Hoje falaremos sobre o Yoga para crianças, seus benefícios e o porquê essa prática vem ganhando popularidade ao redor do mundo.
Yoga como ferramenta de auto aprimoramento
A vida nos dias de hoje se mostra desafiadora. Desde pequenos enfrentamos dificuldades internas e externas.
Pressões sociais, a vida acelerada e permeada por excessivas informações, medos, etc. Encarar situações estressantes faz parte da existência humana.
No entanto, existem diversas ferramentas e recursos disponíveis para nos ajudar a lidar melhor com as dificuldades que aparecem.
O Yoga é uma delas, e quanto mais cedo nos familiarizarmos com sua prática e conceitos, mais sólido será o nosso aprendizado.
Nos tornamos mais conscientes e hábeis no sentido físico e na forma como lidamos com os desafios.
Por esses motivos (e claro, também por ser divertido) o Yoga para crianças está ganhando cada vez mais adeptos e, inclusive, sendo inserido em diversas escolas ao redor do mundo.
Explico de forma detalhada abaixo quais os benefícios dessa prática:
Concentração e equilíbrio
É comum para as crianças das novas gerações a dificuldade de se concentrar em uma tarefa única por períodos longos, afinal, vivemos na era digital, onde somo expostos a constantes estímulos.
O Yoga pode ajudar.
Executar as posturas seguindo todas as instruções do professor requer concentração e equilíbrio.
O desenvolvimento dessas duas qualidades ajudará as crianças dentro e fora do mat.
As aulas podem se tornar um desafio divertido capaz de engajar os alunos.
Flexibilidade e força
No Yoga movimentamos todas articulações e exercitamos todos os músculos do corpo com alongamentos e/ ou fortalecimento. Nos mantemos ativos e desenvolvemos flexibilidade, mobilidade e força.
Isso ajuda a prevenir lesões e cria um excelente condicionamento físico para os pequenos.
Efeitos psicológicos
Além de melhorar a concentração (como já foi mencionado acima), o Yoga pode ajudar psicologicamente as crianças de diversas maneiras.
A atenção na respiração baixa a ansiedade os ensina a estarem mais presentes, relaxados e calmos.
Ganham consciência corporal, pois ao executar diversos movimentos, aprendem sobre seus corpos e os movimentos que são capazes de fazer.
Também se observa melhora na autoestima. Conforme os alunos começam a aperfeiçoar algumas posturas, eles se sentem mais confiantes.
Outro aspecto positivo é que as crianças aprendem a olhar para dentro. Com o tempo, isso as ajuda a entender do que realmente gostam, a acessar suas emoções e identificar o que é bom ou não para elas.
Diversão, empatia e socialização
Para as crianças a prática do Yoga é um momento social. As aulas geralmente incluem músicas, jogos, imaginações visuais e algumas atividades em duplas ou grupos.
O legal é que no Yoga fala-se muito sobre o respeito consigo mesmo e com o próximo. Cria-se, durante as aulas, um ambiente positivo, divertido, harmonioso, respeitoso e gentil. E é saudável que as crianças se familiarizem com essas qualidades nos espaços em que convivem.
Considerações finais
É interessante pensar que tudo que aprendemos na infância fica, de certa forma, enraizado em nós.
Nesse sentido, o Yoga pode ser uma ferramenta extremamente benéfica para as crianças porque seus princípios e filosofias abrem um caminho para viver de forma mais saudável, empática, alegre e equilibrada.
No Brasil existem vários profissionais qualificados e muitos estúdios já estão incluindo as aulas de Yoga para crianças. A partir dos 4 anos elas já podem praticar.
Por fim, deixo uma sugestão de livro sobre Yoga para crianças: O Pequeno Yogue , conta um pouco sobre esse universo e sugere práticas divertidas.
E se quiser conhecer um pouco mais sobre a filosofia do Yoga, leia este artigo.
Com carinho,
Até a próxima,