O Savasana e a entrega ao bem estar

Leitura: 3 min

Adorado por todos e subestimado por muitos, este é o Savasana, ou a Postura do Cadáver, em português. Quem olha de fora e vê os praticantes deitados de costas, praticamente imóveis por alguns minutos, pode até pensar que o Savasana é simplesmente uma simples soneca, mas a verdade é que esta postura é muito valiosa e importante. Neste texto falaremos um pouco sobre isso. 

Os Benefícios do Savasana

Savasana é o momento de pausa onde sentimos os benefícios da prática, e toda a energia gerada pelo corpo circula e se equilibra no organismo de forma equânime. Esta postura é revigorante pois acalma o sistema nervoso e promove o relaxamento integral do corpo e da mente. 

Diante de um mundo tão acelerado e agitado, praticar o Savasana é um ato de equilíbrio.

Desafios Comuns de um Savasana

Apesar de parecer simples, esta postura é mais difícil do que você imagina, pois é normal que a mente tente resistir ao relaxamento profundo. O Savasana é um momento de rendição consciente ao momento presente e ao bem-estar, e isso requer prática e paciência. 

5 Etapas para um Savasana Bem-Sucedido

  1. Estique-se no seu tapete e tenha certeza de que você está completamente confortável. Use almofadas, travesseiros, cobertores e cubra os olhos. Quanto mais confortável você estiver, mais conseguirá relaxar. Veja abaixo alguns exemplos de como usar os acessórios.
  2. Tome um último suspiro de limpeza. Uma expiração audível pode ajudar a sinalizar para o seu corpo liberar a postura.
  3. Comunique ao seu cérebro que este é um momento exclusivo para o seu bem-estar, que você está em um local seguro e que deseja relaxar.
  4. Mentalmente, percorra todas as partes do seu corpo e solte tudo que estiver tenso.
  5. Durante o Savasana, respire natural e profundamente, levando o ar até o abdômen.
  6. Antes de abrir os olhos e sair da postura, mova-se de forma orgânica e com calma.

Props que são bem vindos

Alguns acessórios são frequentemente utilizados durante o momento do Savasana para propiciar maior relaxamento e conforto, veja abaixo alguns exemplos abaixo:

Bolster

O bolster sob os joelhos é maravilhoso e deixa o Savansa muito mais cômodo para pessoas com dores ou lesões na lombar ou nos joelhos.  Confira aqui os bolsters disponíveis na nossa loja virtual!

Manta

Em Savasana, a temperatura do nosso corpo diminui e o frio pode impedir que você relaxe completamente. As mantas são super aliadas nessa hora. Elas também podem ser usadas dobradas sob a cabeça, fornecendo amortecimento e suavidade no apoio dessa região.

Muitas vezes são usadas por gestantes, que podem se deitar apoiadas sobre o lado esquerdo, como mostra a imagem abaixo:

Confira aqui nossos modelos.

Almofada para Olhos (Eye Pillow)

A almofada para os olhos exerce uma pressão suave, bastante agradável na região (e ao redor) dos olhos, que induz a um relaxamento mais profundo, tranquilo e proporciona uma sensação de “desligamento” e introspecção. Veja nossas opções aqui.

Uma boa metáfora

Para finalizar, vale fazer uma comparação…Sabe quando seu computador está sobrecarregado e lento e a melhor solução é reiniciá-lo? Pois bem, o Savasana funciona para nós da mesma forma que a reiniciação para o computador – ela melhora sua funcionalidade.

Boas práticas!

2 respostas

  1. Olá, bom dia !!
    Gostei muito das matérias, achei as interessante,instrutivas e inspiradoras.
    Adoro praticar yoga, se pudesse, ficaria praticando o dia todo.
    Namaste 00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram