Yoga com props – entenda os benefícios e usos dos diferentes acessórios

Leitura: 4 min

Blocos, mantas, faixas, bolsters, cadeiras, almofadas para os olhos….Os props de Yoga são extremamente úteis e muitas vezes, essenciais.

Proporcionam segurança e acessibilidade, ajudam em um bom alinhamento e ampliam as possibilidades de experiências durante a prática.

Conforme nos familiarizamos com o uso de cada acessório, desenvolvemos uma percepção intuitiva de como e quando usá-los a nosso favor, e assim, nos tornamos capazes de diversificar a prática de acordo com nossas necessidades e vontades diárias.

Muitas pessoas, no entanto, não experimentam praticar Yoga com props porque não querem se sentir “fracas” ou “inflexíveis”. Sobre isso, é importante lembrar que a riqueza da Yoga está em sabermos reconhecer onde estamos, e honrarmos cada etapa do nosso processo de evolução. Os acessórios nos ajudam a progredir gradualmente e com segurança, e no final do dia, praticar respeitando o corpo é mais importante do que realizar posturas.

A seguir, listamos algumas sugestões de usos para os diferentes props:

Blocos

Os blocos normalmente são usados para dar altura (ou “espaço”) onde não há suficiente alongamento, permitindo que o resto do corpo se acomode mais confortavelmente e garantindo melhor alinhamento.

Podem ser usados nas costas, quando a pessoa está deitada, para abertura do peito; também são muito usados como “banquinho” para meditação.

Abaixo algumas imagens:

Neste exemplo abaixo o bloco é usado para dificultar a postura:

Faixas:

As faixas são muito usadas para auxiliar em posturas de alongamento.

Veja alguns exemplos a seguir:

A faixa também é usada para dar estabilidade (ou tração) nos braços, quando eles sustentam o corpo. Veja as fotos a seguir em que a linha vermelha simula uma faixa presa aos dois braços:

Mantas:

As mantas são normalmente usadas por 3 motivos: para apoiar alguma parte do corpo, aquecer o corpo ou trazer uma sensação de conforto.

Em Svanasana nossa temperatura normalmente cai um pouco, então pode ser bem agradável usar uma manta para se cobrir e se quiser, outra manta dobrada para apoiar a cabeça.

Em Yin Yoga ou Yoga restaurativo, muitas vezes a manta é esticada sobre o mat, para trazer sensação de conforto e aconchego. Em ambos os estilos, a maioria das posturas é feita no chão e as mantas (enroladas ou dobradas) são muito usadas para apoiar qualquer parte do corpo que esteja tensa.

Além disso, é um bom prop para quem tem sensibilidade nos joelhos. Na posição de 4 apoios (preparatória para Gato-Vaca) ela pode ser usada dobrada para apoio das articulações, aliviando possíveis dores.

Nas fotos abaixo, são usadas para amortecer o pescoço que está sob grande pressão:

Bolster:

Os bolsters são muito usados em Yin Yoga e Yoga restaurativa, ou na parte final da prática.

Muitas vezes substituem um bloco, mas a diferença está na sensação. O Bloco trará mais rigidez e o bolster, mais suavidade.

Veja algumas fotos a seguir:

Cadeiras:

A cadeira é usada de diversas formas em Iyengar Yoga, mas em qualquer outro estilo, pode ser útil.

Para lesões nos joelhos e gestantes, possibilitam práticas sentadas. Nas posturas de equilíbrio ou de muito alongamento, são um excelente suporte alto.

Veja a seguir algumas ideias de uso:

Essas são só algumas maneiras de usar os props, com a prática, com certeza você vai descobrir muitas outras!

Por fim, esperamos ter inspirado você a experimentar ou a explorar mais o Yoga com props.

É sempre importante praticar sob as orientações de um profissional qualificado.

Até a próxima,

Com carinho,

Om Joy.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram