Salamba Sirsasana, em português é conhecida como a Postura Invertida sobre a cabeça. Do Sânscrito, Salamba significa suporte, Sirs, cabeça e Ásana, postura.
Salamba Sirsasana é uma postura de inversão intensa e poderosa, com a qual aprendemos muito, e podemos nos investigar sob vários aspectos: estabilidade, equilíbrio, calma, paciência, força e energia. Salamba Sirsasana requer bastante estrutura muscular e preparação física-mental, e deve ser praticada sob as orientações de um profissional qualificado.
São muitos os benefícios que este ásana nos oferece:
- Aumenta a energia e a disposição;
- Estimula a digestão;
- Estimula a circulação;
- Melhora a concentração;
- Desenvolve o equilíbrio (físico e emocional);
- Estimula o funcionamento integral do corpo, porque desafia os sistemas e órgãos a trabalharem contra gravidade;
- Auxilia no processo de desintoxicação do corpo;
- Fortalece braços e ombros;
- Diminui a ansiedade.
Contraindicações e cuidados:
- Esta postura deve ser praticada sob as instruções de um professor qualificado;
- Contraindicada para lesões no ombro;
- Se você estiver menstruando, pode querer evitar esta postura (pela ação anti gravitacional que ela exerce);
- Contraindicada para pressão arterial alta não controlada;
- Contraindicada para Glaucoma;
- Contraindicada para gestantes.
Obs.: Existem diversas variações para a execução de Salamaba Sirsansa. Neste post, indicaremos a versão em que a cabeça não encosta no chão, e o corpo é sustentado pela força dos ombros e antebraços. Veja abaixo as dicas de alinhamento para Salamba Sirsasana:
Posturas Preparatórias:
A construção de (e da percepção de) força e de um bom alinhamento são fundamentais em Salamba Sirsanasa, pois assim, o corpo é sustentado de forma apropriada, sem sobrecarregar nenhum músculo ou articulação, e a energia flui de forma harmônica, trazendo, efetivamente, todos os benefícios dessa postura.
Se você ainda não possui força para fazer a inversão completa, peça orientação ao seu professor, pois existem formas de construção para se chegar lá.
Constância, atenção, dedicação, respiração e calma – com esses ingredientes você certamente conseguirá estar tranquilamente, e desfrutando da paisagem, de cabeça para baixo.
Boas práticas,
Até a próxima,