Selecionamos 5 dicas de livros ligados a espiritualidade e autoconhecimento para você se inspirar! Esperamos que goste!
Nossas dicas:
Amar e ser livre – Sri Prem Baba
Sobre o autor: Prem Baba nasceu em São Paulo, no bairro da Aclimação, em 1965, com o nome de Janderson Fernandes de Oliveira, e desde criança já se interessava pelo autoconhecimento. Estudou diversas vertentes religiosas, como o cristianismo, o xamanismo de origem primitiva africana e indígena, até chegar aos mestres orientais.
Também estudou psicologia e terapias integrativas. Foi na Índia, aos 33 anos de idade, que conheceu seu professor e mestre espiritual, Sri Hansraj Maharajji, e ao lado dele se encontrou espiritualmente, a partir deste momento, passou a usar o nome hindi que ganhou do seu mestre, Sri Prem Baba (Pai do Amor).
Na sua concepção, se auto-observar é o único meio de nos tornarmos mais felizes e despertos.
Sobre o livro: Esse livro, trabalha com espiritualidade e psicanálise. O autor separa os capítulos por temas que trabalham desde a infância e como a relação com os nossos pais nos afetam e nos formam, e a partir disso, trabalha com temas relacionados ao bloqueio da espontaneidade, o eu e o outro, nós, o orgulho, o medo da intimidade, etc.
Baba fala da separação interna, dando exemplos da psicologia e também do budismo e hinduísmo, em que a personalidade começa a ser formada a partir de referências externa e é nesse momento que o ego começa a ser construído. É a ideia da identidade separada do todo, que a psicologia chama de formação do self, em que somos indivíduos separado do todo e independente.
O autor fala que quanto mais a ideia do Eu é fortalecida, o sentimento de separação vai crescendo e uma angústia começa a surgir e com isso, buscamos uma reconexão, um estado de unidade que é ativado através da sexualidade, não apenas o ato, mas memórias, fantasias, projeções e isso acaba por influenciar a escolha por nossos parceiros.
Esse sentimento de separação também é sentido na infância, quando a criança recebe os cuidados da mãe, fazendo ela relembrar o estado de unidade.
O autor também fala da repressão, que ela é a origem da nossa dor. A repressão vem de todas as formas, engolindo choro, engolindo a raiva, engolindo sapos, etc. Desde que somos crianças, vamos sendo reprimidos de nossas atitudes. “Não faça isso”, “Mulher não pode”, “Homem não chora”. Engolimos tudo e achamos que está tudo bem.
A arte da Felicidade – Dalai Lama
Sobre o autor: Nascido em 1931, é o chefe de estado e líder espiritual do Tibete, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1989. O lama frequentemente é um guia espiritual tântrico, o guru para o aspirante a yogi ou yogini budista.
Sobre o livro: O livro fala sobre como lidar com o sofrimento. O autor fala de que o propósito do ser humano é a busca pela felicidade. Antes de mais nada, precisamos entender que existem várias emoções e comportamentos que são benéficos ou que nos prejudicam e ter a consciência destas emoções, nos ajuda a superar comportamentos e emoções que nos fazem tão bem.
Lama fala sobre a prática do pensamento positivo e de que implementar estas práticas, pode ser um pouco difícil no começo, devido as influências negativas, porém, enquanto vamos implantando estas práticas positivas, com o tempo, estes comportamentos negativos vão reduzindo.
O poder do Hábito – Charles Duhigg.
Sobre o autor: Charles é americano, jornalista, tem 46 anos e é vencedor do prêmio Pulitzer, foi repórter do New York Times e também é autor do livro “Mais Rápido e Melhor: Os Segredos da Produtividade na Vida e nos Negócios”.
Sobre o livro: Pegando um gancho no livro a cima, este aborda justamente o que Dalai Lama fala sobre a prática do pensamento positivo, até os comportamentos negativos irem perdendo força.
O poder do habito, fala sobre como tornamos algo um hábito, como o cérebro entende atividades que fazemos e também como mudar padrões de pensamentos e comportamentos, através de hábitos angulares, que seria a mudança de hábito, para construir outros mais saudáveis.
O Poder do Silêncio – Eckhart Toll
Sobre o autor: Alemão, nascido em 1948, atualmente mora no Canadá, é espiritualista e autor de best seller, também é autor do livro “O poder do agora”.
Sobre o livro: O livro não fala especificamente sobre meditação, porém, te ajuda no autoconhecimento, e considero um livro zen, pois meditação está ligado ao silêncio. Alguns dos assuntos abordados no livro são: o “eu” autocentrado, o agora, relacionamentos, a morte e o eterno dentre outros.
O mundo que habita em nós – Liliane Prata
Sobre a autora: Liliane Prata é formada em Jornalismo e filosofia, escreveu para as revistas Capricho e Claudia, dentre outras e é autora de vários livros, também possui um canal no youtube, na qual aborda temas existencialistas e filosóficos.
Sobre o livro: A autora tem influências de Clarice Lispector, Fernando Pessoa, da psicologia, filosofia e de práticas relacionadas ao budismo, como meditação. Neste livro, podemos identificar todas estas influências. A autora trabalha com temas existencialistas, através do EU e esse eu no mundo. O livro é um mergulho profundo no eu, a autora trabalha com as temáticas: solidão, o apagamento do outro, medo e controle, dentre outros. Num trecho sobre “parecer versus ser”, a autora fala que nossa subjetividade não reduz à autoimagem, sobre a questão do o indivíduo para ele mesmo e para o mundo.
Espero que vocês tenham gostado das dicas, que estes livros possam te ajudar na busca pelo autoconhecimento. Neste outro artigo, damos algumas outras dicas de leitura ligadas a espiritualidade e autoconhecimento.
Abraços e até a próxima,