As torções do Yoga são todas as posturas em que giramos a coluna em uma forma que se assemelha a um espiral largo e suave. Elas requerem calma e atenção ao movimento do corpo e a respiração.
Uma boa dica para a execução das torções é usar a inalação para facilitar o alongamento vertical da coluna e a exalação para girar. Tudo é feito de forma orgânica, dentro dos limites naturais “permitidos” pelo corpo e pela respiração.
Abaixo descrevo os benefícios que essas posturas nos proporcionam:
Melhoram a mobilidade das costas e de todo o corpo
Esse movimento alonga os músculos das costas e ajuda a restaurar e a ampliar a mobilidade da coluna e, consequentemente, de todo o corpo.
Em outras palavras, eliminamos tensões e ganhamos maior fluidez nos movimentos.
Vale mencionar que para, efetivamente, ter uma coluna saudável, devemos aliar às torções todos os outros movimentos da coluna que o Yoga nos oferece, isto é, a flexão para frente, flexão para trás e extensões laterais.
Estimulam e melhoram a função digestiva
Na prática, ao fazermos uma torção, estamos comprimindo os órgãos e reduzindo a circulação na região abdominal e, ao soltarmos a postura, tudo que estava comprimido relaxa e a circulação entra em vigor novamente.
Isso funciona como um estímulo para os órgãos e tecidos que envolvem a região abdominal, melhorando assim a nossa digestão e facilitando o processo de desintoxicação do corpo.
Melhoram a disposição
Ao passo que criamos espaços entre as vértebras e músculos, e soltamos tensões, permitimos que a circulação de energia aconteça de forma mais fluída, e isso melhora a nossa disposição.
Outros aspectos terapêuticos
Além disso, essas posturas aliviam dores nas costas e acalmam a mente. Torções como Ardha Matsyendrasana ou Supta Matsyendrasana são super bem vindas ao final da prática, antes do Savasana, para dar aquela boa relaxada e soltada final!
Veja abaixo algumas torções bastante frequentes em práticas de Yoga:
(obs.: Todas as posturas abaixo podem ser facilitadas e acessíveis a todos, com o uso de props. Consulte o seu professor).
Contraindicações e cuidados
Gestantes e pessoas com lesões nas costas ou joelhos devem praticar de acordo com as orientações do professor.
Adapte com props
Em nosso processo nas posturas de torções, os props (ou acessórios) são super aliados. Veja abaixo algumas opções de uso:
Pratique todo dia!
É legal termos em mente que podemos fazer simples torções, sentados em nossa cadeira de trabalho, por exemplo, sem ter que necessariamente fazer uma aula.
Ah! E por fim, queremos te convidar a convidar a praticar Yoga conosco através da Plataforma de Yoga Online Om Joy. Ela te permite praticar em qualquer hora e de qualquer lugar, tem aulas de diferentes níveis, durações e estilos e está ficando cada vez mais linda.