Manta / Cobertor de Yoga: o que é e como usar esse acessório

Leitura: 5 min
Yoga Props - Cobertor / Manta

Cobertor de Yoga? Na prática? Sim!

Confesso que é muito mais fácil associar um cobertor a um fim de tarde frio de inverno, mas, por mais estranho que possa parecer no início, ele pode ser um excelente aliado à sua prática. De baixo custo e super acessível, ele poderá trazer diversos benefícios e ajudar o praticante a evoluir de forma mais segura. Confira abaixo.

Mas afinal, o que é um cobertor de Yoga?

A grosso modo podemos dizer que um cobertor de Yoga, também conhecido como “manta”, nada mais é do que um pedaço de tecido de camada única adequado para a prática. E quando dizemos “adequado”, isso quer dizer nem muito fino e nem muito grosso, mas da espessura ideal para oferecer suporte e conforto nos ásanas.

Porém, é importante salientar que não será qualquer cobertor da sua casa que irá cumprir o propósito. Quando falamos da prática de ásanas estamos lidando com a saúde física do praticante, e aqui é necessário tomar cuidado para usar o acessório mais adequado e não se machucar. Por mais que no início você possa substituir o cobertor de Yoga pelos cobertores da sua casa, ou mesmo toalhas, considere investir em um acessório com as características padrões. Sua saúde certamente vale o investimento!

  • Aliás,  temos esse artigo aqui no Blog que mostra algumas substituições possíveis para os props, inclusive o cobertor. E se sentir que está na hora de investir, na nossa loja temos uma opção com  diferentes cores e preço acessível.

Possíveis Usos da Cobertor / Manta de Yoga

Basicamente um cobertor de Yoga é usado para:

  • Permanecer aquecido em posturas de relaxamento ou meditação;
  • Prover amortecimento nas mãos, joelhos, ou outras partes ósseas do corpo que venham a ficar em contato com o solo ou alguma outra superfície;
  • Oferecer suporte em ásanas para os quais o seu corpo ainda não está totalmente pronto;

Enfim, embora os cobertores de Yoga já existam há anos (sim, antigamente não existiam esses super tapetes ecológicos e antiderrapantes que temos hoje em dia), todos nós devemos dar crédito a B.K.S. Iyengar por tornar esse prop aqui tão popular.

Aliás, em seu livro “Luz Sobre o Yoga”, o famoso guru aconselha a não fazer ásanas no chão, mas sim usar um cobertor dobrado.

Provavelmente você irá encontrar mais facilmente uma manta de Yoga em práticas mais relaxantes como Yin Yoga, Yoga Restaurativo, ou nas práticas de Iyengar, mas saiba que as possibilidades de seu uso são enormes e aqui vamos detalhar apenas algumas das principais.

Permanecer aquecido

Aquecimento - Yoga

Não preciso falar que esse é o uso mais óbvio de um cobertor no Yoga.

Apenas cubra-se com o cobertor durante uma postura de relaxamento final ou enquanto medita. A leve pressão que a manta exercerá no seu corpo é relaxante e, além disso, trará uma sensação quente e aconchegante.

Só tome cuidado para não adormecer!

Amortecimento

Acredite em mim, seus joelhos e outras partes ósseas, quando em contato com o solo ou outra superfície por longos períodos, podem começar a machucar, mesmo que sejam completamente saudáveis. Para amenizar isso, dobre o cobertor e coloque-o sob os joelhos ou cotovelos em posturas tais como a do Gato/Vaca, do Corredor, Camelo ou mesmo na Prancha Baixa. É possível utilizá-lo também entre o seu corpo e a kurunta, caso sinta algum incômodo nas posturas.

Uma outra opção é simplesmente descansar a cabeça na manta durante o Savasana.

Fornecer suporte para uma prática segura

Cobertor - Salamba Sarvangasana

Um dos usos mais frequentes do cobertor durante as práticas de Iyengar Yoga é para fornecer suporte e conforto na execução de alguns ásanas que são mais desafiadores. Um exemplo clássico é o uso desse prop no Salamba Sarvangasana.

Nesse postura, por exemplo, elevar os ombros e os braços em uma pilha de cobertores, enquanto sua cabeça repousa no chão, realiza duas coisas:

  1. Evita que o pescoço flexione além de 75 graus, o ângulo máximo que a maioria das espinhas cervicais consegue dobrar para a frente;
  2. Mantém o peso do corpo longe das frágeis vértebras cervicais e dos discos intervertebrais;

Esse é apenas um exemplo, mas há diversas outras formas com as quais os cobertores podem ajudar a alcançar uma prática ao mesmo tempo eficaz e segura.

Ganhar altura nos quadris

Muitos praticantes possuem dificuldade na abertura dos quadris, e isso acaba fazendo com que não consigam manter a coluna ereta enquanto sentados. Nesses casos, sentar-se na beira de um cobertor dobrado ajuda a inclinar a pélvis para a frente e alongar as costas. Isso facilitará as práticas de meditação e fará com que, aos poucos, o praticante vá ganhando espaço na região dos quadris.

Preencher espaços quando há falta de flexibilidade

Cobertor Yoga - Abertura de Quadril

Ásanas como a postura de criança ou do pombo podem ser desconfortáveis para quem tem quadris rígidos.

Um cobertor de Yoga, porém, torna essas posturas menos assustadoras e mais amigáveis ​​para os quadris. Basta enrolar uma manta bem firme e colocá-la sob a região que fica “suspensa” e sem apoio (veja imagem acima). Dessa forma, você conseguirá permanecer por períodos mais longos nas posturas e, assim, desfrutar de seus benefícios sem se machucar.

Substituir outros Yoga Props

Conforme mencionamos anteriormente, uma manta de yoga é relativamente acessível, e bem mais em conta do que acessórios mais pesados como o bolster. Um cobertor bem enrolado, por exemplo, pode substituir o bolster como apoio para abrir o peito ou mesmo ser usado para apoiar seus joelhos ou pescoço no Savasana.

Aliás, um cobertor pode até mesmo substituir o tapetinho, caso ainda não tenha um! Levar ele em ambientes abertos como parques pode ser uma excelente alternativa também.

Principais Cuidados e Higienização

Por fim, cuide bem da sua manta e você será recompensado com anos de serviço. Se bem cuidados, os cobertores podem durar a vida toda, então vale a pena ter uma atenção especial com esse ponto.

Primeiramente, sempre verifique as instruções do fabricante antes de limpar ou lavar seu cobertor. Lembre-se de que alguns cobertores (especialmente os de lã) requerem apenas lavagem a seco.

Aqui estão quatro dicas gerais que o ajudarão a manter seu cobertor de yoga sempre limpo e novo:

  • Lavagem com água fria – economiza energia ao mesmo tempo em que evita que o cobertor encolha, solte fiapos ou desbote. É uma situação em que todos ganham!
  • Não usar a secadora – levará um pouco mais de tempo para que o cobertor seque, mas você minimizará o risco da manta desfiar e ficar danificada;
  • Não alvejar
  • Usar sabão neutro;

E você já adquiriu a sua manta?

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram