Blocos, mantas, faixas, bolsters, cadeiras, almofadas para os olhos….Os props de Yoga são extremamente úteis e muitas vezes, essenciais.
Proporcionam segurança e acessibilidade, ajudam em um bom alinhamento e ampliam as possibilidades de experiências durante a prática.
Conforme nos familiarizamos com o uso de cada acessório, desenvolvemos uma percepção intuitiva de como e quando usá-los a nosso favor, e assim, nos tornamos capazes de diversificar a prática de acordo com nossas necessidades e vontades diárias.
Muitas pessoas, no entanto, não experimentam praticar Yoga com props porque não querem se sentir “fracas” ou “inflexíveis”. Sobre isso, é importante lembrar que a riqueza da Yoga está em sabermos reconhecer onde estamos, e honrarmos cada etapa do nosso processo de evolução. Os acessórios nos ajudam a progredir gradualmente e com segurança, e no final do dia, praticar respeitando o corpo é mais importante do que realizar posturas.
A seguir, listamos algumas sugestões de usos para os diferentes props:
Blocos
Os blocos normalmente são usados para dar altura (ou “espaço”) onde não há suficiente alongamento, permitindo que o resto do corpo se acomode mais confortavelmente e garantindo melhor alinhamento.
Podem ser usados nas costas, quando a pessoa está deitada, para abertura do peito; também são muito usados como “banquinho” para meditação.
Abaixo algumas imagens:
Neste exemplo abaixo o bloco é usado para dificultar a postura:
Faixas:
As faixas são muito usadas para auxiliar em posturas de alongamento.
Veja alguns exemplos a seguir:
A faixa também é usada para dar estabilidade (ou tração) nos braços, quando eles sustentam o corpo. Veja as fotos a seguir em que a linha vermelha simula uma faixa presa aos dois braços:
Mantas:
As mantas são normalmente usadas por 3 motivos: para apoiar alguma parte do corpo, aquecer o corpo ou trazer uma sensação de conforto.
Em Svanasana nossa temperatura normalmente cai um pouco, então pode ser bem agradável usar uma manta para se cobrir e se quiser, outra manta dobrada para apoiar a cabeça.
Em Yin Yoga ou Yoga restaurativo, muitas vezes a manta é esticada sobre o mat, para trazer sensação de conforto e aconchego. Em ambos os estilos, a maioria das posturas é feita no chão e as mantas (enroladas ou dobradas) são muito usadas para apoiar qualquer parte do corpo que esteja tensa.
Além disso, é um bom prop para quem tem sensibilidade nos joelhos. Na posição de 4 apoios (preparatória para Gato-Vaca) ela pode ser usada dobrada para apoio das articulações, aliviando possíveis dores.
Nas fotos abaixo, são usadas para amortecer o pescoço que está sob grande pressão:
Bolster:
Os bolsters são muito usados em Yin Yoga e Yoga restaurativa, ou na parte final da prática.
Muitas vezes substituem um bloco, mas a diferença está na sensação. O Bloco trará mais rigidez e o bolster, mais suavidade.
Veja algumas fotos a seguir:
Cadeiras:
A cadeira é usada de diversas formas em Iyengar Yoga, mas em qualquer outro estilo, pode ser útil.
Para lesões nos joelhos e gestantes, possibilitam práticas sentadas. Nas posturas de equilíbrio ou de muito alongamento, são um excelente suporte alto.
Veja a seguir algumas ideias de uso:
Essas são só algumas maneiras de usar os props, com a prática, com certeza você vai descobrir muitas outras!
Por fim, esperamos ter inspirado você a experimentar ou a explorar mais o Yoga com props.
É sempre importante praticar sob as orientações de um profissional qualificado.
Até a próxima,
Com carinho,
Om Joy.
Uma resposta