Bloco de Yoga – Como escolher?

Leitura: 4 min

Certamente você já se deparou com os Blocos de Yoga na sua jornada, eles são acessórios que podem ser excelentes aliados na sua evolução.

Entre os seus benefícios temos:

🔹 Pode ser usado em 3 alturas diferentes, de acordo com a necessidade anatômica da postura;
🔹 Auxilia em uma prática segura;
🔹 Ajuda a estabelecer um bom alinhamento;
🔹 Permite que o praticante mova-se mais profundamente em determinadas posturas;
🔹 Ajuda em equilíbrio e estabilidade;
🔹 Diferentes usos: pode facilitar ou dificultar determinadas posturas, de acordo com a necessidade do praticante;
🔹 Expande a variedade de exercícios na sua prática.

Hoje no mercado temos diversas opções disponíveis, e aqui trouxemos um guia para te auxiliar na escolha!

Pontos a considerar:

  1. Densidade/ Peso
    No mercado é possível encontrar blocos pesando de 100g a 1500g, ou seja, varia muito! Blocos mais leves são mais fáceis de transportar e funcionam bem para posturas de alongamento e relaxamento, porém, não oferecem tanta firmeza. Para praticar inversões, ásanas de equilíbrio sobre os braços, e posturas na qual o peso inteiro do corpo cairá sobre o bloco, busque alternativas mais densas e pesadas. Eles trarão muito mais segurança para a sua prática!

  2. Dimensões
    De forma geral os blocos possuem formato retangular e se assemelham a “tijolos”. Os tamanhos não costumam variar muito, mas sempre é bom estar atento a esse fato antes de comprar. Escolher um bloco maior ou menor dependerá do tamanho de suas mãos e do nível de sua flexibilidade. Se você tem mãos pequenas e é bastante flexível, um bloco menor te servirá. Por outro lado, se você tiver mãos maiores e menos flexibilidade, busque uma opção maior.

  3. Sustentabilidade
    Nos últimos anos a tecnologia para fabricação de acessórios de Yoga evoluiu muito, e isso possibilitou a vinda de alternativas mais ecológicas, não só nos tapetes como nos blocos também. É crescente a preocupação da comunidade sobre esse assunto, logo, esse deve ser um ponto de atenção caso o seu bolso comporte um produto mais sustentável. Escolher uma alternativa ecológica vai de encontro com muito do que o Yoga ensina.

  4. Orçamento
    Blocos normalmente são utilizados em pares, logo, ao investir nesse tipo de acessório é bom levar isso em conta. Aqui na Om Joy todos os modelos são projetados para muitos anos de uso, então, considerando que você provavelmente não terá que substituí-los tão cedo, todas as opções são econômicas ao longo do tempo. Ainda assim, se você quiser começar com um investimento menor, há os blocos de EVA que saem mais em conta.

E quais as opções?

Originalmente, os blocos de Yoga eram feitos de Madeira, mas agora temos opções em EVA e Cortiça também. O material do bloco afetará pontos importantes tais como o peso, durabilidade, absorção de suor, rigidez e custo-benefício. Sua escolha será determinada pelo tipo de aula ou estilo que você pratica, bem como seu orçamento e preferência pessoal.

  1. Madeira
    São muito resistentes, ecológicos, esteticamente agradáveis e durarão para sempre, mas acabam sendo mais duros e pesados. As desvantagens são que eles são caros, tornam-se escorregadios com as mãos molhadas, podem deslizar quando colocados em um piso de madeira e nem sempre empilham muito bem. Eles trazem muita estabilidade, todavia, podem ficar desconfortáveis para usar em posturas restaurativas ou para descansar o peso do seu corpo.

  2. Cortiça
    Dependendo de como a matéria-prima é colhida, podem ser mais ecológicos do que os de madeira, além de serem mais macios. Possuem também excelente densidade, pesando por volta de 700g. Como a cortiça absorve suor e umidade, esses blocos acabam durando menos do que os de madeira, além de exigirem um cuidado maior com limpeza e armazenagem. Saem um pouco mais em conta e possuem uma textura super agradável.

  3. EVA
    São macios, mais baratos que as outras opções, e mais leves (pesando entre 100-500g). Por seu baixo custo e facilidade de limpeza, são os blocos mais comumente encontrados em estúdios. Por serem mais macios, se adaptam melhor às posturas restaurativas e para apoio das costas, porém, sujam e desgastam-se mais facilmente. A principal desvantagem é que esse material não é eco-friendly, e a qualidade varia muito no mercado.

Veja todas as nossas opções de blocos clicando aqui.

Muitas pessoas usam o bloco como apoio para sentar em meditação – ele dá altura e espaço para as pernas e quadris. Neste caso é legal escolher um bloco que seja mais largo e macio, para acomodar melhor e com mais conforto os quadris.

Outra dica: ter dois bloquinhos em mãos durante as práticas é sempre melhor também, já que em muitas posturas sentimos a necessidade de apoio dos dois lados. Veja as imagens abaixo:

Conforme nos familiarizamos com o uso dos acessórios, desenvolvemos uma percepção intuitiva de como e quando usá-los a nosso favor, e assim, nos tornamos capazes de diversificar a prática de acordo com nossas necessidades e vontades diárias.

Veja mais dicas de como usar os blocos e outros acessórios de Yoga clicando aqui!

Boas práticas!

Com carinho,

Om joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram