Yoga e viagens. Muitas pessoas amam os dois, mas sentem dificuldade em fazer ambos acontecerem simultaneamente. Quando viajamos tendemos a “relaxar um pouco”, queremos aproveitar nosso tempo ao máximo e é natural que deixemos a prática ou as obrigações de lado.
No entanto, a verdade é que para muitas pessoas chega um momento em que o Yoga deixa de ser uma obrigação e passa a ser um hábito saudável e benéfico.
A prática se torna um momento de conexão interior saudável, sagrado. A constância se torna “o caminho”, um ritual que nos ajuda a desintoxicar o corpo e a mente, traz leveza, otimismo e clareza.
Então por que não manter o que nos faz bem durante as férias? Pensando nisso descrevemos aqui 4 dicas para que você possa conciliar essas duas coisas maravilhosas que alimentam a alma!
1. Um pouco de Yoga é melhor do que nada
Talvez não seja possível manter exatamente o ritmo habitual, mas a prática pode ser mais leve e mais curta. Cerca de 20 minutinhos algumas vezes na semana ou quem sabe uma prática mais extensa pela manhã ou em um dia mais ocioso.
É legal lembrar que qualidade é melhor do que quantidade e é possível fazer desse breve tempo uma oportunidade para nos sentirmos melhores e mais aterrados.
2. Simplifique a “aula”
Não necessariamente você precisa realizar uma sequência pensada. Você pode simplesmente movimentar o corpo de forma intuitiva, realizando as posturas que façam sentido para você naquele dia. Tudo é benéfico e bem-vindo. Essa é uma forma legal de treinar a escuta ao corpo.
Se você preferir ser guiado, hoje em dia encontramos muitas aulas online. Existem diversas plataformas, inclusive uma da Om Joy, que oferece aulas de diferentes níveis, estilos e duração.
3. Otimize a bagagem
Ao invés de se preocupar em levar todos os props que você normalmente usa, você pode adaptar qualquer acessório com itens que encontramos em qualquer lugar. Por exemplo, uma manta pode ser substituída por uma toalha, um bloco por um livro e um bolster por algumas almofadas. Para outras opções, veja este artigo.
Outra dica legal é ter um tapete de Yoga dobrável. É ótimo, leve, prático para levar na mochila ou encaixar na mala. Veja algumas opções aqui.
A facilidade de transporte ajuda muito pessoas que se hospedam em hostel, por exemplo – dá para levar tudo na bolsa e praticar num parque ou na praia.
4. Experimente aulas locais
Pode ser interessante buscar por retiros ou estúdios de Yoga nas proximidades. A maioria dos estúdios oferece aulas avulsas e pode ser uma experiência muito rica praticar em outro lugar, em outro contexto, com professores diferentes.
Por fim, vale a pena lembrar que Yoga é muito mais do que a prática de asanas. É possível que estejamos sempre praticando. Como? Sendo gentil com nós mesmos e todo o entorno, usando a respiração para nos centrar, acalmar e voltar para o agora, meditando, cuidando da higiene do corpo, da mente e do espaço e principalmente, nos autoconhecendo sempre e cada vez mais.
Neste outro artigo falamos um pouco sobre a filosofia do Yoga.
Esperamos que tenha gostado e boa viagem!
Com carinho,