Conheça os benefícios das torções do Yoga

Leitura: 3 min

As torções do Yoga são todas as posturas em que giramos a coluna em uma forma que se assemelha a um espiral largo e suave. Elas requerem calma e atenção ao movimento do corpo e a respiração.

Uma boa dica para a execução das torções é usar a inalação para facilitar o alongamento vertical da coluna e a exalação para girar. Tudo é feito de forma orgânica, dentro dos limites naturais “permitidos” pelo corpo e pela respiração.

Abaixo descrevo os benefícios que essas posturas nos proporcionam:

Melhoram a mobilidade das costas e de todo o corpo

Esse movimento alonga os músculos das costas e ajuda a restaurar e a ampliar a mobilidade da coluna e, consequentemente, de todo o corpo.

Em outras palavras, eliminamos tensões e ganhamos maior fluidez nos movimentos.

Vale mencionar que para, efetivamente, ter uma coluna saudável, devemos aliar às torções todos os outros movimentos da coluna que o Yoga nos oferece, isto é, a flexão para frente, flexão para trás e extensões laterais.

Estimulam e melhoram a função digestiva

Na prática, ao fazermos uma torção, estamos comprimindo os órgãos e reduzindo a circulação na região abdominal e, ao soltarmos a postura, tudo que estava comprimido relaxa e a circulação entra em vigor novamente.

Isso funciona como um estímulo para os órgãos e tecidos que envolvem a região abdominal, melhorando assim a nossa digestão e facilitando o processo de desintoxicação do corpo.

Melhoram a disposição

Ao passo que criamos espaços entre as vértebras e músculos, e soltamos tensões, permitimos que a circulação de energia aconteça de forma mais fluída, e isso melhora a nossa disposição.

Outros aspectos terapêuticos

Além disso, essas posturas aliviam dores nas costas e acalmam a mente. Torções como Ardha Matsyendrasana ou Supta Matsyendrasana são super bem vindas ao final da prática, antes do Savasana, para dar aquela boa relaxada e soltada final!

Veja abaixo algumas torções bastante frequentes em práticas de Yoga:

(obs.: Todas as posturas abaixo podem ser facilitadas e acessíveis a todos, com o uso de props. Consulte o seu professor).

Contraindicações e cuidados

Gestantes e pessoas com lesões nas costas ou joelhos devem praticar de acordo com as orientações do professor.

Adapte com props

Em nosso processo nas posturas de torções, os props (ou acessórios) são super aliados. Veja abaixo algumas opções de uso:

Pratique todo dia!

É legal termos em mente que podemos fazer simples torções, sentados em nossa cadeira de trabalho, por exemplo, sem ter que necessariamente fazer uma aula.

Ah! E por fim, queremos te convidar a convidar a praticar Yoga conosco através da Plataforma de Yoga Online Om Joy. Ela te permite praticar em qualquer hora e de qualquer lugar, tem aulas de diferentes níveis, durações e estilos e está ficando cada vez mais linda.

Veja aqui.

Boas práticas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram