A importância da consciência corporal na prática do Yoga

Leitura: 3 min

Como já falamos aqui em nossos artigos, o objetivo do yoga é trabalhar a nossa mente e o nosso corpo, de forma integrada. O que isso quer dizer? Quer dizer que a prática vai te proporcionar autoconhecimento, e quando você conhece o seu corpo, você cria consciência dele.

Mas como assim?

Bom, eu vou dar um exemplo pessoal: durante 6 meses, eu morei com uma amiga, porém, a convivência não estava leve, ainda mais com a quarentena, e apesar de sermos parecidas, tivemos vivências diferentes, manias diferentes e jeitos diferentes de fazer as coisas e viver. Com isso, eu acabei me retraindo, corporalmente mesmo, me sentia uma visita na minha própria casa, não me sentia à vontade, e eu fui me retraindo, me encolhendo.

Então, assim que me mudei, voltei a praticar yoga (não me sentia nem à vontade para praticar yoga lá) e também comecei a fazer aulas de expressão corporal, justamente para me soltar, me sentir livre e ter consciência do meu corpo, entender o que eu estava sentindo e me libertar.

E o que eu ganho com a consciência corporal?

Você conhece seus limites, suas capacidades, seus pontos fortes e pontos a melhorar. Quando pensamos em qualquer atividade física, seja ela Yoga, academia, dança, pilates, ou qualquer outra, você sabe qual posição você consegue realizar, qual você precisa praticar mais, até que ponto você pode ir, e isso é muito importante, pois você não vai se forçar. Isso pode evitar lesões graves! Temos que ter um olhar gentil com nosso corpo, uma abordagem de não-violência. No Yoga chamamos isso de Ahimsa.

Ou seja, é a forma que você percebe o seu corpo mais profundamente, te ajudando a se relacionar tanto com o mundo externo, mas também com o seu interior.

E como eu sei que eu tenho consciência corporal?

Você observa sua postura? Derruba ou quebra as coisas? Qual seu lado dominante? Sente alguma pontada ao praticar algum exercício? Para você criar consciência em relação ao seu corpo, comece prestando atenção nestes detalhes.

Vamos pensar assim, por muitas vezes, não prestamos atenção ao nosso corpo, e ele envia sinais quando algo está errado, mas se você não presta atenção ao seu corpo e não o conhece, como vai saber que tem algo de errado?

Temos que ter consciência também destas agressões que fazemos ao nosso corpo sem perceber, como a postura ou sobrecarga exagerada.

Mas não é apenas este ponto que você deve prestar atenção. Nós somos seres que agimos de forma integrada e o emocional influencia o corporal e vice-versa. Lembra da minha história que contei logo no começo? Minha amiga não estava se sentindo bem também, afinal, ela havia morado a vida inteira sozinha, e quando se deparou morando com outra pessoa, acabou sentindo-se desconfortável em todas as esferas.

E quais os benefícios de se criar consciência corporal?

Bom, fora os que eu falei, temos muitos outros:

  • Respiração: quando você tem consciência da sua respiração, você consegue controlar a sua ansiedade, respirando fundo e se acalmando. Comece observando quando você está mais ansioso, agitado, e perceba como a sua respiração fica.
  • Concentração: o yoga é excelente para isso, pois a prática te traz pro momento presente, para o aqui e agora. Você vai se concentrar nos ásanas, na execução de cada um.
  • Autoconhecimento: como comentei acima, pois você vai entender como funciona o seu corpo, os seus limites.
  • Postura: vai te trazer mais percepção sobre a sua postura, ainda mais se você trabalha sentado o dia inteiro.
  • Melhor qualidade de vida: quando você percebe o que está afetando a sua saúde, você passa a se cuidar mais e, com isso, você melhora consideravelmente a qualidade da sua vida e conhecer o seu corpo é o caminho.
  • Mais disposição: a partir do momento que você cria consciência do que esta te fazendo mal, você melhora estes pontos e tem mais disposição, pois seus músculos estarão fortalecidos, sua postura estará correta e você terá eliminado os fatores que desequilibraram a sua saúde.
  • Menos propensão a ter lesões e dores: você terá mais atenção, respeitando os seus limites nos seus exercícios e práticas de yoga.

Então faça isso, comece observando o seu corpo, aplique o mindfulness e preste atenção no seu corpo no dia a dia e nas suas práticas de yoga.

Só podemos agir em cima daquilo que conhecemos, então o primeiro passo para a melhora é a autopercepção e consciência.

E se você está procurando por acessórios de yoga, visite a nossa loja, temos tapetes, bloco de apoio, livros, estátuas, aromaterapia e muito mais.  Clique aqui e confira!

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram