Yoga pelo Mundo: Principais Destinos e Dicas para Praticar na Índia

Leitura: 5 min

Yoga e Viagem: Duas Paixões

Nós aqui somos apaixonados por viagem e sempre que viajamos buscamos algum estúdio ou cantinho para praticar! O mais bacana disso é poder vivenciar a prática em outros locais, notar as sutis diferenças e estar aberto para o novo. Essa experiência certamente enriquecerá muito a sua experiência e pensando nisso vamos abrir uma série aqui com várias dicas e o que esperar das práticas nos destinos mais famosos do mundo! E para isso nada mais justo do que começar pelo berço do Yoga: ÍNDIA!

Onde praticar na Índia

Origens do Yoga

Há muitas pontas soltas e perguntas não respondidas quando falamos da “criação” do Yoga, mas é certo que suas raízes estão na Índia.

De acordo com arqueólogos e pesquisadores o Yoga surgiu junto com a civilização Indus-Sarasvati no norte desse país, mas não sabe-se ao certo quando. A certeza que temos é que o Yoga é de fato uma prática milenar, e o consenso é de que ele tenha se originado há pelo menos mais de 5.000 anos.

De lá para cá muita coisa aconteceu, e ainda há muito a descobrir, mas foi depois de tanto tempo assim que chegamos ao formato hoje conhecido e que pode ser fortemente vivenciado na Índia!

De Norte a Sul do país você encontrará vários ashrams, retiros, escolas e cursos, então super vale a pena conhecer esse cantinho do mundo tão especial! A Índia possui uma cultura riquíssima e, apesar dos problemas – todos os países têm os seus – tem muito a nos ensinar.

Índia: como viajar pelo país e o que esperar

Convenhamos: a Índia não é um país simples de visitar e sua viagem requer um bom planejamento, além de diversos cuidados. Mas isso não deve ser impeditivo, principalmente se você for aventureiro! Pesquise bastante com antecedência, busque grupos de viagem e vá de coração e mente abertos! Tenho certeza de que será bastante enriquecedor.

Aqui a sugestão é buscar agências especializadas, ou até mesmo sair do Brasil já com um retiro reservado! Quanto às agências, principalmente se você estar buscando algo a um custo mais baixo, sugerimos as seguintes:

Outra ideia super bacana para conhecer não só a Índia, como também outros países, é trabalhar enquanto viaja. Abaixo algumas opções:

Agora confira abaixo os principais destinos de Yoga na Índia!

Dharamsala

Dharamshala, antes conhecida como Bhagsu, está localizada no Vale Kangra entre as montanhas Dhauladhar e as densas florestas de cedros do Himachal Pradesh, no norte da Índia. A cidade é conhecida tanto pelo budismo quanto pela Yoga. 

Ela abriga a sede do governo tibetano do Dalai Lama no exílio e é um dos destinos de Yoga mais populares da Índia. Situado no sopé do Himalaia, os belos cenários e a atenção espiritual de Dharamshala tornam este o cenário ideal para um retiro.

Rishikesh

Rishikesh está localizada no norte da Índia, nas margens do sagrado rio Ganges, e é conhecida como a “Capital Mundial do Yoga”. Ela conseguiu adquirir o status de destino espiritual por causa de suas inúmeras escolas, centros de meditação, ashrams e locais de culto.

Você encontrará nesta cidade desde aulas introdutórias básicas a intensos cursos de treinamento.

Se você está interessado em aprender Ashtanga, Hatha, Iyengar, Vinyasa ou o estilo védico do Yoga, ir para Rishikesh é uma ótima ideia.

Mysore

 Localizada no sudoeste, esta antiga capital do Reino de Mysore abriga o opulento Palácio de Mysore e o centenário Mercado de Devaraja. Essa cidade foi o lar de Krishnamacharya, um professor de Yoga, curandeiro ayurvédico e estudioso que muitas vezes é referido como o pai da Yoga moderna.

Mysore também é conhecida como o local de nascimento do Ashtanga Yoga, onde o Ashtanga Yoga Research Institute foi estabelecido em 1948 e onde os praticantes de todo o mundo viajam para praticar e treinar.

Aliás, se quiser saber mais sobre o Ashtanga dá uma conferida nesse nosso artigo aqui.

Pune

Iyengar nasceu em 1918 em Bellur, uma cidade que estava dominada pela pandemia de gripe na época. Um ataque deixou Iyengar doente durante sua infância e, quando ele tinha 16 anos, seu cunhado Krishnamacharya pediu-lhe que fosse a Mysore para ajudar com a família.

Lá Iyengar começou a praticar Yoga e sua saúde melhorou. Em 1936, Krishnamacharya enviou Iyengar a Pune para divulgar o ensino de Yoga. Agora, Pune é o lar do RIMYI, que Iyengar inaugurou em 1975, e é considerado o coração e a alma do Iyengar Yoga. 

Se quiser saber mais sobre esse estilo de prática que ficou muito popular em Pune é só ler nosso artigo específico sobre Iyengar.

O que levar na viagem para praticar Yoga?

Esse é um questionamento bastante comum e o que levar vai depender muito do seu estilo de viagem, qual a frequência que vai praticar e qual o seu propósito na jornada. Se você for ficar em um ashram 100% do tempo certamente necessitará levar mais coisas do que se pretender praticar apenas um pouco.

Se sua ideia é praticar esporadicamente não é necessário levar uma mala inteira dedicada ao Yoga, certo? Nesse caso sugerimos levar uma toalhinha específica de Yoga, igual a que temos no Site que é antiderrapante e uma excelente aliada para os viajantes de plantão. Ela irá te oferecer toda a praticidade necessária e vai ocupar bem pouco espaço!

Por outro lado, se você for realizar um retiro um pouco mais longo, recomendamos levar um mat mesmo. E você sabia que existem mats específicos de viagem? Eles são mais finos, mais leves, e alguns até mesmo dobráveis para caber certinho na sua mala! Recomendamos aqui os nossos mats dobráveis, que são super resistentes. Eles são dobráveis, super resistentes e tem só 1.5mm de espessura!

“Poxa, mas eu não me adaptei a mats finos e vou fazer um retiro mais puxado. Queria levar meu Mat de prática mesmo… O que fazer?”

Bom, nesse caso o tapetinho vai ter que ir junto com a bagagem de mão e ai sugerimos que ele viaje dentro de uma bolsa específica para que não entre em contato com a sujeira e vá bem protegido. No Site temos alguns modelos maravilhosos, é só escolher!

Afinal, vale a pena ir para a Índia?

Super vale! Opção lá é o que no falta. Aqui nesse artigo abordamos algumas das mais conhecidas, mas tem muito mais. Converse com seus professores, busque informações e vá desfrutar de tudo que esse país tem a oferece!

Namastê!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram