A Evolução do Tapetinho
Nem sempre o tapete de yoga foi item indispensável para a prática. Inicialmente, até onde sabemos, os yogis praticavam diretamente em contato com a terra, e com o tempo, passaram a utilizar peles de tigre. A prática passou a ser realizada em tapetes com material de algodão, porém, o mesmo não possibilitava uma prática segura, por ser escorregadio.
Foi nos anos 80 que o tapetinho para yoga que conhecemos surgiu, quando a professora Ângela Farmer, após passar por algumas cirurgias, por conta de ficar muito tempo sentada no trem, causando perda da sensibilidade nas mãos e nos pés, desenvolveu um tapete que não escorregava:
“Nas aulas de Yoga, meus pés deslizaram perigosamente no chão, eu lutei para usar todos os músculos e ganhar alguma estabilidade nos Ásanas. Eu sonhava com uma ‘pele mágica’ que me sustentaria”.
Estes tapetes passaram a se tornar populares na Inglaterra e na Alemanha. Ambos os países passaram a fabricá-los em grande escala nos anos noventa.
Razões para ter o seu próprio Mat
No nosso dia a dia, usamos muitos utensílios e, cada vez mais, percebemos o quanto é importante que estes itens sejam de utilização individual, por exemplo, itens de higiene, kit para fazer as unhas (alicate, lixa, palito), copos e garrafinhas, etc.
A utilização individual é importante por conta de fungos, bactérias e no caso dos kits de unha, infecções, hepatites B e C e até mesmo HIV.
No caso do tapete de yoga ou o mat, a importância de ter o seu próprio – para uso individual – tem a ver com a saúde também, mas não apenas isso, veja a baixo 7 motivos para ter o seu próprio Mat:
-
É MAIS HIGIÊNICO, EVITA CONTAMINAÇÕES
É o mesmo caso dos fungos e micose que podem ser transmitidos por kits para fazer a unha. Ao utilizarmos o Mat durante a prática, fazemos descalços e, com isso, bactérias e fungos podem ficar expostos, com a probabilidade alta de se espalharem pelo tapete. Além do fato de não sabermos como é o processo de higienização dos tapetes de uso coletivo, certo? Existem várias maneiras de higienizar o tapete (há produtos específicos no mercado para sua limpeza), porém, não sabemos ao certo como é feita esta higienização. Muitas vezes os tapetes são colocados apenas no sol, sem ao menos passar um álcool.
Existe a possibilidade do mau cheiro também, afinal, é um esforço físico e muitas pessoas transpiram no tapete, já que o corpo entra em contato com o Mat.
-
DURABILIDADE
Pense em um item sendo usado, 3, 4 ou mais vezes a mais que o normal, neste caso, o normal seria de uso individual. Por exemplo, você vai usar o seu tapete 3 a 5 vezes por semana, durante 1 ou 2 horas, agora pense na quantidade de aulas que uma escola tem todos os dias, e a quantidade de pessoas que utilizam os tapetinhos e triplique estes números (até mais).
Nesta lógica, o seu tapetinho terá uma durabilidade muito maior do que os tapetinhos de uso coletivo. Usando um tapete do estúdio você fica exposto então a um mat mais “gasto”, com talvez menos aderência e sendo relativamente pior para a prática.
-
FEITO PARA VOCÊ
Você e seu Mat acabam criando um vínculo: é de uso pessoal e suas meditações, práticas e momento de introspecção serão no mesmo tapete. É como se fosse sua casa, o seu lar. Você sente diferença quando dorme em um hotel ou na casa de outras pessoas, não me mesmo? Bem melhor dormir em casa, na nossa cama! Com o tapete de Yoga é a mesma sensação.
-
É UMA QUESTÃO DE ENERGIA
Todas as coisas que você usa têm sua energia (lembra do exemplo da casa, da cama?) e, seguindo o raciocínio do item anterior sobre o uso pessoal e íntimo do mat, devemos considerar que as práticas geram energia, que acabam ficando impressas no objeto, nesse caso, o tapetinho. Ou seja, o tapete de Yoga terá a sua energia e não a de outra pessoa, gerando conforto e a sensação de intimidade, pertencimento. O conforto não vai ser apenas físico, mas energético.
-
PERSONALIDADE
Existe uma infinidade de modelos no mercado, com estampas, lisos, rústicos, etc. Você pode escolher aquele que tem mais a sua cara, como estampas de mandalas, elefante, chakras, etc.
-
INCENTIVO
Ver o seu tapete todo dia na sua casa, com certeza vai te motivar a praticar!
-
MATERIAL
Hoje em dia temos tapetes para todos os gostos! E com o tempo vamos aprendendo qual se adapta melhor à nossa necessidade, e isso faz toda a diferença na prática. Ter um tapete próprio permite essa escolha, e o ideal é escolher um que te traga segurança e conforto. No mercado temos hoje modelos de TPE, Aveludados, PVC, PU (ajuda na absorção do suor), Ecológicos, toalha antiderrapante, e muito mais.
Gostou das dicas? Já pensou em um modelo que combina com você?
Espero que você tenha aproveitado as dicas para escolher um mat perfeito!
Aproveite e clique aqui para conhecer nossa variedade de modelos.