Os Bandhas do yoga e a sua importância

Leitura: 3 min

Você já ouviu falar em Bandhas? Este termo vem do sânscrito e significa “travar’’, “fechar” ou “fixar, e é uma técnica do yoga que ajuda a direcionar energia em determinados pontos do corpo.

Mas como assim?

Eles são contrações que funcionam como canalizadores do fluxo de energia, estas contrações do corpo podem ser nas glândulas, órgãos, nervos e plexos. Eles vão te ajudar a ter mais segurança quando você for realizar algumas posturas.

Quando falo de direcionar o fluxo de energia, significa que os Bandhas vão evitar a dispersão destas energias, por isso elas vão ser canalizadas. É muto utilizado no Hatha-yoga, que é uma vertente do yoga.

Existem 4 Bandhas e eles são:

  1. Jalandhara – contração da garganta;
  2. Uddiyana – contração do abdômen;
  3. Mula – contração do assoalho pélvico
  4. Jihva – contração da língua.

Vamos ver mais detalhadamente a baixo, como cada um funciona:

  1. Jalandhara: esta prática consiste em prender a rede energética na garganta e redireciona o fluxo de energia vital para o canal central chamado sushumna nadi. Jalan do sânscrito significa “rede” e dhara também do sânscrito significa “fluído”. Alguns professores indicam que esta prática não deve ser feita por quem tem problemas cardíacos e pressão alta, porém, algumas pesquisas apontam que o efeito é o oposto, em que a pressão sanguínea é reduzida. O conselho é perguntar ao seu médico e ao seu professor de yoga.
  2. Uddiyana: é a contração ou sucção abdominal e significa “fecho do fluxo ascendente” e vai direcionar o fluxo energético para cima. A contração é feita na região do umbigo principalmente.
  3. Mula: esse nome significa “fecho da raiz” na qual você vai contrair o assoalho pélvico. Você deve contrair a musculatura do ânus, da uretra e dos esfíncteres (é um músculo que controla a abertura e o fechamento de um determinado orifício).
  4. Jihva: é a contração da língua contra o palato mole na parte de trás do céu da boca. Acredita-se que esta prática impede que a energia descendente do soma chakra saia pelo lalana chakra e seja consumida pelo fogo gástrico no manipura chakra. Lalana é um  Chakra menor e é composto por doze pétalas vermelhas de lótus, que funciona como um reservatório desse néctar, produzindo indiretamente a ativação das glândulas pineal e pituitária, as quais são responsáveis pela produção do néctar que aumenta a longevidade e o rejuvenescimento.

Os Bandhas têm dois objetivos, um físico e um energético: 

Físico: na dimensão física, a finalidade é manter o corpo aquecido e evitar lesões.

Energético: na dimensão energética, é usado para evitar a dispersão da energia vital, conduzindo estas energias para os locais destinados e também com o propósito de abrir Sushumna Nadi.

Sushumna é o canal central de prana e está ligado a coluna vertebral e passa por dentro dela, é uma grande rede de energia que “abastece” o copo com energia vital, a prana. E os Chakras atuam como canais que regulam a distribuição do prana.

Algumas dicas para executar os Bandhas:

  1. É recomendado que o praticante esteja em jejum.
  2. Os pulmões devem estar e permanecer vazios (sem ar), durante todo o exercício, para permitir que o diafragma se eleve.
  3. A cintura abdominal deve estar descontraída e passiva; a única vez que os músculos abdominais se contraem, e juntamente com os músculos intercostais, é na fase em que expiramos para deitar todo o ar fora.
  4. Faça uma falsa e propositada inspiração torácica (sem ar), é aí que o diafragma será conduzido a uma posição mais elevada, na execução da sucção abdominal e Uddiyana Bandha.

Quando pensamos em Yoga, achamos que consiste apenas em asanas e pranayamas, não é mesmo, porém, os Bandhas são muito importantes para a execução das posturas e respirações, é um conjunto.

Se você procura por acessórios que possam estar te auxiliando em suas práticas, como tapetes, blocos, cintos, cadeira, e complementos como incensos e aromaterapia, dê uma passadinha na nossa loja, temos isso e muito mais. Clique aqui e confira.

O que achou desse artigo? Você sabia o que era Bandhas? Deixa aqui no comentário pra gente, compartilhe suas experiências, até para os outros leitores.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram