nas coisas que eu vou fazer. Eu tive durante muito tempo crises de ansiedade e prestar atenção a respiração, fez com que eu diminuísse isso, que está totalmente ligado a questão da presença. Consequentemente, hoje eu não tenho mais estas crises de ansiedade”.

A ansiedade e depressão diminuem nosso Prana, por consequência de nossos pensamentos negativos, podendo gerar várias doenças. Ao praticarmos os pranayamas, estamos limpando nosso corpo de todas estas toxinas energéticas.

Você pode praticar os pranayamas (respiração) sem asana (posições), até mesmo deitado, antes de dormir.

Os exercícios mais conhecidos

Nadhi Shodhana

Nadi é uma palavra que vêm do sânscrito que significa “canal” ou “fluxo” e shodhana, que significa “purificação”. Esta prática consiste na respiração nasal alternada.

Este exercício purifica e limpa os canais sutis da mente e do corpo.

Fonte: https://www.artofliving.org/br-pt/yoga/yoga-e-respiracao/tecnica-de-respiracao-das-narinas-alternadas-nadi-shodhan-pranayama

Bhramari

Esta palavra deriva da abelha rainha negra indiana chamada Bhramari, e tem como principal foco, acalmar instantaneamente a mente num momento de raiva.

Fonte: https://www.artofliving.org/br-pt/yoga/yoga-e-respiracao/pranayama-bhramari-respiracao-da-abelha

Bhastrika

É um exercício de respiração tradicional no yoga, conhecido como “respiração de fole”, ajuda a aumentar o Prana, utilizado para energizar o corpo.

Fonte: https://blog.spartancast.com.br/bhastrika-pranayama-exercicio-respiratorio-para-perder-peso/

Ujjayi ou respiração vitoriosa

Utilizada principalmente na execução dos asanas, para ajudar na frequência cardíaca. Esta prática também é conhecida como “respiração do som do mar”, ajuda a aquecer o corpo e entrar num momento de introspecção.

Fonte: https://101yogasan.com/tag/benefits-of-ujjayi-pranayama

Passo a passo respiração vitoriosa

Você pode fazer antes de dormir, se estiver com pensamentos agitados.

  1. Sinta-se confortável, se estiver sentado, sente-se onde sua coluna possa estar ereta
  2. Feche os olhos
  3. Sinta sua respiração, apenas observe
  4. Respire através das narinas e não pela boca
  5. Preste atenção em como o ar entra e sai
  6. Você vai continuar respirando pelo nariz, mas vai trazer para a glote. Você deve trazer o ar pra trás da garganta na inalação e pra trás da garganta na exalação.
  7. O som é parecido com o som do mar
  8. Tente fazer 5 respirações completas.

Respiração para as crianças

Já falamos sobre as crianças e o yoga, clique aqui para ler o artigo, porém, neste tópico, iremos dar atenção a técnica de respiração para as crianças.

Use este momento para ensinar o seu filho ou a sua filha a ter conhecimento sobre a sua respiração. As crianças inicialmente podem achar tedioso, por isso, é importante deixar a criatividade rolar solta. Vocês podem trabalhar com a respiração Bhramari, que consiste num som parecido com o da abelha. As crianças adoram imitar animais e será uma prática divertida para elas. Façam 5 respirações completas, mas não force se você perceber que a criança não está aproveitando e curtindo o momento.

Passo a passo respiração abelha

  1. Sente-se de pernas cruzadas com a coluna ereta
  2. Respire normalmente com a boca fechada
  3. Erga seus cotovelos na altura dos ombros e tampe as orelhas, usando o polegar para pressionar o travo
  4. Coloque os indicadores em cima das sobrancelhas
  5. Fixe o olhar em direção ao meio das sobrancelhas, feche as pálpebras e as cubra com os dedos médios
  6. Coloque seus anelares ao lado da asa de cada narina
  7. Este gesto consiste no isolamento sensorial.
  8. Inspire profundamente para encher os pulmões de ar
  9. Feche parcialmente as narinas com os anelares
  10. Inspire pelo nariz fazendo um som de zumbido
  11. Faça o máximo que puder
  12. Repita de 5 a 10 vezes focando no som.

Atenção, é importante que você tenha orientações de um professor de yoga, para realização estas técnicas.

Como você se sentiu?

Deixe aqui nos comentários suas experiências. =)

 

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram