10 Dicas de como ser zen e ter uma vida em equilíbrio

Leitura: 4 min

Morar no interior ou na cidade grande tem suas diferenças, e mesmo que estas diferenças envolvam algum tipo de rotina diferente e com intensidades diferentes, eu que já morei no interior e atualmente moro em uma metrópole, posso dizer, por experiência própria, que as correrias diárias são igualmente estressantes em ambos os casos. O que acontece é que em cada região, o stress é causado por motivos distintos. Em cidades grandes, por exemplo, o que mais causa stress é sem dúvida o trânsito, fora os barulhos dos mais diversos tipos. Já no interior, o que mais causa stress é a falta de oportunidade, falta de opções, além de fatores encontrados em todos os lugares, como cobranças, prazos, salário, e barulho também.

Segundo estudo feito pelas pesquisadoras Eliana Silva e Alessandra Martinez, da Faculdade de Psicologia Unicastelo, em 2005, que tinha como intuito, analisar o nível de stress de pessoas residentes na capital e no interior de São Paulo, foi constatado que independente do local, o stress afeta as pessoas de modo geral. Outro fator encontrado durante a pesquisa, foi de que os níveis psicológicos entre as pessoas foram mais afetados do que os físicos.

Então podemos pensar a partir destes dados, que o stress vai estar em todos os lugares, já que é uma condição característica da nossa geração, ou seja, uma questão temporal e não espacial, com isso, entende-se que o equilíbrio para uma vida mais tranquila e zen é pessoal, interna, que vai partir de você, de como você lida com as situações externas.

Por isso, eu separei 10 dicas, para você ter uma vida mais equilibrada e praticar a filosofia zen em qualquer lugar que você esteja, pois quando você está equilibrado, não importa o lugar e a situação que você vai estar, você vai estar equilibrado!

  1. Yoga!

Por que coloquei yoga em primeiro lugar? Porque yoga traz tantos benefícios, alinha os seus chakras, alivia dores, ajuda no autoconhecimento, no tratamento de transtornos alimentares, melhora o sono, a imunidade, trabalha com a respiração e muito mais.

  1. Pensamento zen

Antes de tudo, você deve adotar uma nova forma de vida e ela começa com os seus pensamentos. O que eu tenho feito muito e tem me ajudado em situações estressantes ou situações que saem de um jeito que eu não gostaria que tivessem saído, ao invés de me sentir vítima, me questiono: “o que tudo isso está tentando me ensinar?”.

Tudo em nossa vida acontece por algum motivo e se algumas situações se repetem, estas precisam de uma atenção maior, pois a lição não foi aprendida.

  1. Aceitação

Aceitação é diferente de passividade e conformismo. Quando você aceita toda a sua situação e experiência existencial, você encara com maturidade sua missão. Só podemos mudar aquilo que compreendemos e aceitamos em nós. Quando você nega todas as suas sombras, como você vai trabalha-las se nem as reconhece, ou seja, aquilo que não existe para mim, não existe, logo, não há o que trabalhar para melhorar.

  1. Te desconecta!

No artigo “Os Chakras – O que são e qual a relação com o Yoga”, falei para você se conectar, agora neste artigo sobre como ser mais zen, eu peço para você se desconectar.

Você precisa estar com o celular 24 horas ligado?

Desligue um pouco o celular!

Tenho acompanhado uma amiga que é professora autônoma e ela consegue a maior parte dos seus alunos através de um aplicativo. Acontece, que toda vez que o celular vibra, ela para o que está fazendo para olhar se é algum aluno novo procurando por algum professor. Em todos os lugares é assim, no almoço, no parque aos domingos, quando estamos assistindo a algum filme ou série.

Eu a entendo, porém, com o tempo, isso passou a desgastá-la, a atrapalhar sua concentração, até que ela passou a desligar o celular quando estava assistindo a um filme, estudando, preparando suas aulas. Seu rendimento melhorou muito.

  1. Presente!

Quis escrever apena a palavra “presente” no título deste tópico, justamente por ter uma dupla significação.

Pratique o Mindfulness, ou seja, procure sempre estar no momento presente. Se você está fazendo um bolo, assistindo a alguma série, programa de TV, se está lendo artigos como este, qualquer coisa, esteja no AQUI e AGORA. Lembra da história da minha amiga, no tópico anterior? O presente é um presente!

  1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é o exercício mais importante da sua existência. Reconhecer seus sentimentos, por que sentiu raiva, ciúmes, medo, ansiedade. Reconhecer seu corpo, seus relacionamentos, suas opções, reconhecer tudo sobre você.

(Re)conhecer, pois sempre estamos mudando.

  1. Meditação

Mas como me conhecer? Meditação!

Faça desta prática uma prática diária, meditação é um método em que você se conecta com você mesmo. Pode ser 10, 20 minutos, o importante é meditar todos os dias.

  1. Equilíbrio e moderação

Procure manter um equilíbrio em tudo na sua vida, alimentação, sono, pequenos e grandes prazeres (como compras, festas, exercícios, etc.).

  1. Tempo para si (todos os dias)

Todos os dias, tire um tempinho para você, seja para ler 10 páginas de um livro, ver uma série de 20 minutos, meditar, praticar yoga, tomar um banho com ervas, incenso, desligar o celular por meia hora, caminhar por 20 minutos ou mais, etc.

  1. Retiros

O retiro nada mais é que a soma de tudo o que foi falado: meditação, yoga, autoconhecimento, equilíbrio (na alimentação principalmente). O legal dos retiros é que você realmente vai tirar um tempo maior para tudo isso, se desconectar e trabalhar em uma imersão pra dentro de si mesmo.

Photo by Sage Friedman on Unsplash

Não adianta nada seguir todos os passos se você não adotar isso para a sua vida. O que eu quero dizer com tudo isso?

Ser zen é assumir uma responsabilidade por si mesmo e tirar esta responsabilidade de terceiros, ela é sua! Ser zen é ter maturidade, é lidar com os problemas e obstáculos de forma racional, sem desespero e com equilíbrio.

Um pouquinho por dia adotando estas dicas para o seu dia a dia já vai te ajudar e muito, o importante é deixar sua mente leve!

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REFERÊNCIAS

SILVA, Eliana. MARTINEZ, Alessandra. Diferença em nível de stress em duas amostras: capital e interior do estado de São Paulo. Faculdade de Psicologia Unicastelo, São Paulo: 2005.

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