‘Para onde a mente vai, o prana segue’ – Thirumoolar (Santo Indiano)
Possivelmente você já tenha praticado Nadi Shodhana (a respiração de narinas alternadas) em alguma aula de Yoga. Nadi Shodhana é um Pranayama incrivelmente benéfico e calmante para o nosso organismo, e hoje falaremos um pouquinho mais sobre esta prática, mas vamos por partes 😊.
O que é Pranayama
Pranayama é um dos pilares do Yoga.
Prana = energia vital.
Ayama = expansão, alongamento, extensão.
Na prática, são exercícios respiratórios que nos ajudam ter consciência sobre o processo de respiração – e seus efeitos sobre todo o nosso organismo.
Os antigos Yogues aprenderam que, controlando a respiração, podemos influenciar todos os aspectos de nossas vidas. Por exemplo, o suspiro de alívio que damos ao final de um dia estressante é uma forma natural de o corpo aliviar a tensão.
Quanto mais consciente do poder da respiração, mais você desfruta de seus inúmeros benefícios físicos e emocionais.
Existem diferentes tipos de Pranayama – algumas práticas são calmantes e outras energizantes, mas todas elas nos ajudam a direcionar a energia para nosso interior, regular e energizar o organismo de uma determinada maneira.
É importante mencionar que apesar de todos os benefícios há contraindicações para a prática de Pranayama:
- Não deve ser praticado com pressa.
- Não deve ser praticado quando os pulmões estão congestionados.
- Não deve ser praticado imediatamente após as refeições.
- Durante a prática, a respiração não deve ser forçada ou tensa.
- Pessoas com hipertensão ou com problemas no pulmão, coração, olhos ou ouvidos NÃO devem segurar a respiração após a inalação ou praticar exercícios vigorosos de Pranayama.
- Pessoas com pressão arterial baixa NÃO devem segurar a respiração após uma expiração.
Nadi Shodhana – A respiração de narinas alternadas
Nadi Shodhana, ou “respiração alternada pelas narinas”, é uma técnica simples, acessível e muito benéfica – especialmente se praticada regularmente.
Nadi significa canal energético e Shodhana, limpeza.
Esta técnica é feita para limpar nossos canais energéticos (nadis). Ela também estimula e harmoniza os dois hemisférios do cérebro (direito e esquerdo), ao passo que inalamos e exalamos com narinas alternadas durante a prática.
Nadi Shodhana tem efeito calmante sobre o organismo e é um excelente exercício preparatório para meditação, pois além de aquietar, ajuda a concentrar a mente.
Técnica:
- Sente-se em meditação e coloque as mãos em Gyan Mudra descansando sobre os joelhos. Deixe a respiração fluir por alguns instantes.
- Coloque as pontas dos dedos indicador e médio da mão direita no centro da sobrancelha, com o dedo anular apoiando suavemente no lado esquerdo do nariz e o polegar apoiando suavemente no lado direito.
- Comece expirando de ambos os lados e, em seguida, inspire de ambos os lados.
- Feche suavemente o lado esquerdo com o dedo anelar e expire suavemente com o lado direto.
- A prática de Nadi Shodhana começa agora com a inalaçao pelo lado direito.
- Feche cuidadosamente o lado direito com o polegar, abra o lado esquerdo e expire lentamente através de seu lado esquerdo.
- Inspire suave e lentamente pelo lado esquerdo.
- Feche suavemente o lado esquerdo com o seu dedo anelar, abra a narina direita e expire suavemente.
- Continue a fazer a respiração alternada por pelo tempo que achar benéfico. De 3 a 10 minutos são indicados para começar.
- Termine expirando pelo lado direito e então volte a mão direita para Gyan Mudra, descansando sobre o joelho (igual ao lado esquerdo).
Dica: Se seu braço direito cansar, descanse a mão sobre os joelhos por um tempo em Gyan Mudra e continue a prática visualizando mentalmente o ar entrando e saindo pelas narinas alternadas. Volte a usar a mão direita quando se sentir preparado.
Importante
- Faça Nadi Shodhana em um ritmo natural, relaxado e harmônico para você. Se você sentir qualquer desconforto, tensão, dor, ansiedade, dificuldade para respirar ou falta de ar, descontinue a prática e permita que a respiração volte ao normal.
- Evite prender a respiração.
- Não pratique Nadi Shodhana se estiver com o nariz entupido, apenas visualize a prática.
Erros comuns:
- Pressionar os dedos no rosto ou nariz com muita força.
- Sentar sem postura.
- Respiração excessiva (hiperventilação).
Nos Yoga Sutras (2:52), Patanjali comenta sobre os benefícios do Pranayama: “Como resultado, o véu que cobre a luz interna é destruído e a mente torna-se apta para concentração”.
Uma resposta