Por que investir em um Tapete de Yoga seu? 7 motivos para ter o seu Mat

Leitura: 4 min

A Evolução do Tapetinho

Nem sempre o tapete de yoga foi item indispensável para a prática. Inicialmente, até onde sabemos, os yogis praticavam diretamente em contato com a terra, e com o tempo, passaram a utilizar peles de tigre. A prática passou a ser realizada em tapetes com material de algodão, porém, o mesmo não possibilitava uma prática segura, por ser escorregadio.

Foi nos anos 80 que o tapetinho para yoga que conhecemos surgiu, quando a professora Ângela Farmer, após passar por algumas cirurgias, por conta de ficar muito tempo sentada no trem, causando perda da sensibilidade nas mãos e nos pés, desenvolveu um tapete que não escorregava:

Nas aulas de Yoga, meus pés deslizaram perigosamente no chão, eu lutei para usar todos os músculos e ganhar alguma estabilidade nos Ásanas. Eu sonhava com uma ‘pele mágica’ que me sustentaria”. 

Estes tapetes passaram a se tornar populares na Inglaterra e na Alemanha. Ambos os países passaram a fabricá-los em grande escala nos anos noventa.

Razões para ter o seu próprio Mat

No nosso dia a dia, usamos muitos utensílios e, cada vez mais, percebemos o quanto é importante que estes itens sejam de utilização individual, por exemplo, itens de higiene, kit para fazer as unhas (alicate, lixa, palito), copos e garrafinhas, etc.

A utilização individual é importante por conta de fungos, bactérias e no caso dos kits de unha, infecções, hepatites B e C e até mesmo HIV.

No caso do tapete de yoga ou o mat, a importância de ter o seu próprio – para uso individual – tem a ver com a saúde também, mas não apenas isso, veja a baixo 7 motivos para ter o seu próprio Mat:

  1. É MAIS HIGIÊNICO, EVITA CONTAMINAÇÕES

É o mesmo caso dos fungos e micose que podem ser transmitidos por kits para fazer a unha. Ao utilizarmos o Mat durante a prática, fazemos descalços e, com isso, bactérias e fungos podem ficar expostos, com a probabilidade alta de se espalharem pelo tapete. Além do fato de não sabermos como é o processo de higienização dos tapetes de uso coletivo, certo? Existem várias maneiras de higienizar o tapete (há produtos específicos no mercado para sua limpeza), porém, não sabemos ao certo como é feita esta higienização. Muitas vezes os tapetes são colocados apenas no sol, sem ao menos passar um álcool.

Existe a possibilidade do mau cheiro também, afinal, é um esforço físico e muitas pessoas transpiram no tapete, já que o corpo entra em contato com o Mat.

  1. DURABILIDADE

Pense em um item sendo usado, 3, 4 ou mais vezes a mais que o normal, neste caso, o normal seria de uso individual. Por exemplo, você vai usar o seu tapete 3 a 5 vezes por semana, durante 1 ou 2 horas, agora pense na quantidade de aulas que uma escola tem todos os dias, e a quantidade de pessoas que utilizam os tapetinhos e triplique estes números (até mais).

Nesta lógica, o seu tapetinho terá uma durabilidade muito maior do que os tapetinhos de uso coletivo. Usando um tapete do estúdio você fica exposto então a um mat mais “gasto”, com talvez menos aderência e sendo relativamente pior para a prática. 

  1. FEITO PARA VOCÊ

Você e seu Mat acabam criando um vínculo: é de uso pessoal e suas meditações, práticas e momento de introspecção serão no mesmo tapete. É como se fosse sua casa, o seu lar. Você sente diferença quando dorme em um hotel ou na casa de outras pessoas, não me mesmo? Bem melhor dormir em casa, na nossa cama! Com o tapete de Yoga é a mesma sensação.

  1. É UMA QUESTÃO DE ENERGIA

Todas as coisas que você usa têm sua energia (lembra do exemplo da casa, da cama?) e, seguindo o raciocínio do item anterior sobre o uso pessoal e íntimo do mat, devemos considerar que as práticas geram energia, que acabam ficando impressas no objeto, nesse caso, o tapetinho. Ou seja, o tapete de Yoga terá a sua energia e não a de outra pessoa, gerando conforto e a sensação de intimidade, pertencimento. O conforto não vai ser apenas físico, mas energético.

  1. PERSONALIDADE

Existe uma infinidade de modelos no mercado, com estampas, lisos, rústicos, etc. Você pode escolher aquele que tem mais a sua cara, como estampas de  mandalas, elefante, chakras, etc.

Tapete de Yoga Estampado - PVC 5mm - Floral Om Tapete de Yoga Aveludado com Borracha Natural 183x68cm - Cosmos

  1. INCENTIVO

Ver o seu tapete todo dia na sua casa, com certeza vai te motivar a praticar!

  1. MATERIAL

Hoje em dia temos tapetes para todos os gostos! E com o tempo vamos aprendendo qual se adapta melhor à nossa necessidade, e isso faz toda a diferença na prática. Ter um tapete próprio permite essa escolha, e o ideal é escolher um que te traga segurança e conforto. No mercado temos hoje modelos de TPE, Aveludados, PVC, PU (ajuda na absorção do suor), Ecológicos, toalha antiderrapante, e muito mais.

Gostou das dicas? Já pensou em um modelo que combina com você?

Espero que você tenha aproveitado as dicas para escolher um mat perfeito!

Aproveite e clique aqui para conhecer nossa variedade de modelos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram