Por que ter cuidados com seu tapete de Yoga? Ele é nosso companheiro e quase que como um refúgio! Nosso tapetinho de Yoga é o lugar no qual praticamos, nos reconectamos e desenvolvemos o autoconhecimento. Ele cuida da gente e, nesse caso, nada melhor do que cuidar dele também, certo?
Por que cuidar do Mat?
Quando praticamos frequentemente suamos no tapetinho e, uma vez estendido, é bem provável que ele acumule pó e sujeira, fazendo com que cuidados com o eu tapete de yoga sejam ainda mais necessários. Com o passar do tempo isso pode trazer prejuízos tanto para o material do tapete quanto para a sua própria saúde, logo, é recomendável que ele seja limpo com frequência.
Acima de tudo, vale notar que, ao ter cuidados especiais, você estará aumentando a vida útil do seu tapete de Yoga. Muito se fala hoje de sustentabilidade e uso consciente dos objetos, sendo assim, cuidar para que as coisas durem é uma excelente forma de colocar isso em prática.
Primeiros Usos
Antes de mais nada, vale dizer que praticar em um tapetinho pela primeira vez é iniciar um jornada de adaptação também, principalmente se o material for novo para você. Nesse caso, em especial se ele for de PVC, pode ser que o mat escorregue um pouco.
Mas a notícia boa é que basta ter um pouco de paciência para que a aderência melhore. Com o tempo a película que vem de fábrica vai se degastando, e mãos e pés vão começando a ficar mais firmes na prática.
Principais Cuidados
Há diversas formas de cuidar do seu mat, umas mais óbvias que as outras, e quanto mais você colocá-las em prática melhor! Abaixo seguem nossas dicas:
Lave os pés e as mãos antes de praticar
As extremidades do nosso corpo carregam muita sujeira no dia a dia, logo, a forma mais simples de manter seu tapetinho limpo é higienizar essas áreas antes de começar a praticar.
Consulte o fabricante ou vendedor do tapete
Há tapetes de diversos materiais como PVC, TPE, Aveludado, Cortiça e PU. Cada um deles tem suas particulares, portanto, recomendamos consultar o fabricante ou vendedor para saber se há algum cuidado especial necessário com o seu mat. Antes de mais nada, siga as instruções recomendadas de manuseio e limpeza, pois alguns materiais como o PU são mais sensíveis, e podem se danificar se manipulados da forma incorreta.
Higienize logo após o uso
Em um borrifador misture 1 parte de água com 3 partes de vinagre branco, preferencialmente de maçã e orgânico, e borrife pelo tapete. Espalhe com um pano e deixe secar antes de guardar.
Após a prática deixe seu tapete secar e guarde-o enrolado
Nunca guarde o seu tapetinho se estiver úmido, principalmente se sua prática tiver sido vigorosa e você tiver suado muito. Deixe-o ventilar e quando seco enrole-o antes de guardar.
Mantenha o seu tapete protegido quando não estiver em uso
Para evitar que seu mat acumule pó e sujeira o ideal é ter uma bolsa para guardá-lo. Há vários modelos no mercado que além de protegerem o seu tapetinho ainda facilitam o seu transporte. Caso queira ver algumas opções acesse esse link.
1-2x por mês lave com água e sabão neutro
Se o seu tapete for de PVC ou Aveludado, molhe toda a superfície do mat e use o lado macio da esponja para limpá-lo com sabão neutro. Enxágue e remova o excesso de água com um rodo. Deixe secar por gotejamento na sombra. Ficou com dúvida? Assista nosso vídeo no Youtube!
Por outro lado, se você tiver um mat de PU ou TPE, os cuidados com seu tapete de yoga devem ser diferentes. Nesses casos não deve-se encharcar o tapetinho, pois isso trará muitos prejuízos às células do produto. Mas como limpar então? Você também poderá usar água e sabão neutro, mas coloque em um potinho e espalhe com a esponja, ao invés de molhar toda a superfície do mat. Depois, remova o excesso com um pano úmido e estará limpo!
Não deixe seu mat exposto ao sol por longos períodos.
A exposição prolongada ao sol pode deformar o tapete, por isso é melhor evitar. Isso acontece principalmente no TPE, uma vez que o material é um termoplástico. Já nos modelos aveludados, o Sol por muito tempo pode desgastar as fibras e desbotar a estampa.
Modelos de Bolsas para Carregar seu Mat
Acima mencionamos a importância de guardar o seu tapetinho enquanto não estiver em uso. E quer uma notícia boa? Hoje em dia há várias opções, com preços e estampas dos mais diversos tipos. Tanto faz se você gosta de coisas mais discretas ou chamativas, vai ter uma opção que se encaixa perfeitamente para você! Abaixo alguns modelinhos.
Bolsa Yoga Impermeável |
Bolsa Porta Mat Estampada |
Bolsa Yoga Impermeável Outono |
Sol é bom para a alma, mas não para o seu tapete
Praticar ao ar livre é uma delícia, não é mesmo? E é bem provável que uma vez que você pratique ao ar livre dificilmente vai querer voltar a praticar em um ambiente fechado. É viciante! Sentir os pés na grama e estar em meio à natureza é algo que recomendamos fortemente a todos, mas nesses casos você precisará ter ainda mais cuidados com seu tapete de Yoga.
Se praticar em um parque, na praia ou em meio à natureza é uma constante na sua vida é recomendável que você busque praticar nos períodos com menor incidência solar, como antes das 10h ou após as 16h. Outra ideia super bacana aqui é buscar um local com sombra e, dessa forma, evitar a exposição direta ao sol.
Além disso, alguns materiais são mais resistentes a esse tipo de exposição, logo, se você pratica em ambiente aberto com frequência, um tapete de cortiça ou PVC pode ser mais adequado.
“Poxa, mas eu já comprei meu tapetinho! E agora?”. Nesses casos uma outra opção é investir em uma toalha especializada (como essa daqui) para estender por cima do seu mat. Primeiramente ela irá proteger seu tapete das sujeiras e do Sol e, em segundo lugar, ela é uma excelente alternativa para quem sua muito e busca mais aderência na prática.
Cuidando de quem cuida da gente
Com as dicas acima você certamente irá aproveitar muito mais o seu tapete! Nada mais gostoso do que praticar de forma aconchegante e com boas energias, e isso vale não só para o local como para o seu mat também.
Gostou? Bora praticar?
Namastê!