Conheça alguns dos benefícios do Yoga comprovados pela ciência

Leitura: 4 min

Sensações de bem-estar, leveza e calma são o que normalmente experenciamos após uma prática de Yoga. Mas o que será que, de fato, acontece em nossos corpos e cérebros durante e ao longo das práticas? Diversos estudos científicos vêm sendo feitos para tentar compreender essas questões e, neste texto falaremos sobre alguns dos benefícios do Yoga comprovados pela ciência.

Melhora as funções cerebrais

O Yoga pode retardar ou evitar processos degenerativos do cérebro.

Um estudo liderado por Neha Gothe, diretora do laboratório da Psicologia do Exercício da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, pesquisou de que forma a prática do Yoga afeta os nossos cérebros. Para isso, 11 artigos já existentes sobre o tema foram revisados.

Gothe e sua equipe puderam identificar um resultado frequente e comum a todos eles, concluindo que a prática de Yoga promove uma maior conectividade entre os neurônios e um melhor funcionamento cerebral.

O estudo também observou que as estruturas estimuladas e fortalecidas pela prática do Yoga são aquelas que tendem a encolher ou atrofiar com o envelhecimento, especialmente em pessoas com demência.

Respiração terapêutica

Existem vários estudos que comprovam que a respiração Yogue, também conhecida como Pranayama, melhora diversas funções biológicas.

Destaco aqui um deles, que foi realizado no Brasil, onde 29 participantes idosos foram divididos em 2 grupos. Ao longo de quatro meses, eles se exercitaram durante 1 hora, duas vezes por semana.

O primeiro grupo praticou Yoga (com os Pranayamas) enquanto o segundo grupo, apenas realizou algumas posturas de Yoga e outros alongamentos (sem os Pranayamas).

Os resultados clínicos mostraram uma melhora significativamente maior das funções cardiovasculares e respiratórias no primeiro grupo, em comparação ao segundo.

Um auxílio para tratamento de dores crônicas e da depressão

A prática do Yoga também se mostra eficaz para auxiliar no tratamento de dores crônicas e da depressão.

Um estudo publicado no Jornal da Associação Americana de Osteopatia pesquisou os efeitos da Meditação da atenção plena associada com o Hatha Yoga em pessoas com dores crônicas. Os participantes receberam instruções intensivas e praticaram ambas as atividades durante oito semanas.

Os resultados mostraram uma melhora significativa na percepção de dor, depressão e incapacidade dos pacientes: 89% deles relataram terem encontrado maneiras de lidar melhor com suas dores, enquanto os outros 11% permaneceram neutros.

Além disso, passadas as oito semanas, as pontuações do Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9), que é uma medida padrão para analisar o grau de depressão, caíram 3,7 pontos em uma escala de 27 pontos. Os médicos observaram que alguns pacientes experimentam uma queda semelhante ao uso de um antidepressivo.

Controle de estresse e reações inflamatórias

Em um outro estudo, pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos, dividiram 50 mulheres com idade média de 41 anos em dois grupos. O primeiro era formado por praticantes iniciantes no Yoga e o segundo por praticantes experientes.

Todas elas foram submetidas a uma série de tarefas indutoras de estresse, tais como manter os pés em uma água extremamente fria ou resolver problemas matemáticos difíceis sem a ajuda de papel e lápis.

Amostras de sangue foram coletadas várias vezes antes, durante e após as atividades, com o objetivo de medir os níveis de várias moléculas pró-inflamatórias (que promovem inflamação) no organismo.

A pesquisa pôde concluir que as praticantes iniciantes tiveram níveis mais altos de quase todas as moléculas pró-inflamatórias testadas, e uma resposta inflamatória muito maior às tarefas estressantes do que o outro grupo.

Diversos outros estudos comprovam a ação anti-inflamatória do Yoga no organismo.

Não para por aí

Enfim, são múltiplo os benefícios do Yoga comprovados pela ciência e estes 4 exemplos mencionados acima representam uma mínima amostra do que se tem descoberto…Melhora na qualidade do sono, redução do estresse e da ansiedade, cultivo de bons hábitos, melhora no humor, e por aí vai.

Pratique conosco

Queremos te convidar a praticar conosco através da Plataforma de Yoga Online Om Joy. Ela te permite praticar no seu tempo, em qualquer lugar.

Lá você vai encontrar diferentes tipos de aula, níveis, durações, estilos e professores. Clique aqui e saiba mais.

Boas práticas!

Om Joy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram