Yoga não é tudo igual: Conheça os principais estilos

Leitura: 5 min

Hatha, Iyengar, Vinyasa, Ashtanga…Quando pensamos em começar a praticar Yoga nos deparamos com vários estilos diferentes e então surge a dúvida: Qual é o melhor para mim?

De longe eles podem até parecer similares, mas a verdade é que a experiência de um estilo pode ser bem diferente de outro. Neste texto descrevemos os mais populares para que você possa escolher com mais clareza o que te interessa 😊.

Ponto em comum

Independentemente do estilo, todas as práticas de Yoga serão compostas por asanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação – a união desses três componentes propicia uma concentração interior mais profunda, conectando a mente e o corpo.

Desenvolvemos as qualidades da atenção e presença no aqui/agora. Aprendemos a observar e a dialogar melhor com nosso mundo interior.

Nos tornamos mais conscientes das sutilezas que compõem a nossa realidade. Desenvolvemos a qualidade da empatia e a percepção da interconectividade que liga tudo e todos.

Além dos benefícios físicos: Melhora o funcionamento dos órgãos, a circulação, a disposição e promove o ganho de força e flexibilidade.

Resumindo bem, a aula de Yoga é um lugar para o autoconhecimento e autoaprimoramento sob amplos e infinitos aspectos. É com a prática que poderemos materializar esses conceitos.

Vamos aos estilos…

Hatha

Hatha é um estilo clássico e bastante antigo. Pode ser bacana para quem está começando porque acontece em um ritmo mais calmo e apresenta posturas mais acessíveis. As posturas são mantidas por mais tempo (10 segundos aproximadamente), e os movimentos são graciosos, conscientes, equilibrados e precisos.

Iyengar

O estilo Iyengar foi desenvolvido pelo famoso mestre B.K.S.Iyengar (1918-2014). Esta prática tem foco na precisão e sutilezas dos alinhamentos.

As posturas são feitas em sequências específicas visando uma progressão segura e estruturada, e também são mantidas por mais tempo, possibilitando que o praticante encontre estabilidade para intensificar e se aprofundar na postura.

São usados diversos props (kurunta, cadeiras, bolsters, mantas, blocos e faixas) para auxiliar na melhor acomodação do corpo e permitir um bom alinhamento a qualquer tipo físico.

Ashtanga

Ashtanga é um estilo mais vigoroso, dinâmico e fisicamente desafiador. As posturas seguem uma sequência fixa. Existem 6 séries consecutivas e, conforme o praticante se torna mais experiente, avança para a série seguinte.

Há dois tipos de aulas de Ashtanga: As que acontecem em um tempo guiado pelo professor, que é mais dinâmico, e o estilo Mysore no qual os alunos incialmente aprendem e decoram a série, e a partir daí movem-se em seu próprio ritmo.

Vinyasa

Vinyasa é um estilo diversificado. Tende a ser similar a Ashtanga , ou seja, ativo e mais dinâmico, no entanto, não segue ordens específicas para as posturas. As aulas são sempre diferentes em termos de sequenciamento e temas.

Restaurativo

O Yoga Restaurativo acontece num ritmo super calmo. O objetivo não é a flexibilidade ou o uso de força, mas sim encontrar profunda acomodação, conforto e relaxamento nas posturas, com a ajuda e o suporte dos props. Em outras palavras, o objetivo da aula é aprender a relaxar o corpo-mente. O tempo é maior em cada postura, variando entre 3 e 5 minutos e a aula é feita majoritariamente no chão.

Yin

Olhando superficialmente, Yin Yoga pode parecer com o Yoga Restaurativo que é uma prática super calma, com posturas feitas no chão, longa permanência e uso de muitos props, mas elas são diferentes entre si.

Em Yin Yoga o objetivo é aprender a encontrar o conforto, enquanto o corpo e a mente cedem ao desconforto e se adaptam aos alongamentos, progressivamente.

Além dos benefícios psicológicos, fisicamente é interessante porque esses exercícios atuam sobre os tecidos mais profundos do corpo, conhecidos como conjuntivos, e levam à melhora da mobilidade.

Hot Yoga

Uma aula de Hot Yoga varia muito em termos de posturas, sequenciamento e ritmo; algumas aulas são mais ativas e vigorosas, e outras, mais lentas. Mas o que todas têm em comum é o aquecimento da sala a uma temperatura que varia entre 30° e 39°C.

Kundalini

Em Kundalini Yoga os movimentos se repetem, são sincronizados com diferentes tipos de respiração e acompanhados de músicas devocionais e mantras. As posturas não são muito similares às que vemos nos estilos mencionados acima.

O objetivo de uma prática de Kundalini é despertar o fluxo de energia através dos chakras, que são os centros energéticos do corpo para que haja o despertar espiritual. Em outras palavras, o objetivo é a expansão de consciência.

O Yoga muda, a essência permanece

Independentemente do lugar ou do estilo praticado, o fato é que se perguntarmos às pessoas o que elas sentem após uma aula de Yoga, 99% nos dirão que se sentam mais calmas, em paz e conectadas consigo mesmas.

O Yoga nasceu e se desenvolveu ao longo dos séculos com o objetivo de fornecer ferramentas e ajudar o ser humano a dissipar seu sofrimento e sua ignorância e viver de forma mais plena, harmoniosa e saudável.

É muito curioso pensar que de alguma forma, a essência dessa filosofia nascida na Índia há mais de 5000 anos, apesar de todas as mudanças, conseguiu sobreviver e nos tocar até os dias hoje.

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Boas práticas!

Om Joy

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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