Cinto de Alongamento – Como Usar para Melhorar Flexibilidade

Leitura: 4 min

Você pode estar se perguntando o motivo pelo qual precisa melhorar a flexibilidade. Primeiramente, vamos definir o que é flexibilidade: é a capacidade de extensão da estrutura muscular esquelética. Em outras palavras, é a qualidade motriz que condiciona a capacidade funcional das articulações de atingir a amplitude angular máxima do movimento.

Por que flexibilidade é importante

Conforme falamos, flexibilidade é a capacidade de um indivíduo de executar movimentos de grande amplitude e sua importância se deve, antes de tudo, pelo fato dela diminuir o risco de lesões. Além disso, ela traz diversas vantagens tais como maior qualidade de vida, desenvolvimento da consciência corporal, aumento do fluxo sanguíneo na região e melhora da postura. Por último, podemos dizer também que a flexibilidade facilita a execução de tarefas rotineiras, como por exemplo abaixar para amarrar o tênis.

Cinto de Alongamento e Flexibilidade

Mas e como eu melhoro minha flexibilidade então?

A primeira coisa que você deve ter em mente quando se trata de flexibilidade é que leva tempo! Às vezes vivemos anos e anos sem trabalhar essa capacidade e depois para desenvolvê-la é necessário bastante paciência e cuidado.

Mas a boa notícia é que, tanto no Yoga como em qualquer outra prática, você pode usar acessórios para facilitar o processo e evoluir de forma mais segura. Aqui um dos props mais comuns a serem usados é o cinto de alongamento.

Se você busca melhorar a flexibilidade da coluna, dos posteriores de coxa ou mesmo de seus ombros, o cinto será um excelente aliado na sua jornada. Confira abaixo diferentes formas que esse prop poderá te auxiliar.

Aprofundamento na Postura

Um grande benefício da faixa de alongamento é que ela permite que você intensifique seus alongamentos, como em uma flexão à frente sentado. Usando o yoga strap você pode ir mais fundo no ásana sem sacrificar o alinhamento e se machucar.

Flexão à Frente Sentado
Usando Cinto Deitado

Encurtar Distâncias

É comum em algumas posturas do Yoga o praticante ter que segurar ou agarrar uma parte específica do corpo para realizá-la de forma completa, todavia, não são todas as pessoas que possuem a flexibilidade e mobilidade necessária para completar o ásana. Nesses casos o cinto de alongamento pode ajudar também, basta utilizá-lo para conectar as partes do corpo envolvidas. Exemplos de uso aqui são na postura do Rei Pombo (Raja Kapotasana) e também na do Dançarino (Natarajasana).

Como usar cinto no Natarajasana
Usando Cinto Natarajasana
Usando Cinto Raja Kapotasana
Alongamento e Abertura de Ombros
Preparação para Postura do Arco

Abertura de Quadris

Essa talvez não seja uma forma de uso tão comum, mas aqui você pode utilizar o cinto de alongamento para melhorar a flexibilidade dos seus quadris. Para executar basta amarrar o cinto atrás da lombar e na sola dos pés. Depois é só prender com a fivela de forma que fique confortável. Aqui quanto mais próximo os seus pés estiverem do seu corpo mais intensa será a abertura do quadril, e para regular a intensidade basta ir ajustando o quão apertado o cinto ficará.

Nessa situação é importante que você relaxe para que a abertura seja conquistada de forma segura e confortável. Uma sugestão é reclinar o corpo para trás e apoiá-lo em um bolster ou bloco.

Abertura de Quadril com Cinto

Mas então, vale a pena usar o cinto?

Claro que vale! Aqui detalhamos algumas formas de usá-lo, mas há infinitas possibilidades no Yoga, Pilates e em várias outras atividades. Outro ponto é que no mercado você irá encontrar uma diversidade enorme de alternativas de cintos, com preços bastante acessíveis. Na nossa loja temos alguns modelos disponíveis, para conferir todos é só acessar aqui.

E caso você não queira investir nesse acessório no momento saiba que é fácil adaptar o seu uso a  objetos que todos temos em casa. Temos um artigo no blog dedicado especialmente a isso.

Qual Cinto Comprar

Conforme mencionado no tópico anterior, no mercado você encontrará diversos modelos e eles se diferenciam basicamente pelo material (sintético / algodão) e pelo comprimento.

Quanto ao comprimento, aproximadamente 180 cm servirá para 90% dos casos. Entretanto, dependendo da postura e da sua estatura, pode ser que um cinto um pouco maior seja mais adequado e ai sugerimos cintos com tamanho maior por volta de 270 cm.

Por fim, você conhece a plataforma de aulas de Yoga online da Om Joy? Está maravilhosa, com diferentes tipos de práticas, duração e professores. Conheça aqui.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram