5 dicas para ajudar a aprofundar sua prática de Yoga

Leitura: 3 min

Praticar Yoga é um processo de transformação e aprendizado constante, mas em alguns momentos podemos sentir que estamos um pouco estagnados e que gostaríamos de avançar mais. Pensando nisso, descrevemos nesse texto 5 dicas para te ajudar a aprofundar a sua prática de Yoga!

1. Abordagem

Antes de tudo, necessário dizer que Yoga envolve muito mais do que ter ou desenvolver flexibilidade.

Conseguir realizar posturas complicadas não necessariamente significa que você sabe colocar Yoga em prática.

É claro que queremos conseguir executar os Asanas desafiadores e avançados, mas o mais importante não é quão longe você consegue ir em qualquer postura, e sim como você aborda o processo e de que forma trabalha seus limites.

Ao abordar as posturas como objetivos finais, nos tornamos menos sensíveis às mensagens que o corpo está enviando. Queremos resultados rápidos e, dessa forma, podemos forçar (e até machucar) o corpo.

Yoga significa união – do corpo, mente e espírito.

É importante reconhecer e apreciar onde estamos e trabalhar com senso de equilíbrio e integridade para avançar.

2. Atenção à respiração

A respiração consciente nos traz para o presente, assim abandonamos o passado, as preocupações futuras e nos concentramos no aqui e agora.

Entramos em contato com o que realmente está acontecendo em nosso corpo e aprendemos a hora certa de avançar ou controlar nosso esforço durante a prática.

Gosto de uma frase que escutei de uma professora uma vez: “Deixe a respiração guiar o movimento e assim ele será orgânico e fluído”.

3. Constância

Importante termos em mente que para ver o progresso acontecer, precisamos de constância e paciência.

Se ficarmos muito ansiosos com resultados rápidos, é possível nos sentirmos desmotivados, frustrados e até desistir.

Yoga envolve desbloqueio de padrões mentais e físicos e isso não acontece num estalar de dedos.

Como diz Patanjali (famoso mestre que sistematizou e organizou o Yoga em escritos), “Confiamos no processo e nos mantemos desapegados aos resultados”.

Praticar regularmente (com qualidade e presença), te trará mais envolvimento com o Yoga e assim você começará a sentir cada vez mais os benefícios.

Por isso é importante encontrar um estilo que você curta e um professor com quem você sinta ressonância.

4. Atenção à comparação

No Yoga trabalhamos para ter uma vida mais saudável e gratificante, distensionar o corpo e aliviar as aflições da mente.

No entanto, diálogos internos de comparação ou inveja eventualmente podem aparecer.

É importante acolhermos e olharmos para esses sentimentos com carinho e compreensão pois, ao rejeitá-los, rejeitamos parte de nós e, além disso eles viram tensão, estresse no corpo e na mente.

Durante a prática, se eles vierem, esteja presente, respire, observe e gentilmente volte a atenção à sua respiração e ao seu corpo, que são o que realmente importa e aonde você quer investir sua energia. Esse é um processo de passar da distração para a direção. 

Esses eventos são boas oportunidades para nos conhecermos, trabalharmos nossas inseguranças e equívocos.

Uma dica é não se apegar demais a esses sentimentos, entender que eles são passageiros, naturais e buscar a forma mais gentil e saudável de olhar para eles e trabalhá-los.

“2.33. Ao ser assediado por pensamentos negativos, deve-se cultivar a neutralização dos pensamentos” – Yoga Sutras de Patanjali.

5. Conheça a filosofia e pratique fora do Mat também

Por fim, importante mencionar que além dos Asanas (posturas) existem mais 7 pilares que integram o Yoga. Neste outro texto, falamos um pouco sobre eles e existem vários livros para explorá-los. Veja alguns aqui.

Conhecer e integrar  no dia-a-dia essas práticas e filosofias que compõem o Yoga  nos permite aprofundar nossas experiências e percepções e aos poucos, abrir o caminho para profundas transformações.

“O Ioga é uma luz que, uma vez acesa, nunca será atenuada. Quanto melhor a prática, mais brilhante é a chama.” -B.K.S. Iyengar

Com carinho,

Até a próxima,

Om joy

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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