Yoga Restaurativo – Uma forma de equilibrio

Leitura: 3 min

Yoga Restaurativa e Sistema Nervoso

Possivelmente você já ouviu falar em Yoga Restaurativa, uma prática criada e disseminada mais recentemente, cujo objetivo é proporcionar um profundo estado de relaxamento e estimular o Sistema Nervoso Parassimpático (SNP).

Logo, para entender o valor dessa prática é importante entender o que é, e qual a função do SNP. Ele faz parte do Sistema Nervoso Autônomo, que controla várias funções corporais e é dividido em duas partes:

  • Sistema nervoso simpático
  • Sistema nervoso parassimpático

O Sistema Simpático (SNS) movimenta o organismo para lidar com situações de estresse ou emergência, ou seja, quando o cérebro percebe uma ameaça, O SNS é acionado. Aumentam os batimentos cardíacos e a pressão arterial, adrenalina é liberada, os músculos contraem e outras várias reações podem acontecer.

O Sistema Parassimpático é a parte do cérebro ativada em momentos de tranquilidade. É responsável por acalmar o organismo – trabalha diminuindo os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a adrenalina, o açúcar no sangue e estimula a digestão.

Antes de mais nada, precisamos dizer que ambos são essenciais e trabalham juntos para o bom funcionamento do organismo. Em diferentes momentos, há predominância de um ou outro.

Há momentos em que algum nível de estresse é saudável e até essencial, ele pode impulsionar ações e mudanças em nossas vidas – procurar um trabalho, falar em público, andar de bicicleta em uma grande cidade…

No entanto a vida em uma cidade grande ou a experiência de um evento traumático pode desencadear uma ação predominante do SNS, o que traz desequilíbrios para nossa saúde – mental, física e emocional.

Má digestão, desequilíbrios hormonais, insônia, dentre outros sintomas, podem ser sinais que nos convidem a pausar um pouco para cuidar do nosso bem-estar e equilíbrio.

A Yoga Restaurativa pode ser uma excelente terapia para aliviar esses sintomas.

Como Yoga Restaurativa funciona?

A princípio, vale ressaltar que a prática não tem como objetivo o uso de força ou alongamento, mas sim de encontrar profunda acomodação, conforto e relaxamento nos Asanas com a ajuda e o suporte dos props.

Blocos, mantas, bolsters, almofadas, almofadas nos olhos, música para aqueles que tem mais dificuldade em ‘parar’ – usamos todos os recursos que forem necessários para que o corpo se acomode inteiramente na postura e aos poucos entre em profundo relaxamento.

Em outras palavras, é como se você criasse todas as condições ideais para o seu corpo encontrar conforto de forma que a sua mente ‘entenda’ que aquela situação é segura e que ela pode descansar naquele momento.

A respiração é profunda, não há presença de dor nem muita tensão. Além disso, o tempo em cada Asana é maior (3~5 min). Trinta minutos de prática são suficientes para ativar o SNP e obter os benefícios reparadores.

Dessa forma, pode ser uma boa opção para balancear uma rotina de Yoga mais intensa e, para as mulheres, pode ser interessante durante a TPM ou a menstruação.

Durante a prática você pode sentir desconforto emocional, ansiedade, vulnerabilidade. Caso isso aconteça, concentre-se na respiração e permita que essas sensações passem. Se experienciar ansiedade extrema, descontinue a prática.

Benefícios da prática:

Mulher em Supta Baddha Konasana usando Props

– Relaxamento profundo
– Acalma a mente
– Melhora a capacidade do corpo de cura e equilíbrio
– Equilibra o sistema nervoso e sistema imune
-Melhora o humor
-Melhora a qualidade do sono

Vamos praticar?

Com carinho,

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram