Satya – No caminho da verdade

Leitura: 3 min

Satya é uma das cinco virtudes éticas, conhecidas como Yamas, descritas nos Yoga Sutras

A palavra Satya vem do sânscrito, e significa “verdade”.

Etimológicamente, sat significa “ser” ou “existir”. Nós podemos compreender a palavra Satya como “o estado de ser verdadeiro” ou “a existência da realidade”. 

Satya é a qualidade de vivermos a nossa verdade mais pura e de sermos honestos em nossos pensamentos, palavras e ações. É também, a busca pela visão e pela compreensão real das coisas, longe de qualquer ilusão. 

Viver Satya é viver uma vida de comprometimento com a verdade e com a nossa integridade, o que exige esforço, compreensão, humildade e atenção.

Segundo a filosofia Yogue, esta é uma virtude fundamental para o nosso desenvolvimento espiritual e para a nossa auto realização. Neste texto vamos discutir um pouco de que formas podemos colocá-la em prática.

Desenvolver a autenticidade

Na tentativa de agradarmos aos outros ou de sermos aceitos socialmente, muitas vezes podemos nos anular. Isto é, deixamos de expressar o que gostaríamos, fazemos o que não queremos, rejeitamos ou tentamos ignorar nossos pensamentos e emoções, vestimos “máscaras” e “fantasias” que não representam a nossa verdade interior, queremos esconder nossas partes que não parecem amáveis. Muitas vezes buscamos ser algo que não somos.

Estes são mecanismos de defesa inconscientes, impulsionados por medos e enraizados em traumas.

Desenvolver a nossa autenticidade é um processo difícil, que requer auto-reflexão, conscientização, coragem, auto-amor e autocompaixão. Requer a incorporação e acolhimento de toda a nossa história. Requer o abandono da ideia de quem achávamos ser.

Se vivermos de forma autêntica, criaremos relações verdadeiras e abriremos espaço para que as pessoas possam ser elas mesmas ao nosso lado também.

Falar a verdade (com compaixão)

Podemos entender veracidade como a qualidade de agirmos de acordo com o que falamos. Veracidade, neste sentido, se assemelha à integridade. A veracidade em uma pessoa é algo que acaba se tornando visível, perceptível em um nível sutil.

Falar a verdade (não mentir), e expressar-se com veracidade e compaixão são práticas de Satya.

Viver uma vida guiada por verdades é sempre mais fácil. Quando mentimos, precisamos lembrar qual foi a mentira, para quem mentimos e tudo fica mais tenso e complicado.

De acordo com a tradição sufi, devemos nos fazer três perguntas antes de expressar a nossa verdade:

  • Isso é verdade?
  • Isso é necessário?
  • É gentil?

Atenção interior

É importante prestarmos atenção à nossa fala e aos nossos pensamentos para não nos perdermos em ilusões condicionadas pela mente. Isso envolve aprendermos a viver o momento presente de forma clara e sã, sem sermos tomados por ruminações, ansiedades ou traumas. 

Para isso, a meditação é uma ótima ferramenta, pois ela nos ajuda a observar nossos pensamentos, emoções e atitudes com mais serenidade e consciência.

Intenção e ação

O comprometimento com a verdade envolve estarmos sempre nos certificando sobre as nossas reais intenções. Qual é a intenção por trás das coisas que fazemos, pensamos e falamos? Estamos buscando viver de forma verdadeira? Honesta? Íntegra? Buscamos conhecer e nos fortalecer com a realidade?

Satya é algo a ser incorporado e deve ser praticado no nosso íntimo, em todos os momentos, dentro de casa, mesmo quando ninguém está olhando.

Para finalizar, deixo aqui um trecho dos Yoga Sutras:

Satya pratishtayam kriya phala shrayatvam’’ (II Sutra 36)

Satya = verdade; Pratishtayam = aderir a; Kriya = ação; Phala = frutos; Shrayatvam= seguirão.

“Quando você adere à verdade, os frutos de suas ações seguirão o mesmo caminho.”

Aqui, podemos compreender que a verdade é um caminho iluminado que se abre ou, se revela, pouco a pouco e cada vez mais.

Quando vivemos de forma verdadeira, seremos sempre aquecidos por uma auto realização, um senso de contentamento, uma tranquilidade íntima.

*** Pratique Yoga com a Om Joy através da Plataforma de Yoga Online Om Joy. Clique aqui e saiba mais <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Om Joy

Om Joy

A filosofia do Yoga nos encanta e nos inspira dentro e fora do Mat. Ela nos traz a visão do mundo como um lugar belo no qual só depende de nós criar uma realidade igualmente bela. E é daí que surgiu a Om Joy! Queremos levar essa inspiração a todos que se sentem de alguma forma tocados por essa filosofia. Queremos ser o cantinho online onde você encontra tudo relacionado ao Yoga. Não deixe de conhecer nossa Loja online 100% voltada para o Yoga! =)

Cupom de desconto OM JOY!

12%

de desconto

Para usar em nossa loja virtual!

Horas
Minutos
Segundos

Insira Agora seu e-mail e destrave o cupom!

Aqui esta seu cupom!

Copie e cole no carrinho de compras do site

				
					OMBLOG12
				
			

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram