No artigo Por que investir em um mat yoga seu, uma das questões abordadas, foi a da energia que os objetos possuem. Você já entrou em uma casa e sentiu a energia mais leve, ou pesada, ou estranha? Já pegou um objeto e teve as mesmas sensações? Escolher um espaço zen só para você tem a ver com energia também. E esse é um ponto muito importante a se considerar.
Por que na minha casa?
Tudo possui energia, não apenas as pessoas, mas plantas, animais e objetos também. E é por esse motivo que devemos tomar cuidado ao permitir que uma pessoa toque em algum objeto pessoal nosso.
O mesmo acontece com o seu espaço para práticas meditativas, entoação de mantras, orações, etc. Será o seu cantinho pessoal, com as suas energias. Tudo estará energizado, suas plantas, almofadas, imagens, estatuetas, japamalas, pedras, cristais, etc.
Além de toda esta questão energética, outro ponto importante é que na sua casa você pode se concentrar mais, já que outros lugares podem não ser tão tranquilos, dificultando o seu processo de concentração.
Como começar?
Lembre-se que este ambiente será aquele que lhe trará conexões e momentos de introspecção, até mesmo sendo útil para tomada de decisões importantes.
Aconchego
Se puder pintar as paredes, escolha cores relaxantes, como o azul, verde ou lilás (eu gosto muito do azul).
Coloque um zafu ou alguns, o que vai lhe proporcionar maior conforto na hora das práticas meditativas, ajudando na sua postura.
Photo by Antonika Chanel on Unsplash
Escolha um tapete da sua preferência, com estampas zen, que possa remeter tranquilidade e paz. Uma dica bem legal, é que você pode colocar alguns na parede, como um papel de parede mesmo.
Escolha estátuas que possam te ajudar nas práticas meditativas, mantras e ou orações. Estátuas do Buda, estátuas que representam posições do yoga, etc.
Photo by Moodywalk on Unsplash
Qual posição para uma estátua do Buda?
Para a imagem do Buda, existem algumas orientações em relação a posição e objetos postos junto à estátua.
Em primeiro lugar, você deve colocar a sua estátua do Buda em um lugar elevado, nunca diretamente no chão, por questão de respeito. Se você tiver uma mesinha de madeira na qual possa colocar apenas o Buda, é melhor ainda. Caso queira colocar outras imagens de religiões diferentes, não é aconselhável colocar imagens da deusa hindu Kali, pois existem algumas lendas, de algumas linhagens budistas, de que a deusa Kali teria assassinado vários monges budistas.
Espaço verde
Plantas são ótimas catalizadoras de energia positiva, inclusive, aconselho que você tenha plantas por toda a casa.
A fitoenergétca é a utilização das plantas que ajudam a tratar o campo vibracional das pessoas, equilibrando os chakras.
Existem determinadas plantas para determinados fins, algumas delas que você pode estar colocando no seu espaço zen, são:
- Espada e Lança de São Jorge: conhecida por espantar mau olhado. Deixe na porta de entrada do seu espaço zen.
- Arruda: muito poderosa para proteção, utilizada em diversas religiões e culturas.
- Lírio da paz: energias de harmonia e purificação.
Iluminação e aromas
Procure determinado aromas que possam contribuir para seu espaço zen, cada aroma é responsável por ativar um chakra. Aposte em aromas leves e suaves.
Alguns aromas que você pode usar:
- Cedro: ajuda na concentração e cria sensação de enraizamento
- Lavanda: relaxante e antistress
- Patchouli: calma e paz
Para momentos meditativos, de oração, introspecção, procure colocar velas, mas cuidado para não queimar nada, procure por porta vela, para fixar bem a vela, deixar o ambiente temático e garantir sua segurança.
Mensagens de elevação
Coloque quadrinhos e pôsteres com frases positivas, mantras, para trazer boas energias para o seu cantinho. Ao ler estas mensagens, você acaba entrando em sintonia com as frases e elevando seu pensamento, afinal, você precisa se preparar mentalmente para usar o seu espaço, que deve ser alimentado sempre com energias de luz e gratidão.
Este quadro possui as frases de uma técnica havaiana famosa chamada ho’oponopono, que promove a cura de mágoas e ajuda no processo de perdão. Eu costumo fazer esta técnica com meu japamala, ou seja, repito as frases 108 vezes.
E não esqueça do seu japamala, que é um instrumento poderoso e de muita energia. Japamala é um cordão de contas, usado para contar mantras, orações e respirações. Japa significa recitar. Mala significa cordão. Auxilia a manter a mente focada durante as práticas.
Photo by Chelsea shapouri on Unsplash
E a última dica, a mais importante, para que o seu espaço mantenha a energia vibratória elevada. Não entre com calçados no seu espaço zen. Novamente, por todas estas questões relacionadas a energia. Os calçados possuem sujeiras que pegamos da rua, mas pegamos energia também (tudo é energia). Não traga para dentro do seu espaço zen qualquer tipo de energia.
Photo by Brina Blum on Unsplash
Aproveite e Clique aqui para conhecer nossos produtos para o seu cantinho zen.
Namastê 🙏