O texto de hoje é sobre Urdhva Dhanurasana (a Postura do Arco virado para cima), também conhecida como Chakrasana (Postura da Roda).
Urdhva Dhanurasana é um backbend (em português – flexão para trás) bastante expressivo e intenso e é importante mencionar que para realizá-lo é necessário um bom preparo e uma construção cuidadosa instruída por um profissional qualificado.
A importância dos backbends
Muitos de nós passamos a maior parte do dia curvados para frente -sentados trabalhando, dirigindo ou realizando tarefas domésticas. É curioso pensar que no processo de envelhecimento vamos perdendo a pluralidade, a espontaneidade e a diversidade dos movimentos como tem uma criança por exemplo – que se move para todos os lados intuitivamente.
Dessa forma, a longo prazo a coluna se torna menos flexível, curvada para frente. Esta tendência pode nos causar dores ou lesões nas costas, dificultar o fluxo e distribuição de sangue e energia para o corpo todo além disso, afetar a nossa autoestima, emoções e humor.
Os backbends do Yoga (alinhados às torções e flexões para frente) são um excelente remédio natural e equilibrante para todas essas questões. Além de melhorarem nossa postura e a flexibilidade da coluna, melhoram a nossa disposição, alongam toda musculatura peitoral, aumentam a capacidade respiratória e estimulam os órgãos abdominais.
Também estimulam o coração e trabalham o desbloqueio de toda parte energética ligado ao chakra cardíaco, isto é, o perdão, sentimentos de amor, compaixão, coragem, cura e desenvolvimento pessoal.
Pontos importantes para o alinhamento:
Contra indicações e cuidados:
- Evite em caso de dor ou lesão nas costas; nos punhos ou mãos.
- Contra indicada para lesões dos ombros.
Preparações
Para realizar Urdhva Dhanurasana é necessário um bom fortalecimento dos glúteos, pernas e braços e principalmente do abdômen – para não sobrecarregar a região lombar. O alongamento dos ombros, peito e braços deve acontecer progressivamente também.
Em uma aula, um bom profissional fará um aquecimento começando por backbends mais suaves, passando pelos intermediários, até chegar em Urdhva Dhanurasana, para que a musculatura ceda e se prepare aos poucos.
Se você está começando, vá com calma 😊, o ideal é conhecer e se familializar com as diferentes intensidades de backbends ao longo dos meses.
Bhujangasana, Setu Bandha Sarvangasana ou Bidalasana por exemplo são mais suaves, Urdhva Mukha Svanasana, Matsyasana ou Purvottanasana intermediários e Ustrasana, Dhanurasana ou Kapotasana, avançados.
Adaptações
Você pode usar uma bola de Pilates para ensaiar Urdhva Dhanurasana (sempre usando a respiração para sentir o seu limite). Não precisa encostar as mãos no chão, vá até a metade para começar.
Também pode apoiar dois blocos inclinados na parede para apoiar as mãos – esta ainda será uma variação bastante intensa, mas pode ajudar a aliviar o peso e o alongamento dos punhos.
Para uma adaptação mais suave, você pode ficar em pé, de costas para a parede e em uma distância de aproximadamente 1 metro da parede. Apoie as mãos como se a parede fosse o chão. Veja a ilustração abaixo.
Considerações finais
Equilíbrio é tudo no Yoga então é interessante ter em mente que após realizarmos um backbend é recomendado mover-se e estar por alguns instantes em uma postura neutra para a coluna (por exemplo deitar com as costas retas no chão e os joelhos dobrados), e em seguida, para uma postura de flexão para frente (em que as costas se alongam, por exemplo Janu Sirsasana).
Por último convidamos você a se abrir para todas as sensações incríveis que os backbends nos trazem, deixando a luz entrar e iluminar o coração, abrindo espaço para a energia circular e se expandir. Te desejamos uma excelente prática.
Com carinho,