Balasana – Pausa, introspecção e relaxamento

Leitura: 2 min

Balasana, em português – a postura da criança, é para onde vamos quando precisamos de uma pausa para retomar o foco ou o fôlego durante a prática de Yoga.

Este é um asana restaurador e calmante, cuja forma se assemelha a de uma criança no útero da mãe.

Balasana é um momento de introspecção, entrega e relaxamento. Uma vez ouvi em uma aula que esta postura também é conhecida como a postura da sabedoria.

Benefícios:

  • Alonga a coluna vertebral;
  • Abre gentilmente os quadris;
  • Acalma o sistema nervoso;
  • Libera gases e alivia a constipação;
  • Alonga o quadríceps.

Cuidados e contraindicações:

  • Para mulheres grávidas: Separe os joelhos na largura do quadril (ou mais) para dar espaço para a barriga. Use uma almofada sob o peito no final da gravidez.
  • Pessoas com lesões no joelho ou tornozelo devem evitar este asana.

Adapte:

Versão restaurativa, com menos pressão sobre os quadris.
Para que tem lesões no joelho ou tornozelos.
Outra versão restaurativa -com 1 bolster e 2 blocos.

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da postura da criança, duas coisas são importantes: relaxar e respirar.

Observe seu corpo, respire profundamente e use a respiração para aliviar qualquer tensão que esteja presente.

Se não conseguir sentar os quadris nos calcanhares, você pode adaptar esta postura usando uma ou mais mantas dobradas entre os dois membros e permitindo que os quadris se apoiem e relaxem sobre as mantas, conforme mostra a imagem abaixo:

Balasana pode ser praticada com as mãos ao lado do corpo (em direção aos pés) ou com as mãos estendidas para frente – para uma versão mais ativa.

Esta é uma das primeiras posturas que aprendemos no Yoga e está disponível para nosso desfrute, sempre que nos sentirmos cansados, sem ar ou com a respiração muito alterada durante a prática.

Balasana, muitas vezes, é uma forma de praticarmos a gentileza com nós mesmos e com nossos corpos!

Boa Yoga,

Com carinho,

Om Joy.

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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