Matsyasana, a Postura do Peixe – Conheça mais sobre este Asana

Leitura: 2 min

Hoje falaremos sobre Matsyasana, também conhecida como a Postura do Peixe.

Do sânscrito, Matsya significa peixe e Asana, postura.

Tradicionalmente, este asana é feito com as pernas cruzadas em Padmasana. No entanto, por Padmasana ser uma postura difícil para a maioria dos praticantes, descreverei aqui a variação de Matsyasana mais comumente praticada, com as pernas esticadas e apoiadas no chão.

São vários os benefícios dessa postura:

  • Alonga a região torácica e abre o peito, facilitando uma respiração profunda;
  • Alonga o pescoço;
  • Estimula a glândula tireoide, que é responsável por regular o metabolismo do corpo;
  • Alonga o abdômen, estimulando a digestão;
  • Excelente para pessoas com cifose;
  • Ótima contra-postura para Salamba Sarvangasana.

Além disso Matsyasana estimula os Chakras coronário (responsável pela nossa conexão como o “Todo” ou com o Divíno), laríngeo (expressão da nossa verdade) e cardíaco (perdão e capacidade de amar). Ou seja, é uma postura poderosa, muito benéfica e que movimenta bastante a nossa energia. (Se quiser saber mais sobre os Chakras, leia este outro artigo).

Veja abaixo algumas dicas para o alinhamento correto do de Matsyasana:

Mantenha a postura por 2 ou 3 respirações e se quiser pode abrir e fechar a boca, alongando a garganta- como um peixe.

Contraindicações e cuidados:

  • Lesões graves no pescoço ou lombar;
  • Pressão alta ou enxaqueca;
  • Mulheres grávidas devem evitar esta postura.

Se você se sentir confortável nessa postura, você pode praticar uma versão similar e mais restaurativa, usando um bolster abaixo do peito (como mostra a foto abaixo). Fique de 5 a 10 respirações e se sentir desconforto, descontinue.

Desalinhamentos comuns:

  • Cabeça não apoiada no chão;
  • Pés inativos.

É interessante pensar que Matsyasana trabalha, principalmente os Chakras superiores, ligados à nossa vida espiritual. Cada um de nós enxerga e sente as posturas de uma forma particular e para mim, quando vejo e faço Matsyasana, percebo-a como um excelente exercício para melhorar e elevar a minha comunicação (observe como a garganta se alonga e o peito se eleva na postura).

E você, o que sente neste Asana?

Por fim, importante praticar sempre sob as orientações de um professor qualificado e respeitando os limites do corpo.

Com carinho,

Até a próxima,

Om Joy

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Adriana Mattos

Adriana Mattos

Iniciou seu contato com temas ligados à saúde e espiritualidade em 2015, quando começou a estudar Mindfulness, Budismo e praticar meditação. Desde essa época, vem se dedicando a aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos ligados à saúde, bem-estar, religiões e espiritualidade. Teve fortes imersões e experiências através dos retiros que fez. É Reikiana e instrutora de Yoga (formação pela Byron Yoga Centre) e Meditação. Apaixonada por todo esse universo, tem uma busca sincera pelo autoconhecimento e por ser uma presença cada vez mais benéfica para si e para o entorno.

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