Por que o Savasana é a Postura Mais Difícil do Yoga?

Leitura: 5 min

Adorado por todos, porém subestimado por muitos. Este é o Savasana! Sim, ele parece uma soneca no final da aula e não é por acaso que é conhecido como a postura do cadáver, afinal nos deitamos de costas e relaxamos corpo e mente. Mas na verdade sua finalidade é a assimilação completa dos benefícios de sua prática de ásanas.

Os Benefícios do Savasana

O Savasana ajuda a aliviar a depressão leve, pressão alta, dores de cabeça, fadiga e insônia, de acordo com o Yoga Journal. Pode ainda acalmar o sistema nervoso e promover a equanimidade em todo o seu corpo. Músculos fadigados relaxam, os ombros tensos e as mandíbulas amolecem, e os olhos se aquietam para refletir um estado mental mais calmo.

Desafios Comuns de um Savasana

Apesar de todo relaxamento que proporciona, essa postura é mais difícil do que você imagina. Nosso próprio corpo pode causar distrações que a tornam um desafio, sentindo frio ou coceira. A mente inquieta pode trazer pensamentos à tona: Quanto tempo mais estaremos aqui? Aquele cara apenas roncou? O que vou fazer para o jantar quando chegar em casa? Esse relacionamento está realmente dando certo? Eu estou com fome. Qual é a minha vida, afinal? Talvez eu devesse sair do meu trabalho.

É normal que a mente tente resistir a esse relaxamento profundo. O Savasana é o ato final de entrega consciente. É preciso prática e paciência para se render facilmente. Com o mundo se movendo tão rapidamente, cultivar a arte do Savasana é mais valioso do que nunca. Nossa sociedade tende a valorizar mais a velocidade e a produtividade, de modo que aprender a fazer nada é uma habilidade que pode ajudá-lo a se tornar mais produtivo quando você precisa ser. Savasana nos ajuda a aprender como se render completamente, parar de lutar contra o relógio e dar espaço para paz e harmonia para encher a alma. Savasana é como desligar seu computador quando está agindo. Depois de reiniciá-lo, o computador geralmente tem maior funcionalidade.

5 Etapas para um Savasana Bem-Sucedido

  1. Prepare-se para o sucesso. Estique-se no seu tapete e tenha certeza de que você está completamente confortável. Use almofadas, travesseiros, cobertores e cubra os olhos. Quanto mais confortável você estiver, mais poderá relaxar. Quanto mais relaxado você estiver, mais facilmente poderá se render. Quanto mais aberto você se render, mais benefícios você receberá.
  2. Tome um último suspiro de limpeza. Seu professor provavelmente vai pedir que você faça uma expiração audível, sinalizando para o seu corpo liberar a postura. Essa respiração purificadora também envia uma mensagem ao sistema nervoso parassimpático de que é seguro relaxar e ser exatamente como você é.
  3. Procure por tensão. Mentalmente, percorra todas as partes do seu corpo e tente torná-las mais pesadas. Fique atento à tensão que se esconde na mandíbula, nas têmporas, nos ombros e nos quadris, porque o estresse gosta de se acumular nessas áreas.
  4. Então, apenas observe. Alguns dias serão mais fáceis do que outros e isso faz parte da prática. Veja se você pode ficar quieto, à vontade e simplesmente confiar que a respiração o levará ao próximo momento. Preste atenção para aqueles momentos pacíficos de silêncio entre os pensamentos. Com o tempo, eles vão ficar mais tempo e você vai encontrar mais silêncio interior.
  5. Defina uma intenção. Antes de sair de Savasana, tire uma foto mental de como se sente em todos os níveis. Pergunte a si mesmo o que você gostaria de levar consigo e o que gostaria de deixar para trás. Feche estas observações em sua psique com um sorriso interior, e depois desfrute de uma inspiração profunda para despertar e emergir em seu dia. Agora, tome um momento para perceber que você se sente mais descansado, desperto e vivo do que antes.

Últimas dicas e acessórios para um bom Savasana

Lembrando que se você tem uma tendência a adormecer, o primeiro passo é ter compaixão de si mesmo e reconhecer que seu corpo precisa descansar um pouco. Com o tempo, você pode treinar-se para conseguir o descanso que precisa enquanto permanece acordado.

Alguns acessórios são frequentemente utilizados durante o momento do Savasana para promover maior conforto em certas regiões do corpo, veja abaixo alguns exemplos de uso:

Bolster

Particularmente bom para as pessoas com dores na lombar e baixa flexibilidade nos flexores do quadril, é usado como apoio à parte de trás dos joelhos. Com a ligeira elevação dos joelhos é possível aterrar a pélvis no chão e a lombar fica muito mais relaxada. Confira aqui os bolster que oferecemos em nossa loja virtual!

Manta

À medida que entramos no Savasana, a temperatura do nosso corpo pode diminuir o que após uma prática intensa pode gerar um pouco de frio. Porém se você estiver com frio não vai relaxar e é nessa situação que uma manta é super bem-vinda. Além disso, um cobertor pode ser usado para proporcionar conforto para a parte de trás da cabeça ao ser colocado como apoio sob os ombros e a parte de trás do pescoço. Confira aqui nossas mantas em nossa loja virtual!

Almofada para Olhos (Eye Pillow)

Essas almofadas muitas vezes são negligenciadas mas o fato é que a pressão suave sobre e ao redor dos olhos inicia uma ação reflexa que abaixará a frequência cardíaca e estimulará o nervo vago, o que levará a um sistema nervoso mais calmo e a um relaxamento mais profundo. Esta é uma correção super rápida que pode render grandes resultados em seu caminho para um Savasana repousante. Se você está praticando em um estúdio leve o seu próprio se não gosta de usar os comuns. Clique aqui para checar nossos modelos de pillow eye!

Blocos

Especialmente após uma prática exigente de Vinyasa por exemplo, os pulsos podem se beneficiar de um pouco de sustentação, o que permitirá que os cotovelos se soltem no chão e os ombros relaxem. Uma alternativa na ausência de bloquinhos seria o uso de mantas dobradas embaixo de cada mão. Certifique-se de que o ângulo do seu apoio é paralelo ao da parte de trás do pulso e de que você está apoiando apenas a mão e o pulso no bloquinho e não o antebraço. Temos alguns modelos de bloquinhos, clique aqui e confira!

2 respostas

  1. Olá, bom dia !!
    Gostei muito das matérias, achei as interessante,instrutivas e inspiradoras.
    Adoro praticar yoga, se pudesse, ficaria praticando o dia todo.
    Namaste 00

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A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

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