A respiração é vital, ela fornece o oxigênio ou, em outras palavras, a energia essencial para o funcionamento do nosso organismo.
Além disso, cada vez mais temos nos conscientizado sobre os amplos benefícios de uma boa respiração – ela acalma a mente, desestressa e regula o organismo, melhora a nossa disposição e a qualidade do nosso sono.
Não coincidentemente, o uso do lota (ou higienizador nasal) tem se popularizado cada vez mais ao redor do mundo todo. Hoje em dia encontramos diversas opções de modelos disponíveis no mercado, feitos com diferentes materiais e de diferentes preços.
Se você está pensando em testar o lota, pode estar se perguntando em qual deles vale a pena investir. Para te ajudar, resolvemos fazer este breve guia de lotas.
O que levar em consideração na hora de escolher o lota
Material, durabilidade, preço e praticidade – são estes os principais fatores a serem levados em consideração na hora de escolher o seu lota. Abaixo uma análise comparativa das diferentes opções:
Material
Existem no mercado quatro tipos de lota disponíveis: O de cerâmica, o de plástico, o de aço e o de vidro. Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada um:
Cerâmica
Este é o tipo de lota mais comum e o que mais recomendamos. O Lota de cerâmica é o mais higiênico e fácil de limpar. A desvantagem aqui é a falta de praticidade para o transporte. Clique aqui para ver o modelo disponível em nosso site.
Prós:
- Higiênico e fácil de limpar;
- Lavável na máquina de lavar louça;
- Bom custo benefícios. Pode durar uma vida inteira.
Contras:
- Quebrável;
- Mais delicado para transportar.
Plástico
As vantagens do lota de plástico são o preço e a facilidade de transporte. No entanto, ele é menos higiênico, não é tão durável, além de ser poluente para o meio ambiente.
Prós:
- Mais barato;
- Não quebrável;
- Fácil para transportar.
Contras:
- Alguns modelos têm cavidades difíceis de limpar, onde o mofo e as bactérias podem se acumular;
- Não é lavável na máquina de lavar louças;
- Menos duradouro. A água salgada degrada o plástico e por isso é recomendável trocar o lota de plástico de ano em ano;
- Material poluente.
Aço
O lota de aço ainda não é tão comum no Brasil e por ser importado, ele normalmente é mais caro. Esta é uma boa opção em termos de transporte e higiene, mas que requer extra cuidado pelo fato de enferrujar.
Prós:
- Higiênico;
- Não quebra;
- Muitos podem ser lavados na máquina de lavar louças;
- Fácil de transportar
Contras:
- Pode enferrujar se não for bem seco;
- Sensação dura e fria nas narinas;
- Normalmente são mais caros.
Vidro
O lota de vidro é uma opção higiênica e que pode durar por muitos anos. A desvantagem aqui é a fragilidade do material.
- Higiênico;
- Tem boa durabilidade.
Contras:
- Quebrável;
- Mais delicado para transportar;
- Alguns modelos não são laváveis na máquina de lavar louças.
Facilidade para limpar
Os lotas devem ser devidamente limpos para que possam ser usados com segurança e eficácia. Procure um lota com forma simples e com uma abertura ampla, sem concavidades de difícil acesso, onde o mofo e as bactérias podem se esconder.
Os lotas de cerâmica e alguns lotas de vidro levam vantagem aqui pois aguentam água corrente em alta temperatura.
Por fim
Esperamos ter facilitado sua escolha. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o uso ou sobre os benefícios do lota, vale a pena ler este outro artigo aqui, onde explicamos tudo!
Até a próxima,